Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Nobreak Sms net4+ uSM1500S placa pciV023943 Mosfet queimado

Avalie este tópico:


Diego84

Posts em destaque

Boa noite

Estou com um nobreak peque ele com os mosfet queimados os Q1,2,3,4,5,7 gostaria de uma orientação para repara onde moro é difícil comprar componente vem de longe não posso troca-los sem saber ao certo se somente eles, estão danificados. Também não encontrei o esquema da placa PCIV023943. Alguém que possa me orientar, desde ja agradeço.

Assim que peguei esta equipamento percebi que os pinos sourse estava com solda fia após soldar liguei voltou abrir os pinos, fiz o teste nos mosfet es estão em curto.  

Editado: por Diego84
Correção do título conforme regras
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, joao lima RV disse:

Bom dia @Diego84 , troque o titulo de tutorial para duvida.

Todos os fets , medindo fora da placa, estão em curto ?

É comum a solda do surce derreter.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

image.thumb.png.135d1ce25dff3f8b74a3b5acefb23de1.png

Correto, foi retirados da placa e medido, acusando curto nós MOSFET

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, joao lima RV disse:

@Diego84 , é raro queimar os oito fets.

Sem os fets meça os pulsos (de preferencia co osciloscóio) , nos gates e va voltando ate as entradas dos drives ( inv_l e  out_a)

Vixi, não tenho osciloscópio.

Outro detalhe o cliente utilizava nele uma parceria de 100A, com as quedas constantes de energia a bateria descarregou, mandaram carrega, ao retornar quando conectou a bateria no Nobreak, sentiram cheiro de queimado, quando abri constatei esses pinos S aberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, joao lima RV disse:

@Diego84 , Inverteram a bateria. Faça as medições com o voltimetro mesmo e compare uma com a outra

Desculpa! estou aperfeiçoando agora na eletrônica, estou meio limitado nos conhecimento. Então no caso devo remover todo dos mosfet da placa? e com o nobreak ligado medir as quedas de tenção nos resistores ?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego84, bom dia

Sim retirar os fets da placa. Com o componente no circuito a medida sera influenciada pelo circuito ligado a ele.

No seu caso por exemplo: no circuito tem 2 fets em paralelo, se um esta em curto  a medição do outro também ira apresentar curto , mesmo que esteja bom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego84  boa tarde, os drivers IC5 e IC6 (CI L6387ED) costumam entrar em curto e assim causando curto no inversor, troque eles, e faça a medição dos mosfets fora da placa, nem sempre eles estão ruins.

Pego vários net4+ com esse defeito hj mesmo acabei de consertar 1.

Espero q ajude😉

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Olá a todos.

Amigo, os drivers costumam queimar como mencionou nossa amiga Priscila Cristiane, eles recebem os pulsos do microcontrolador e geram os pulsos para acionar os gates dos fets, recomendo colocar um fusível no fio azul antes de ligar, pode ser de 7A ou 10A para não queimar os fets novamente, se estiver tudo bem, o fusível não queima e aí pode retirá-lo e testar conectando os fios azuis grossos diretamente na placa.

 

Imagine que você troque os fets danificados e ao ligar tem outro problema causando novamente a queima dos mesmos! É um problema, fora o prejuízo. Ainda mais que mencionou que é difícil para encontrar peças.

Editado: por Mestre.ts
Acrescentar algumas coisas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente , eu estou com um nobreak desses mas não consegui arrumar, troquei uns fets que estavam em curto e os dois drivers, mas ao conectar na rede elétrica após 3 segundos ele tem uma corrente grande no inversor queimando o fusível que eu coloquei para testar. Alguém tem alguma dica? Também troquei o LM324.

 

Ele queima sem eu ligá-lo, apenas conectando à rede elétrica 115V por meio de um variac.

 

Qualquer ajuda será bem vinda, obrigado.

Editado: por Mestre.ts
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@joao lima RV Bom dia. amigo vc me envia o esquema elétrico desse nobreak vc postou SMS NET4+ POR GENTILEZA . EU BAIXEI MAS ESTA EM IMAGEM . PEGUEI UM NOBREAK DESSE ESTOU PEGANDO PEIAS KKK. TROQUEI TODOS MOSFETS ESTAVAM RUIM MAS SO NA BATERIA ELE BATI RELE E QUANDO COLOCO NA REDE COM LAMPADA EM SERIE AI ELE DA SINTOMA DE CURTO MESMO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nando yoda , por regra do forum não é permitido divulgação de contatos (email, telefone, whatapp....)

 

Abra um novo topico com a sua duvida, no pefixo escolha duvida ou em analise

 

Como criar seu tópico na área correta?   

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...