Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise MacBook Pro 13 A1278 2011A1278 820-2936-B liga na bateria e no magsafe a linha PPBUS_G3H oscilando

Avalie este tópico:


leollll

Posts em destaque

Estou com esta placa ja uns 2 meses e ela esta com a linha PPBUS_G3H oscilando de 0v a 13v,

macbook entrou como nao carrega então troquei o r7052 e r7051, funcionou um dia e parou.

Troquei o U7000 retirado de um macbook ligando e carregando mas mesmo assim sem PPBUS_G3H.

Verifiquei que tinha um curto no U9330 e troquei mas, ainda não tinha PPBUS_G3H.

Refiz o SMC mas continuou na mesma então achei um curto no R7021 e R7022 troquei então a linha PPBUS_G3H voltou oscilando.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...

Boa tarde Fabio, desculpe a demora mas eu fiz uma cirurgia no joelho e fiquei meio desmotivado mas voltando a normalidade. Então consegui acha o defeito da linha do 3V42_G3H era uma trilha rompida do r7052 para r7050 agora esta funcionando mas com lentidão e wifi não aparece. E estou analisado esta placa novamente. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, leollll disse:

Boa tarde Fabio, desculpe a demora mas eu fiz uma cirurgia no joelho e fiquei meio desmotivado mas voltando a normalidade. Então consegui acha o defeito da linha do 3V42_G3H era uma trilha rompida do r7052 para r7050 agora esta funcionando mas com lentidão e wifi não aparece. E estou analisado esta placa novamente. 

Qual a tensão do PPBUS_G3H? Verifica o Q5300 e Q5310 se tem tensão no pino 3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FábioJSilva86 Boa noite, eu ja tinha tocado eles, mas posso trocar novamente, mas estou com suspeita do smc pois peguei esta placa bem mexida e ele ja estava rebalado sem esferas então refiz ele com esfera . 

Reparei hoje que ao fechar a tela ele não apaga o display, aumentando minha suspeita.Reparei também que o processador esta eu um estagio de baixo consumo nem esquenta direito fica em torno de 55 graus sendo que é um i7 da terceira geração mesmo com teste de Benchmark e os testes demoram e com resultados bem inferior e também o wifi consta que não tem o dispositivo. Será que pode ser o smc mesmo? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, leollll disse:

@FábioJSilva86 Boa noite, eu ja tinha tocado eles, mas posso trocar novamente, mas estou com suspeita do smc pois peguei esta placa bem mexida e ele ja estava rebalado sem esferas então refiz ele com esfera . 

Reparei hoje que ao fechar a tela ele não apaga o display, aumentando minha suspeita.Reparei também que o processador esta eu um estagio de baixo consumo nem esquenta direito fica em torno de 55 graus sendo que é um i7 da terceira geração mesmo com teste de Benchmark e os testes demoram e com resultados bem inferior e também o wifi consta que não tem o dispositivo. Será que pode ser o smc mesmo? 

 

Aconselho você a fazer os testes com o menor número de periféricos conectados 

Tipo, placa wi-fi, bateria, mouse, testar com outra fonte, 

Esses tempos peguei um note que quem causava a lentidão era a bateria pois a mesma conectada deixava o note com SSD nvme muitoooo mais lento que se estivesse com um HD sata. Em outro caso mais específicos do Dell, era a fonte com problemas que causava a lentidão! 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, leollll disse:

@WJinformatica2016 Boa noite, eu ja troquei o hd e a bateria pois tenho 3 Mac Pro aqui arrumando, vou fazer um novo teste amanha somente com a placa e um hd ligado na tv pra ver se para com a lentidão.

Boa amigo. Faça o teste e depois passe aqui para ver o que mais podemos ajudar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, leollll disse:

@FábioJSilva86 Mas qual voltagem teria que dar no pino 3 do q5310 e q5300 eu so vi que esta linha é DCIN_S5_VSENSE mas não entendi qual deve ser a voltagem. 

Veja direito o Q5300 porquê ele causa lentidão no sistema. Verifica se tem trilha rompida, veja se tem tensão no pino 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/03/2022 às 20:25, leollll disse:

@FábioJSilva86 Boa noite Fabio fiz a troca do Q5300 e continua o problema mediçoes

pino;

01 0v 

02 0v com a placa com magsafe mas desligada

02 3.24v com a placa ligada

03 0v

04 10v

05 10v

06 12v

Meu amigo me passa as resistências dos pinos com o macbook desligado. O seu problema está aí. Meça os dois resistores e também os 6 pinos, estou pedindo só pra saber mais tenho quase certeza que você não está soldando direito, use uma ponta fina para soldar os terminais dele, não deixe nada em curto porquê você pode perder os pads e vai ser mais complicado de soldar esse componente. A tensão no pino 2 você já tem então o problema está na soldagem ou no componente, leve em conta que ele tem a marcação do pino 1 , se você soldar ele incorreto também não vai dá certo. Ele é composto por dois mosfets, um canal N e outro canal P. Ele recebe tensão no pino 2 que você já tem colocando o resistor para o terra assim criando um divisor de tensão nos resistores, a tensão PPBUS_G3H cai pela metade no pino 5 e a tensão PPBUS_G3H do pino 4 passa para o pino 3.

