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dúvida Reparar pino de testador de rede

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SimPos

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Bom dia, estou aqui com uns testadores de rede que queria resgatar, todos com mesmo diagnóstico, alguns pinos queimados por PoE, tenho um que os pinos 7 e 8 não acendem que deve ser os pares marrom, recebeu uma carga de 24v.

Já andei conversando com algum técnico em elétrica na minha cidade, mas os caras são meio jogados, só querem arrumar feijão com arroz nem querem tentar arrumar, então se alguém puder auxiliar quando queima por PoE, dá pra recuperar? Se sim oque deve ser trocado na placa?

 

O equipamento está operante nesses testadores, liga acende, e devolve sinal nos pares verdes e laranja, menos em uns 3 pinos, não sei se basta eu trocar aquele fêmea de RJ45, ou queima algo naquela plaquinha?

 

Aberta fica assim, apenas no RJ45 queimada alguns pinos, no RJ11 tudo ok.

placarj45.JPG.a93821d6682251ce760a6dd685c372b2.JPG

Edited by SimPos
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Opa, tudo certo? 

1 hora atrás, SimPos disse:

 talvez trocando o led resolveria

Sugiro medir com o multimetro digital esses Leds aí. O multimetro em modo continuidade joga 3v nas ponteiras, deve ser suficiente para ligar esse modelo de Led (geralmente é assim que testo Leds)

Com isso vc consegue concluir se de fato os Leds estão queimados. 

Sobre encontrar esses modelos aí.... Meeu amigo, só sucateando os eletronicos ate achar algum heheheh. Pode ser qqr Led mesmo que um pouco maior ou um pouco menor... 

 

11 horas atrás, SimPos disse:

mas os caras são meio jogados, só querem arrumar feijão com arroz nem querem tentar arrumar,

arrumar feijao com arroz foi boa ksskksks

Eu acredito que pelo baixo valor desses testadores quase nem compensa o tempo perdido....

Boa sorte ao colega. 

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@R2-D2 Boa tarde, vou tentar fazer isso então, pra mim examinar preciso desfazer a solda ou posso ver se devolve sinal direto na placa?

 

Sobre a continuidade sou meio leigo, o multímetro joga carga na ponta de teste e acende o sozinho? 😬

 

Sobre sucateando eu acho que consigo, só não sei se é qualquer LED, precisa ter uma voltagem exata?

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Tirei foto da placa interna, os LED são muito pequenos, onde fica o L1 L2... fiz um teste de continuidade no receptor do RJ45 e a ponta de teste no LED, bom testando no lado direito do LED faz acender e testando no lado esquerdo acusa sonoro, esta característica vai do L1 ao L6, já o L7 e L8 que são os dois LED problema no lado direito não devolve luz mas no lado esquerdo também acusa sonoro.

 

DS1 é o LED de força do aparelho

 

Detalhe a parte, se eu coloco a ponta de teste lado esquerdo e direito do LED, indica 589 a 586 no multímetro, mas não faz acender, mas tem um determinado momento que testei e acendeu o LED e aí todos que eu testava fazia acender, depois parou de acender deve ser alguma energia remanescente.

 

IMG_20211111_194336000_HDR.thumb.jpg.6e3dbc0572e11e05c8db330cf9e30901.jpg

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2 horas atrás, SimPos disse:

vou tentar fazer isso então, pra mim examinar preciso desfazer a solda ou posso ver se devolve sinal direto na placa?

Boaa, tenta lá e me diz se conseguiu, nao há necessidade de desfazer nenhuma solda.
 

2 horas atrás, SimPos disse:

Sobre a continuidade sou meio leigo, o multímetro joga carga na ponta de teste e acende o sozinho?

isso mesmo, deixe seu multimetro em modo continuidade:

image.png.f79cd2014755bc371a315586beec347d.png

 

qualquer led do mesmo tamanho, tem sempre led em placa mae de notebook amigo. É muito mas muito facil de encontrar (se vc tiver sucata como é meu caso)

 

2 horas atrás, SimPos disse:

Sobre sucateando eu acho que consigo, só não sei se é qualquer LED, precisa ter uma voltagem exata?


Sobre a tensao exata a resposta é que SE o LED da Sucata acender com o multimetro então está FEITO, pode trocar pois é compativel!

 

Sobre medir os leds deixo aqui o video que fiz, espero que te ajude! 

 

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13 minutos atrás, SimPos disse:

, já o L7 e L8 que são os dois LED problema no lado direito não devolve luz mas no lado esquerdo também acusa sonoro.

 

 

 

mt bom, entao a principio nao estao ligando?

 

esses detalhes a parte complica ehhe afinal, os leds L7 e L8 acenderam em algum momento?Se sim entao eles estao OK...

 

Veifique os diodos se estao apresentando todas medidas iguais..

 

OBS, faça os testes sem a bateria de 9v

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@R2-D2 Amigo então, seu vídeo é praticamente igual a placa que eu tenho com os LED iguais, esse LED é menor do que os tradicionais, é muito menor, parece aqueles de fita.

 

Sobre o teste, a princípio todos apitaram em todos os LED, quando apita quer dizer que existe corrente e está ok? Bom se for então a placa está no circuito do LED queimado (pois a placa opera e testa o cabo do 1 ao 6), mas no teste de acender o LED 7 e 8 com a ponta de teste não acedem, então queimou mesmo apenas a luz eu entendo.

