Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Facilitando a vida do técnico

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Bom dia a todos,

O cliente chama dizendo que o windows foi pro saco. Você chega lá no cliente e descobre que realmente o windows foi pro saco. Se esta máquina já tivesse passado pela sua banca e tivesse sido formatada por você, e você tivesse criado uma imagem com o HDclone, em 10 minutos você poderia colocar ela para funcionar e cobrar uma formatação normal, pois o cliente não precisa saber quais os recursos você usa para deixar o computador/notebook em ponto de bala.

Sempre particiono o hd em dois (60GB + o resto do hd). Coloco a imagem no D e pronto.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo sem criticas, só uma observação, na minha humilde opinião esse método não faz com que os programas inseridos na imagem de sistema fiquem sempre desatualizados a cada formatação? pois todos nos técnicos sabemos a velocidade atual das atualizações dos programas principalmente pra o sistema operacional windows.

Link para o comentário

Boa noite Franklimcarzy,

É óbvio que os programas como anti-virus vai estar desatualizado. Com relação ao sistema operacional eu, particularmente, já desativo as atualizações desde a formatação (duvido que alguma atualização do windows seja tão importante assim como eles dizem - lembra do caso ocorrido ano passado na atualização do windows 7 ???). Isto sem falar no saco que é quando o usuário vai desligar o equipamento e aparece a mensagem para não desligar enquanto o windows aplica as atualizações - e o cara atrasado para o casamento.

O restante dos programas não tem tantos problemas com atualizações.

Sempre lembrando que em se usando este método é extremamente importante que o hd seja particionado para poder deixar os dados do cliente sempre em partição diferente da que estão instalados os programas.

Com este método já coloquei computador/notebook de volta ao trabalho em 15 minutos com tudo instalado - e o cliente com um sorriso nos lábios.....hehehehe.

Link para o comentário

Acho válido essa idéia para usarmos em empresa com contrato de manutenção, onde geralmente vai ser exigido hora de resposta ao evento. Más gero o recover e deixo comigo em um server ou outra mídia.

É logico que isso depois de esgotado todas as possibilidade de reparo, isso na minha opinião.

Link para o comentário

Prefiro a formatação do zero mesmo. O windows pode ir pro saco sem as "presepadas" dos clientes, como vírus, apagar arquivos do sistema, instalação de programas maliciosos, etc. Pode corromper devido a falha de hardware, como erros de memória, badblocks no hd, temperatura, entre outros.

A formatação é um bom "pré teste" de tudo. O ideal é testar peça por peça. SE não houver tempo hábil, com a formatação você consegue um teste básico.

Perde-se tempo formatando do zero, porém evita-se retrabalhos, rmas e dores de cabeça posteriores. Sem contar que preserva a sua  imagem  e a qualidade do seu serviço.

Essa é somente minha humilde opinião rs.

Abs

Link para o comentário

Eu prefiro formatar e instalar do zero, assim eu tenho certeza que está tudo ok, e entrego com todas as atualizações do antivirus e do windows instaladas e o essencial o mais atualizado possivel, quando acho nessessario faço um teste de superficie do hd e de memoria usando o hirans boot CD.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Boa dica, utilizo o ghost para procedimentos de clonagem, a dica é interessante e ate bem pratica para ser aplicada, mas como disse o amigo BRUNOO as vezes nao é problema com o usuario,uso mto a clonagem para um sistema q temos na empresa (40 pcs+-) e  ja tive caso de subir o clone de boa funcionar 2 dias e dar erro de novo, ai fui instalar.. hd estava com bb, e nao instalava o SO...

Link para o comentário

Eu prefiro instalar do zero também! Vai que o defeito não era no windows, ele pode voltar e o cliente não vai ficar nada satisfeito se descobrir que você esta apenas criando imagens de uma formatação anterior e restaurando. Pois quando formato baixo sempre os drivers mais atualizados do site do fabricante, além de antivírus, navegadores, e também se possível já faço todas as atualizações do sistema operacional mais recentes, da trabalho mas aqui todos elogiam a formatação que faço e assim também posso cobrar um preço mais justo pelo serviço explicando tudo isso para o cliente. Mas a sua dica é válida amigão, já utilizei assim também em empresas onde os computadores e sistemas são todos iguais, tipo mais de 10 computadores onde faço manutenção mensal ai compensa. Muito obrigado por compartilhar!