Editado: por FábioJSilva86
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FábioJSilva86@FábioJSilva86 Bom dia Fabio

os resistores r5301 e r5302 eu ja tinha trocado antes e estão com 100k ambos 

do pino 6 do q5300 para o pino 2 do r5302 esta com 100k 

esta bolotinha é uma tinta que marquei para não perder o pino 1.

 

so pra corrigir eu inserir o pino 4 com 6

pino;

na bateria mas desligado

01 0v 

02 0v 

03 0v

04 12v

05 10.95v 

06 10.95v

na bateria ligado

pino;

01 0v 

02 3.24v 

03 0v

04 11.68v

05 10.60v

06 10.60v

 

Captura de Tela 2022-03-07 às 10.44.26.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, leollll disse:

@FábioJSilva86@FábioJSilva86 Bom dia Fabio

os resistores r5301 e r5302 eu ja tinha trocado antes e estão com 100k ambos 

do pino 6 do q5300 para o pino 2 do r5302 esta com 100k 

esta bolotinha é uma tinta que marquei para não perder o pino 1.

 

so pra corrigir eu inserir o pino 4 com 6

pino;

na bateria mas desligado

01 0v 

02 0v 

03 0v

04 12v

05 10.95v 

06 10.95v

na bateria ligado

pino;

01 0v 

02 3.24v 

03 0v

04 11.68v

05 10.60v

06 10.60v

 

Captura de Tela 2022-03-07 às 10.44.26.png

Na foto parece que o pino 2 não está soldado, use uma ponta fina do ferro de solda, passe a resistência do pino 2 para o terra. Faça medições sem bateria e sem carregador.

Editado: por FábioJSilva86
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FábioJSilva86 Bom Bia Fabio, refiz a solda e fiz a medição 69.4K do pino 2 para o terra e para o pino 1 o mesmo resultado.

Não teve alteração no funcionamento da placa, uma observação o wifi não funciona e ja troquei esta placa de gabinete mesmo assim não funcionou. E a tela não apaga quando fecho a tampa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, leollll disse:

@FábioJSilva86 Bom Bia Fabio, refiz a solda e fiz a medição 69.4K do pino 2 para o terra e para o pino 1 o mesmo resultado.

Não teve alteração no funcionamento da placa, uma observação o wifi não funciona e ja troquei esta placa de gabinete mesmo assim não funcionou. E a tela não apaga quando fecho a tampa.

Agora você teve a tensão no pino 3? Qual a resistência do pino 3 ao terra? Esse mosfet causa lentidão no macbook se não houver tensão no pino 3. Primeiro vamos resolver isso aqui pra depois irmos para outro local.

Editado: por FábioJSilva86
Digitei errado.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, leollll disse:

@FábioJSilva86 Bom Bia Fabio, refiz a solda e fiz a medição 69.4K do pino 2 para o terra e para o pino 1 o mesmo resultado.

Não teve alteração no funcionamento da placa, uma observação o wifi não funciona e ja troquei esta placa de gabinete mesmo assim não funcionou. E a tela não apaga quando fecho a tampa.

Não entendi, você trocou a placa para testar o wi-fi e a tela, é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, leollll disse:

eu tinha retirado esta placa que estou mexendo e colocado em outro carcaça de MacBook Pro e o wifi ainda não funciona.

para ter certeza se o problema esta realmente na placa Mae

Entendi, o macbook ainda está com lentidão? Você tem tensão no pino 3 agora?

Editado: por FábioJSilva86
Digitei errado.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No pino 5 tenho 10.95, ele fica lento e não esquenta o processador. Tipo desliguei o cooler e ele não passa de 70 graus fazendo teste de benchmark e ele é um i7. Vou fazer mais uns testes nele aqui e se não encontrar nada vou trocar o smc, tenho uma sucata aqui do mesmo modelo porem é i5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, leollll disse:

No pino 5 tenho 10.95, ele fica lento e não esquenta o processador. Tipo desliguei o cooler e ele não passa de 70 graus fazendo teste de benchmark e ele é um i7. Vou fazer mais uns testes nele aqui e se não encontrar nada vou trocar o smc, tenho uma sucata aqui do mesmo modelo porem é i5.

Verificar se o resistor R5303 R5304 se tem algum aberto. A tensão de SMC_PBUS_VSENSE tem que ser menor que 3v, verifica se tem tensão nessa linha onde vai ter os dois resistores R5303 R5304.

Editado: por FábioJSilva86
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, leollll disse:

No pino 5 tenho 10.95, ele fica lento e não esquenta o processador. Tipo desliguei o cooler e ele não passa de 70 graus fazendo teste de benchmark e ele é um i7. Vou fazer mais uns testes nele aqui e se não encontrar nada vou trocar o smc, tenho uma sucata aqui do mesmo modelo porem é i5.

Desculpa tem que ter tensão no pino 3 do Q5300, sem essa tensão causa lentidão no sistema. Tensão na linha SMC_PBUS_VSENSE precisa ser menos que 3v com carregador de 60w original.

Editado: por FábioJSilva86
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a resistência do pino 3 ao terra? Eu tinha perguntado o pino 5 e me confundi, o pino 5 tem que ter metade da tensão PPBUS_G3H. Veja que tem dois resistores de 100k criando um divisor de tensão fazendo cair a tensão para metade quando ele joga o R5302 para o terra.

Editado: por FábioJSilva86
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...