Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Gigabyte945GCMX-S2liga e não dá video

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa tarde galera! Tô com essa placa sem tensão de vcore que tá faltando uma das bobinas e pintou uma dúvida.Quando o pwm identifica que tem uma alta ou baixa tensão depois das bobinas ele fica armando e desarmando o tempo todo certo? Seguindo essa lógica,se ele tiver sem uma das bobinas isso também deveria acontecer(na teoria) porque vai chavear os mosfetes e identificar que não existe tensão depois das bobinas correto? mas e na prática,será que isso acontece mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, LEONTEC disse:

@adriano vasco você deve analise o buck que gera a tensão vcore, ele tem que está alimentado pinos 10 e 23, habilitado pino 36, os pinos PVCC tem que existir tensão e junto os pinos boot.  Passe as tensões das outras bobinas.

A placa tem todas as tensões,só falta vcore mesmo,mas a minha dúvida continua:Se tirar umas das bobinas o vcore para de funcionar ou continua funcionando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz essa pergunta porque tem tudo na placa incluindo alimentação e habilitação do vcore,só restam duas possibilidades:1°pwm e 2° a falta da bobina.É uma placa que ta faltando uma das bobinas,da pra ver claramente que foi tirada por alguém,daí pintou essa duvida:O vcore funciona faltando uma das bobinas ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, adriano vasco disse:

Se tirar umas das bobinas o vcore para de funcionar ou continua funcionando?

O integrado tem 3 (três) saídas (PHASES) que são de grande importância para alimentação dos núcleos do processador. Removendo uma dessas bobinas acredito que a tensão do vcore ainda vai existir nas demais bobinas, mas com toda certeza vão ficar sobre carregadas e podem parar de funcionar a qualquer momento. Cada linha tem os componentes necessário para gerar tensão nas bobinas, então vai ter sim tensão nas outras. São 3 PHASES porquê o processador tem um consumo muito alto de corrente, e pra isso é bem melhor que tenha essas três fontes alimentando esse chip.

 

É mais ou menos isso!!!!;D

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global
7 minutos atrás, LEONTEC disse:

É mais ou menos isso!!!!

Mais ou menos não, é exatamente isso.

 

Tudo é muito bem dimensionado para que não ocorra essa sobre-corrente nos demais componentes dessa linha.    Qualquer coisa diferente disso acionará a proteção.    A primeira coisa a se fazer é colocar uma bobina substituta lugar.   Pode até apresentar outro problema, mas pelo menos, essa linha estará em ordem.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@adriano vasco além do que o @LEONTEC  já mencionou, lendo rapidamente o datasheet, parece que é possível operar ele com 2 fases, removendo a alimentação do pino PVCC3, se o indutor que estiver faltando for dessa fase, acredito que deva funcionar.

 

Apenas esclarecendo, essa modificação seria apenas para uma verificação rápida no caso de não dispor de um indutor igual para teste no momento, e não a solução do problema conforme já observado pelos colegas @curtolo e @LEONTEC.

Editado: por adrianopluz
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, adrianopluz disse:

@adriano vasco além do que o @LEONTEC  já mencionou, lendo rapidamente o datasheet, parece que é possível operar ele com 2 fases, removendo a alimentação do pino PVCC3, se o indutor que estiver faltando for dessa fase, acredito que deva funcionar.

 

Apenas esclarecendo, essa modificação seria apenas para uma verificação rápida no caso de não dispor de um indutor igual para teste no momento, e não a solução do problema conforme já observado pelos colegas @curtolo e @LEONTEC.

Removendo a alimentação do pino pvcc3 eu só poderia retirar o indutor da fase 3,é isso que vc quer dizer? Em outras palavras,respondendo a minha questão,o pwm não vai funcionar com uma bobina a menos que eu faça esse procedimento? 

Editado: por adriano vasco
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, curtolo disse:

Mais ou menos não, é exatamente isso.

 

Tudo é muito bem dimensionado para que não ocorra essa sobre-corrente nos demais componentes dessa linha.    Qualquer coisa diferente disso acionará a proteção.    A primeira coisa a se fazer é colocar uma bobina substituta lugar.   Pode até apresentar outro problema, mas pelo menos, essa linha estará em ordem.

