Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Fonte Corsair CX430 V2 com capacitor do primario Estufado

Avalie este tópico:


Junior Santos Gerry

Posts em destaque

Ola peguei uma fonte corsair do meu amigo pra dar uma olhada ele disse que deu so um estalo.Examinei vi o capacitor do primario estufado(medindo 0.246 nas escala de diodo dos 2 lados nao carrega nem descarrega) e fusivel aberto.Fiz as medicooes os chaveadores e os do pfc parecem tudo ok a ponte tambem ainda nao troquei o fusivel e liguei na lampada para ver.

 

Minha grande duvida e um resistor minusculo perto do trafinho de filtro que liga no mosfet de 330k laranja laranja amarelo aparece como aberto na pcb e fora so que na placa a referencia dele e J19. E resistor? Vejam nas imagens e me deem uma luz ai por favor.

Picture_20212508012553.jpg

Picture_20212508012533.jpg

Picture_20210707090704.jpg

Editado: por Junior Santos Gerry
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa fonte foi fabricada em 2011 ja se passaram 10 anos e normal estufar uma capacitor que trabalha sozinho por contensao de custos durou bastante agora e trocar ele o resistor e o fusivel e ver com a lampada. se der stand by e power on e se ao armar a lampada ficar piscando rapido vou pra primeira prova de fogo tentar armar sem a lampada. e ver se arma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Junior Santos Gerry disse:

Ola peguei uma fonte corsair do meu amigo pra dar uma olhada ele disse que deu so um estalo.Examinei vi o capacitor do primario estufado(medindo 0.246 nas escala de diodo dos 2 lados nao carrega nem descarrega) e fusivel aberto.Fiz as medicooes os chaveadores e os do pfc parecem tudo ok a ponte tambem ainda nao troquei o fusivel e liguei na lampada para ver.

 

Minha grande duvida e um resistor minusculo perto do trafinho de filtro que liga no mosfet de 330k laranja laranja amarelo aparece como aberto na pcb e fora so que na placa a referencia dele e J19. E resistor? Vejam nas imagens e me deem uma luz ai por favor.

Picture_20212508012553.jpg

Picture_20212508012533.jpg

Picture_20210707090704.jpg

Se estiver em paralelo com o capacitor estufado do primário é o resistor de descarga. Costuma mesmo ter este valor de 330K. Talvez por isso marcado como "J" 19 (jumper) na placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, laxbenedito disse:

Se estiver em paralelo com o capacitor estufado do primário é o resistor de descarga. Costuma mesmo ter este valor de 330K. Talvez por isso marcado como "J" 19 (jumper) na placa.

Bem pensado ai faz sentido a queima do fusivel ja que o capacitor virou uma barreira voltou pra rede provavelmente pra sorte do meu amigo.Vou trocar essas pecas e iniciar com a lampada. serie pra ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, ohm disse:

Olá,

 

@Junior Santos Gerry pode ser resistor do divisor da tensão do feedback do pfc. Aí subiu um pouco a tensão, uma hipótese da causa do capacitor estudar.
 

Eu aconselhou aumentar o valor da lâmpada série em vez de ligar sem, caso necessário.

Eu so vou ligar sem a lampada apos confirmar que nao tem nada em curto ou fuga.A lampada ja na ligacao simples(sb) o correto e piscar e apagar ai e bom sinal.Depois ao armar ela deve ficar piscando indicando que tenta partir.Se ficar acesa direto grandes chances de haver coisa errada ainda.

Editado: por Junior Santos Gerry
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Capacitor onde estou esta em falta sp tem ate tensoes de 250 volts.Eu tenho um mas e de 330uF x 400 sera que vai ja que o original e de 180uF?

Agora, Junior Santos Gerry disse:

O Capacitor onde estou esta em falta sp tem ate tensoes de 250 volts.Eu tenho um mas e de 330uF x 400V sera que vai ja que o original e de 180uF?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, laxbenedito disse:

Se estiver em paralelo com o capacitor estufado do primário é o resistor de descarga. Costuma mesmo ter este valor de 330K. Talvez por isso marcado como "J" 19 (jumper) na placa.

Talvez não seja, pois, deve ser superior a 0,5w  de potência em 330k que não é o caso 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, laxbenedito disse:

Se estiver em paralelo com o capacitor estufado do primário é o resistor de descarga. Costuma mesmo ter este valor de 330K. Talvez por isso marcado como "J" 19 (jumper) na placa.

Bem pensado ai faz sentido a queima do fusivel ja que o capacitor virou uma barreira voltou pra rede provavelmente pra sorte do meu amigo.Vou trocar essas pecas e iniciar com a lampada. serie pra ver.

 

 

A principio era so estas pecas mesmo

 

Sem Armar

Stand by 5.05

Power on 1.98

Armada Fonte

Amarelo 12.25

Vermelho 4.95

Laranja 3.31

Azul -11.38

Power Good 4.95

 

Acho que pode ter sido so sobretensao o Capacitor Original 10 anos tipo nao passou de 500 volts suficiente para levar os chaveadores muita sorte e com corrente baixa ai deve ter so levado resistor que fez o capacitor Estufar e queimar o fusivel.

 

Coloquei carga pequena 10 watts de lampada 12volts comportamento normal.Esperar o amigo testar no final de semana ai posto o resultado.Essa e a Cx430 V2 e melhor para trabalhar que as outras 430 da corsair a meu ver.

 

 

IMG_20211209_115733740.jpg

Editado: por Junior Santos Gerry
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...