 

Agora desfazer a solda esse LED minúsculo é complicado, só tenho um soldador, só a ponta dele é maior que esse LED 😬

 

Sobre as medidas iguais, seria inserindo a ponta de teste no próprio LED? Pois quando ele acende marca 1 no painel

Edited by SimPos
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@R2-D2 Amigo, vou deixar outra dúvida, me aventurei em outro testador também com uns 2 LED queimado, só que o LED é maior pra manipular tipo de bulbo, fiz o teste de continuidade consegui fazer acender ainda na placa, escolhi um LED e resolvi retirar com meu soldador, após removido usando o teste de continuidade não acusou nenhum sinal do multímetro nem apitou, achei que havia matado, enfiei esse LED na placa estragada denovo, e consegui fazer voltar a vida no teste de continuidade, devo ter feito algo ou não no puxar, qual jeito certo de remover um LED desse da placa?

 

Ela é muito pequena, não sei se esses dois contatos se encostam dentro do bulbo, mas parece que não, tem algo conectando esses dois negócios que suponho ser o ânodo e cátodo?

leddifuso.JPG.3d404643f9fdd3df230012a0a1f5ee5d.JPG

Edited by SimPos
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7 horas atrás, SimPos disse:

L7: sem valor (não acende, mas apita)

L8:  sem valor (não acende, mas apita)

Apita nos dois sentidos quando vc mede? Perceba que minha ponta de prova preta esta no lado esquerdo, ja a vermelha no lado direito. Vc tentou inverter as pontas de prova, e o apito continua?  Sem sim, entao os leds estao em curto!

 

 

 

 

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7 horas atrás, SimPos disse:

fazer a solda esse LED minúsculo é complicado, só tenho um soldador, só a ponta dele é maior que esse LED 😬

Sim, por isso que ngm se interessa em tentar arrumar isso, o preço desses testadores é no max R$25,00?
O tempo perdido do técnico quase nao compensa, é dificil cobrar esse tipo de serviço. 

 

Tenho um ferro de solda com a ponta agulha, para mim fica facil de fazer a troca, até pq ja tenho a pratica. Mas no seu caso como seu ferro é maior q o led, complica mesmo amigo. 

 

 

4 horas atrás, SimPos disse:

 fiz o teste de continuidade consegui fazer acender ainda na placa, escolhi um LED e resolvi retirar com meu soldador, após removido usando o teste de continuidade não acusou nenhum sinal do multímetro nem apitou, achei que havia matado, enfiei esse LED na placa estragada denovo, e consegui fazer voltar a vida no teste

 

EITA  amigo mas agora vc me confindiu eu ja nao entendi mais nada skskks 

 

Vc fez o teste de continuidade, os Leds acenderam lá na placa e meeeesmo assim vc retirou o LED que estava acendendo? Uai..? 
Se os LEDS estao acendendo entao significa que eles estão OK. Nao enendi pq vc retirou o LED da placa?

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@SimPos 

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@SimPos Um led é um diodo emissor de luz. Tem polaridade, isto é, positivo e negativo.

Se vc colocar as pontas de prova do multímetro preta e vermelha numa posição tem que acender a luz, se vc inverter a posição delas, não deve acender.

Esse é o princípio.

Se algum led não acendeu em nenhuma posição, está com problema.

Só que como foi mencionado acima, tem uma certa dificuldade de dessoldar componentes tão pequenos, corre o risco de deixar curtos na placa ou de queimar o led substituto na hora da soldagem por causa do calor...

Edited by elias.girardi
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5 horas atrás, R2-D2 disse:

Apita nos dois sentidos quando vc mede? Perceba que minha ponta de prova preta esta no lado esquerdo, ja a vermelha no lado direito. Vc tentou inverter as pontas de prova, e o apito continua?  Sem sim, entao os leds estao em curto!

 

 

 

 

 

Isso tentei inverter as pontas, quando o LED é saudável, em um lado apresenta valor, no outro acende o LED, já no LED queimado em um lado não apresenta e não acende.

 

Teste do apito é que fiz assim, com a ponta de teste no LED e a outra no pino do RJ45, nesse sentido todos apitam, mas no L7 e L8 queimados, botando a ponta de prova direto no LED, não acende e não apita, mas também não acende.

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5 horas atrás, R2-D2 disse:

Sim, por isso que ngm se interessa em tentar arrumar isso, o preço desses testadores é no max R$25,00?
O tempo perdido do técnico quase nao compensa, é dificil cobrar esse tipo de serviço. 

 

Tenho um ferro de solda com a ponta agulha, para mim fica facil de fazer a troca, até pq ja tenho a pratica. Mas no seu caso como seu ferro é maior q o led, complica mesmo amigo. 

 

 

EITA  amigo mas agora vc me confindiu eu ja nao entendi mais nada skskks 

 

Vc fez o teste de continuidade, os Leds acenderam lá na placa e meeeesmo assim vc retirou o LED que estava acendendo? Uai..? 
Se os LEDS estao acendendo entao significa que eles estão OK. Nao enendi pq vc retirou o LED da placa?

 

Perai amigo, deixa eu recapitular, depois postei a mensagem com uma foto, este é outro testador, neste outro testador, possui um LED diferente, mais fácil de testar, esse em forma de bulbo.

 

Este consegui remover com meu ferro de solda, antes fiz o teste de continuidade, e acendeu tranquilo, então meti o ferro na solda amoleci e retirei, quando retirei fiz o teste de continuidade, não apitou nem acusou nada independente de trocar os lados da ponta, aí eu achei que havia matado o LED, resolvi pegar enfiar denovo na placa onde tem alguns LED queimados (mas o qual retirei era um LED saudável), quando enfiei denovo consegui fazer o LED acender denovo no teste de continuidade, mas oque eu não entendi é que quando eu removi da placa e inseri a ponta de teste nas pernas do LED não deveria acusar algo?

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