MAS essa é a dúvida:Se eu não colocar outra bobina no lugar,o vcore vai ficar inoperante mesmo tendo as outras fases em perfeito estado? Pela lógica o vcore deveria parar de funcionar por causa das proteções.O pino de feedback vai ou deveria desarmar caso ele chaveie e identifique falta de tensão nas bobinas (ele entende que tem curto na saida)por isso que na teoria a fase deveria parar de funcionar,porém na prática tudo é imprevisível pra mim que tenho pouca experiência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@adriano vasco como mencionei acima, o integrado vai gerar tensão para os vcores nas outras PHASES estando ou não com essa outra bobina faltando. O integrado não depende do indutor para funcionar, mas sim da tensão de alimentação e habilitação. O circuito como um todo precisa desse indutor pois a fonte é formado por CI, mosfet da alta e baixo e capacitores, isso faz com que tenha a PHASE em nível alto. Entendeu? Imagine um fonte que tem que alimentar e fornecer uma alta corrente para chip pode funcionar? É bem melhor dividir essa corrente em 3 PHASES para que os componentes e o circuito todo não aqueça ao ponto de queimarem.

 

Deixei um ponto de interrogação ali na minha outra postagem e o amigo afirmou pra mim agradeço a ele por isso. Eu entendo os circuitos mas tenho as vezes dificuldade de passar adiante. Não sei me expressar bem...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@curtolo

@adrianopluz 

@LEONTEC 

Aproveitando o ganho da minha pergunta sobre o pwm ficar armando e desarmando por alta/baixa tensão nas bobinas eu gostaria de fazer outra:Quando isso esta acontendo,da pra perceber usando o multímetro ou só com osciloscópio? Tudo que eu sei é que o pwm chaveia os mosfetes muito rapido,só que tenho muitas  dúvidas,não entendo direito como essas proteções funcionam.Na minha cabeça funcionaria assim:Pwm chaveia o Gate,o mosfete satura e essa tensão vai ser analisada nas bobinas pelas malhas de controle e caso a tensão esteja acima ou abaixo do programado ele vai desarmar e no próximo ciclo vai tentar de novo,vai ficar nesse ciclo infinitamente(isso em questão de milésimos de segundos)Nesse caso,se acontece desse jeito que eu imagino,não teria como perceber usando multímetro?Ou existe algum jeito?Será que algum de vcs consegue me ajudar nessa dúvida?

Editado: por adriano vasco
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global
1 hora atrás, adriano vasco disse:

Tudo que eu sei é que o pwm chaveia os mosfetes muito rapido,só que tenho muitas  dúvidas,não entendo direito como essas proteções funcionam.Na minha cabeça funcionaria assim:Pwm chaveia o Gate,o mosfete satura e essa tensão vai ser analisada nas bobinas pelas malhas de controle e caso a tensão esteja acima ou abaixo do programado ele vai desarmar e no próximo ciclo vai tentar de novo,vai ficar nesse ciclo infinitamente(isso em questão de milésimos de segundos)

Não é bem assim q funciona...

 

Veja a explicação do @Hélio no tópico abaixo, é bem esclarecedora:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Se quiser se aprofundar mais no assunto, tem o ebook abaixo para baixar, pode lhe esclarecer muitas dúvidas.

 

 

1 hora atrás, adriano vasco disse:

teria como perceber usando multímetro?

Somente com um osciloscópio!!!   

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, curtolo disse:

Não é bem assim q funciona...

 

Veja a explicação do @Hélio no tópico abaixo, é bem esclarecedora:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Se quiser se aprofundar mais no assunto, tem o ebook abaixo para baixar, pode lhe esclarecer muitas dúvidas.

 

 

Somente com um osciloscópio!!!   

É uma pena que não dá pra verificar com multímetro,mas muito obrigado pela resposta e os links que certamente vão me ajudar bastante🖒Mais tarde quando recuperar os joinhas eu vou lá baixar o livro e dar uma moral pra galerinha que se esforçou pra explicar o Vcore

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, adriano vasco disse:

Removendo a alimentação do pino pvcc3 eu só poderia retirar o indutor da fase 3,é isso que vc quer dizer? Em outras palavras,respondendo a minha questão,o pwm não vai funcionar com uma bobina a menos que eu faça esse procedimento? 

@adriano vasco Segundo o datasheet esse CI pode funcionar em modo 2, 3 ou 4 fases, se for para funcionar em 2, as fases que podem ser desabilitadas são a 3 e 4, mas acho mais fácil conseguir um indutor e montar o circuito original do que retirar componentes.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...