Link para o comentário

geralmente tem um condominio que eu presto serviços la eles tem 3 servidores cftv programa q eles usao nos terminais e o adm cftv e adm é barbada de formatar ja no outro servidr toda semana faço checklist e aproveito e faço uma imagem do servidor com norton ghost para nao me encomodar mto bom recomendo mto

Link para o comentário

Precisa de somente 2 clones para faser isso usem o sysprep por versão de OS

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
).aspx

e usar o Acronis e ciar uma imagem com opção de remover driver  dai vc precisa uma imagem para pocessador AMD e outra para INTEL funciona em 90% de todas as maquinas dai é soh instalar os driver depois, e atualizar os programas necessário e o WIN

Usava assim na empresa onde eu trabalhava vou ver se quando der tempo monto aqui em casa agora

outa alternativa e WDS

Link para o comentário

A dica é mto boa. Eu mesmo já fui adepto dessa prática, mas isso gera tanto conteúdo que num dado momento vc vai ser tornar um big data rs. Além do espaço consumido tem o problema de não ser o caso de um "formatação/reinstalação". Tem mtos erros causados por memória, por exemplo, que parecem do SO, mas é hardware. Então numa dessa vc restaura uma imagem e não dá fim o problema, logo, vc perdeu tempo e vai ter mto mais trabalho se tivesse identificado a causa antes.

Mas a dica é mto boa e certamente é a melhor para casos específicos.

Link para o comentário

sempre fiz e faço muitos serviços para dj's e pessoas que trabalham em todo tipo de eventos, principalmente festas, e é muitos chato quando a pessoa passa meses organizando todo tipo de musica para facilitar o seu trabalho, quando dá um pau no S.O., ai o técnico batalha para resolver o problema sem perder os arquivos, tem varias ferramentas para facilitar nossa vida, mas ai se vai varias hora de trampo, ainda mais quando é uma porrada de giga de arquivos. Hoje em dia eu só adoto um método, sempre particiono o HD, coloco 80 giga para S.O. e o restante do HD para os clientes guardarem seus arquivos seja eles qual forem, assim quando dá pau no S.O. se não for possível repara o Windows passo logo para a formatação sem medo de perder os arquivos que o cliente demorou muito tempo para organizar.

Faço isso Também por experiência própria.

Link para o comentário

Blz! Então vou dar minha contribuíção - fica a dica.

Após a instalação no "padrão" do cliente, crie um ponto de montagem de recuperação. Desta forma, o que vier a dar problemas no futuro por erro de SO ou aplicativos, será possível voltar à instalação original. Fazendo assim, após o diagnóstico e tentativas de restauração manual para o momento mais próximo antes do incidente, tendo falhado, então vc retoma o ponto de partida. Mas certifique se antes de todo o hardware estar em perfeito funcionamento.

Obs: A restauração do SO por ponto de montagem não implicará em perda de arquivos pessoais.

Link para o comentário

Uma otima maneira ganharia muito tempo.....sobre o questionamento dos outros sobre a atualização dos programas acho que mesmo tendo este problema poderia ser resolvido rapidamente e ganharia muito tempo e perder alguns minutos só atualizar estes programas mesmo assim ainda seria uma grande ganho de tempo com isso, acredito seria uma ótima dica

Link para o comentário

para uma restauração do S.O. realmente não perde os arquivos, mas se precisa instalar o S.O. do zero?. Então pra mim a partição ainda é a melhor opção, e no caso das empresas terem programas específicos para esse tipo de restauração, nem sempre são são as mil maravilhas, pois se você for fazer uma restauração de fabrica, tbm vai apagar os arquivos, ou seja, a gente tem varias opções para facilitar o nosso serviço mais nem sempre vai ser tão fácil assim.

Link para o comentário

Como técnicos precisamos diferenciar cada caso, cada cliente, essa técnica é viável para algumas ocasiões, no meu ver é aplicável a poucos casos, até por segurança, outro detalhe é que muitos problemas de hardwares são identificados quando dedicamos um tempo para a formatação. Numa dessas o técnico restaura uma imagem entrega  máquina e no outro dia o cliente liga dizendo que a máquina está apresentado "tela azul" o resto desta história todos técnicos já conhecem.

Abraços.

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...