Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Projeto de Fonte Tatoo

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom Dia

 

Estou iniciando meus estudos em eletrônica, faço cursos pela internet. Mas me surgiu uma necessidade que encaixou com um projeto.

Minha enteada é tatuadora e está tendo problemas com sua fonte para alimentação de máquinas de bobinas e/ou rotativas.

 

As fontes que visualizei seguem o padrão de ajuste de 1,5V até 18V DC com picos de 5A e corrente de trabalho constante entre 2 a 3A.

 

A Carga será, via de regra para acionar um solenóide ou motor DC. A necessidade de se manter uma velocidade (ou batimentos) constante independente da resistência oferecida pela pele durante o serviço. Variações podem ferir a pele e prejudicar a qualidade do traço.

 

Estou entre juntar uma fonte Chaveada com um conversor Step Down DCDC, similar ao projeto citado pelo @Brux Tatau ou uma fonte linear com Transformador 5A, Ponte de Diodos, Capacitor de Filtro e sistema de controle de tensão ajustável, com proteções contra curto, sobretensão, aquecimento, etc..

 

Solicito auxílio e idéias, como esquemas para os sistemas de controle de tensão e proteção.

 

Obrigado pela ajuda que puderem oferecer...

 

Em 01/01/2021 às 09:04, Brux Tatau disse:

Feliz Ano Novo!!!

 

Olá, por favor, 

 

estou criando essa fonta para tatuar ao ar livre e quero ela com 5 amperes e a voltagem tradicional para tatuadores (6 a 12v, de acordo com minhas máquinas rotativas e pen). Estou com uma dúvida. Comprei uma placa step down (

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
) com 5 amperes e tenho apenas uma fonte de alimentação de 19v com 3.42 amperes. Posso ligar essa de 3.42 amperes na placa stepdown de 5A?

 

Ou terei de comprar um carregador novo, superior à 5A? Por exemplo, estou vendo para comprar essa fonte do Aliexpress ( ) de 6.32 amperes e 19v?

 

Então é isso, posso usar a minha que já tenho de 3.42 a ou terei de comprar uma nova?

 

Agradeço desde já quem posso ajudar. 

stepdown5a.png

carregador.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

@NortonKapp qual exatamente é sua dúvida?

 

Esse conversor dc dc step-down ajusta a tensão e corrente e também possui proteções.

 

Ele deve ser "alimentado" por uma fonte, no caso citado utilizaram uma fonte de notebook. Se tiver uma fonte linear pode usar sem problemas também, entretanto uma fonte de 5 amperes 19v será grande e difícil de encontrar. Além que as proteções na fonte linear, se existir serão inferiores de uma fonte chaveada.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia

 

@ohm obrigado pela atenção.

 

Então, primeiramente não sei bem quais as especificações e necessidades de uma fonte para máquina de tatuagem, imagino que a velocidade deve ser controlada pela tensão DC. Pois a máquina é basicamente um solenoide que impulsiona a agulha. Imagino que a variação de corrente na carga não será tão elevada, quanto à um motor. Mas por ser uma bobina deve ter retorno indutivo. Imagino que um diodo em paralelo para fazer uma "roda livre" deve proteger disso.

 

Já adquiri um trafo de 0 + 14 5a Primario 110/220v Bivolt 4 Fios. Pelo meus cálculos, consigo ter uma fonte linear ligada nos 127V AC aqui de Curitiba, entregando pelo menos 20V DC em vazio. Com isso consigo trabalhar de 2V a 18V regulados.

 

Estou precisando de um bom esquema para essa fonte que pretendo fazer. Gostaria de ter proteções contra curto, e sobretensão.

 

alguma coisa parecida com isso ...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Gostaria de atender a estas especificações...

TIPO DISPLAY: 7 SEGMENTOS MULTICOR
CANAIS(SAÍDAS): 1
PEDAL: PULSO/TRAVA
ALIMENTAÇÃO REDE: 110~220VAC(Por Chave H)
AMPERAGEM PICO: 5A
AMPERAGEM CONTINUA: 3A
TENSÃO SAÍDA: 2 à 18V
RESOLUÇÃO DE AJUSTE: 0,1V
KICK BOOSTER (Não sei o que é)
POSSUI AMPERÍMETRO
PROTEÇÃO PARA SOBRECARGA
PROTEÇÃO CURTO CIRCUITO
CONECTORES JACK P10 AMPHENOL/P4 WHURT

 

Mas podendo ser em tamanho maior, pois será fonte linear com componentes normais. Pois afinal é um projeto de estudo e aprendizagem para mim.

 

É isso que preciso.

 

Obrigado pelo que me puderem orientar rumo à este objetivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm Muito obrigado

 

Acabei de ler o datasheet do LM723 da Texas, realmente se enquadra nas minhas necessidades, agora só ver a etapa de potência com transistores adequados. Pois a parte de retificação com transformador e diodos eu acho que já domino.

 

Ainda vou testar uma fonte e uma máquina de tatuagem no osciloscópio, para definir bem os limites e funcionamento.

 

Vou precisar fazer com duas saídas para máquinas não simultâneas e uma saída para o pedal de acionamento.

 

Novamente muito obrigado pela ajuda. Conforme for implementando vou postando aqui.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...