Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer 5750 | LA-6901P | Só carrega bateria se estiver desligado

Avalie este tópico:


Carlos Alberto Klafke Filho

Posts em destaque

Boa noite pessoal,

 

Estou com essa placa com um sintoma esquisito, ela chegou com um curto no dc jack, troquei, junto com PQ5, PQ6 e PQ7. A placa voltou a funcionar, entretanto...se ela estiver deligada e eu conectar o carregador, a bateria carrega normalmente, nesse momento se eu ligar o note ele liga e continua carregando. A situação é diferente se o note estiver ligado apenas na bateria e eu conectar o carregador, nesse caso o led power e o led de carregamento piscam juntos e o note não carrega, PQ6 fica normal mas PQ5 apresenta apenas a tensão da bateria (~10v) no dreno, em source tenho 18v assim como no gate. Já troquei esse mosfet 3x. Será que estou com problemas no charger?

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, ja peguei vários desses 5250 com esse problema.

 

A grande maioria é bateria ruim, trocando bateria fica OK

Se não, verificar com fonte de bancada se corrente passa de 3.4 Amp quando ligado e carregando, se passa, há algum problema e o note entra em proteção piscando as duas luzes.

Ou se não, foi um caso apenas, da fonte ter tensão 'baixa', no caso ~19,25V, colocado carregador com tensão ~19,55V (ou podes fazer o teste com Fonte de bancada) e resolveu

Editado: por ajbrasil
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/11/2021 às 20:31, Jhones disse:

Amigo e quanto aos: pq15 e pq16 ? Chegou testar?

Não testei eles pois imaginei que como ele carrega a bateria desligado, eles não poderiam ter problemas, mas agora percebi que quando está carregando desligado eles ficam muito quentes.

 

Bom, eu resolvi o problema trocando novamente o PQ7, mas tem outro problema agora. Com o note ligado, se eu desligo a fonte de bancada e ligo novamente, o consumo da fonte pula para mais de 5 amperes por alguns instantes. Deve ser por isso que está queimando tanto os mosfets de entrada, já é a quarta vez que esse note vem pra ca com esse problema. Alguém tem alguma idéia do que pode estar ocorrendo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@adrianopluz , troquei o PQ15 e o PQ16 por via das dúvidas, nos primeiros testes a placa funcionou, testei ligando a placa somente com a bateria conectada e depois conectando o carregador. Assim que o carregador é conectado, o consumo estabiliza em 0,01 e depois sobe pra 1 e pouco alimentando e carregando a bateria. Mas isso não durou muito tempo, logo o problema voltou e o consumo, por alguns instantes logo quando o carregador é conectado, sobe para 8A permanece por uns 2 segundos e cai, nesse momento a placa fica alimentada pelo carregador mas a bateria não é carregada. Agora quem esquenta é o PQ6, que passa de 100°C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Alberto Klafke Filho Ficar trocando componentes sem analisar o que de fato ocorre só vai causar desperdício de componentes ou problemas maiores pra resolver depois.

 

Se estas tendo picos de consumo de 8A provavelmente o cicuito de soft start dessa placa não está funcionando adequadamente pois a função dele é justamente impedir estes picos, ou há algum curto na placa imagino, ainda que seja intermitente/transitório.


Precisas dar uma olhada no circuito do pq2 inicialmente.

O jeito mais fácil de saber se ele funciona como deveria é remover da placa pq5, pq6 e pq7 e alimentar a placa apenas com o carregador.
Se ele estiver funcionando adequadamente a tensão em PreCHG e B+ ficará pulsando e este é mesmo o comportamento esperado, pois o que se espera do circuito é que inicie a carga dos capacitores da placa com limitação de corrente, se isso não ocorrer tem que analisar o circuito do pq2 mais a fundo.

Caso esteja ok sugiro que teste os mosfets pq5 6 e 7 individualmente com um multímetro analógico ou digital com escala de diodos separada da escala de bip, antes de colocar de volta na placa, se houver fuga ou dano em qualquer um deles substitua por outro igual, ou substitua os 3 por sabidamente bons ainda que supostamente novos.


Não ligue a placa após recolocar os componentes, leia a explicação abaixo e teste componentes individualmente, e caso necessário ou para aprendizado, os circuitos envolvidos, simulando acionamentos usando fontes externas, sem carregador e sem bateria.
 

ACSETIN que é fundamental para a liberação de ACPRN, que controla o acionamento do mosfet comutador da bateria, depende do correto funcionamento de PreCHG sendo que é dali que parte a tensão que alimenta o divisor resistivo responsável por alimentar ACSETIN.

 

Enquanto ACSETIN estiver menor que 1.26V ACPRN estará positivo, e desta forma o PQ12 conduzirá, levando terra para a base de PQ9 que em corte, não levará terra para o gate de PQ5, assim mantendo este em corte.

