Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Computador celular controla proteína que influencia o câncer

Avalie este tópico:


djsync

Posts em destaque

010150211206-computador-celular.jpg.28920075fab45ee70869bb4c83e53fd3.jpg

É uma porta lógica totalmente biológica e funcionando dentro de uma célula.
[Imagem: Yashavantha L. Vishweshwaraiah et al. - 10.1038/s41467-021-26937-x]

 

 

Computação molecular

A criação de biocomputadores em nanoescala para uso médico é um sonho antigo de muitos cientistas.

 

Já foram criados processadores de DNA e até um bioprocessador dual-core dentro de uma célula humana, e agora acaba de nascer um novo "agente nanocomputador" projetado para funcionar nas células envolvidas no câncer.

 

É o primeiro componente molecular capaz de controlar a função de uma proteína específica que está envolvida no movimento celular e na metástase do câncer.

 

Isso abre o caminho para a construção de biocomputadores em nanoescala para a prevenção e o tratamento do câncer e de outras doenças.

 

"Nossa porta lógica é apenas o começo do que você poderia chamar de computação celular. Mas é um marco importante porque demonstra a capacidade de incorporar operações condicionais em uma proteína e controlar sua função. Isso nos permitirá obter uma compreensão mais profunda da biologia humana e das doenças e apresenta possibilidades para o desenvolvimento de terapias de precisão," disse o professor Nikolay Dokholyan, da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos EUA.

 

Porta bio-lógica

O elemento central criado agora é uma porta lógica semelhante a um transístor, mas que consegue tratar múltiplas entradas para produzir uma saída controlável.

 

A porta lógica é formada por dois sensores projetados para responder a duas entradas - luz e a droga rapamicina. O alvo é a proteína quinase de adesão focal (FAK), escolhida porque ela está envolvida na adesão e no movimento celular, que são as etapas iniciais no desenvolvimento do câncer metastático.

 

"Primeiro, nós introduzimos um domínio sensível à rapamicina, chamado uniRapr, que o laboratório havia projetado e estudado anteriormente, no gene que codifica FAK," contou o pesquisador Yashavantha Vishweshwaraiah. "Em seguida, introduzimos o domínio, LOV2, que é sensível à luz. Assim que otimizamos os dois domínios, nós os combinamos em um projeto final de porta lógica."

 

010150211206-computador-celular-1.jpg.9eed9f06b85ba1868fb5f4dbe40496c8.jpg

O biocomputador inibiu o movimento das células que espalham o câncer pelo corpo.
[Imagem: Yashavantha L. Vishweshwaraiah et al. - 10.1038/s41467-021-26937-x]

 

Inibição computacional do câncer

A equipe inseriu a proteína modificada em células cancerosas conhecidas como HeLa e, usando microscopia confocal, observou que não apenas podiam ativar rapidamente a FAK usando luz e rapamicina, como também que essa ativação resultava em mudanças internas nas células que aumentavam sua capacidade adesiva, o que acabou diminuindo sua motilidade.

 

"Nós demonstramos pela primeira vez que podemos construir um agente de nanocomputação funcional dentro de células vivas que pode controlar o comportamento celular," disse Vishweshwaraiah. "Também descobrimos algumas características interessantes da proteína FAK, como as mudanças que ela desencadeia nas células quando é ativada."

 

A equipe planeja agora sair das culturas de células e testar esses agentes de nanocomputação em organismos vivos.

 

fonte: inovacaotecnologica

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...