Quando ACSETIN estiver maior que 1.26V ACPRN estará aterrado (0V), e assim PQ12 não conduzirá, V1 = VIN chegara na base de PQ9 que agora ativo levará terra para o gate de PQ5, fará assim com que ele entre em condução.
Se o PQ5 estiver conduzindo quando o carregador for conectado os 19V de VIN vão para a bateria e também para a PL29. Problemão.

 

ACPRN também controla o acionamento de PQ19 que tem normalmente na sua base 3V fornecidos pelo VDD do charger, quando ACPRN vai a 0V a base de PQ19 fica em 0V e deixando de conduzir ele permite que o divisor resistivo pr47+pr49 fique com aproximados 3V que seguem para ACIN e PACIN.
Se tiver os 3V na base PQ19 conduz e leva terra para ACIN e PACIN.

PACIN controla PQ14 A e B, quando com 3V, aciona os gates do PQ14 fazendo com que V1 fique com 0V, e também com que 0V chegue no pr27 que é parte do divisor resistivo PR17+PR27, fazendo com que uma tensão de aproximados 8.4V esteja presente nos gates de PQ6 e PQ7 e portanto fazendo com que conduzam.
Quando PACIN está em 0V PQ14 A e B deixam de conduzir terra, fazendo com que V1 fique em 19.5V, e também com que pr27 não receba terra, e sendo assim os 19.5V que passam pelo diodo interno de PQ6 passam por PR17 e chegam até os gates de PQ6 E PQ7 fazendo com que não conduzam. 
 

Na dúvida pergunte aqui que vou lhe ajudando, se alimentares a placa antes de resolver o problema pode ter que ficar trocando ou testando PQ5 PQ6 e PQ7 fora da placa infinitamente sempre que fizer qualquer teste.

 

Sugiro testar PQ19, PQ14, PQ9 e PQ12 e seus circuitos caso necessário.
PQ8 e PQ10 são proteções e podem ser removidos da placa para teste se necessário.

PQ17 caso com defeito também pode interferir no acionamento do PQ14, e é algo a ser verificado em última instância.

 

Repare que PQ9 PQ19 e PQ7 são bipolares com resistores integrados e caso necessário substituir deves substituir por idênticos, ou fazer adaptações.

 

Boa sorte. ;D 

 

Editado: por Jack O'Neo
  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Jack O'Neo disse:

e isso não ocorrer tem que analisar o circuito do pq2 mais a fundo.

Caso esteja ok sugiro que teste os mosfets pq5 6 e 7 in

 

Obrigado pela tempo dedicado e pela resposta muito bem elaborada. PQ5, PQ6 e PQ7 são novos e infelizmente ou felizmente, não tenho o circuito prechg nessa placa.

 

IMG_20211113_165057.thumb.jpg.04cb684d1c7c211cdeff26ef25271fa9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Alberto Klafke Filho Deveras estranho visto que não faz sentido esta placa não ter esse circuito sendo que não é postulada no esquema nenhuma alternativa para a criação de ACSETIN, talvez seja em função de divergência na rev da placa, o esquema é versão 0.1 (pelo menos o que tenho em mãos), qual a versão da placa?

 

Seria bom de qualquer forma averiguar a possível existência dos PR18 e PR23 que a princípio formam o divisor resistivo que alimenta ACSETIN, caso não estejam na placa ainda que acionados diretamente por VIN, há que ser averiguado de que forma ACSETIN está sendo gerado, e se está presente com tensão adequada no pino 2 do ISL6251.
 

Sobre ser feliz ou infelizmente, acredito que é infelizmente, pois este circuito já provou ser funcional em vários modelos de placas da compal, sem ele na placa pode acontecer faíscas ao plugar o carregador no dcjack e desgaste prematuro do mesmo em virtude disto, além de aumentar a chance da ocorrência de danos físicos em capacitores devido a carregamento brusco, e também picos de corrente ao plugar o carregador na placa.

Acredito que depois de determinar isto, seria bom averiguar a integridade dos PQ5 PQ6 e PQ7 e não mais ligar a placa, e depois começar a averiguar o restante dos componentes que citei na mensagem anterior que são a segunda maior probabilidade de problema que poderiam incorrer neste comportamento da placa.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Editado: por Jack O'Neo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A revisão da placa é 2.0, falando no ISL, substituí ele também, segunda feira vou dar uma pegada nessa placa com calma e analisar o restante dos componentes. No momento, PQ5 parou de funcionar novamente, exatamente como tu havia dito. Por enquanto deixo meu muito obrigado pela ajuda e assim que começar a analisar ja posto os resultados aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...