Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Resistor pull down

Avalie este tópico:


Fernandoov

Posts em destaque

Eu estava testando um circuito simples com pull down a onde quando eu aperto o botão, o arduino recebe o sinal e aciona uma porta que liga um led. Até aí normal, mas quando eu tirei da porta 3.3V do arduino, e liguei o resistor em duas pilhas, o circuito não funciona mais.

 

O Arduino só recebe esse sinal do botão quando o botão é alimentado pela própria "fonte" do Arduino?

 

Print abaixo e o código:

#define btn1 2
#define btn2 3
#define btn3 4
#define led1 5
#define led2 6
#define led3 7

void setup() {
  pinMode(led1, OUTPUT);
  pinMode(led2, OUTPUT);
  pinMode(led3, OUTPUT);
  pinMode(btn1, INPUT);
  pinMode(btn2, INPUT);
  pinMode(btn3, INPUT);
}

void loop() {
  if(digitalRead(btn1)==HIGH){
    digitalWrite(led1, HIGH);
  }else{
    digitalWrite(led1, LOW);
  }
  if(digitalRead(btn2)==HIGH){
    digitalWrite(led2, HIGH);
  }else{
    digitalWrite(led2, LOW);
  }
  if(digitalRead(btn3)==HIGH){
    digitalWrite(led3, HIGH);
  }else{
    digitalWrite(led3, LOW);
  }
}

 

resistor pull.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faltou a referência GND... Ambas devem ser interligadas.

 

Além do mais, tem mais coisas erradas nesse seu circuito:

- Falta alimentação do MCU ( é ele quem toma a decisão de acender ou não os LEDs em seu projeto).

- Resistores para limitar a corrente nos LEDs (lei de Ohms).

- Estranhamente a utilização do pino RX para acionar LED (deixe os pinos TX e RX livres para que possa fazer o upload do sketch).

- etc...

 

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/12/2021 às 12:24, nagkiller disse:

Faltou a referência GND... Ambas devem ser interligadas.

 

Além do mais, tem mais coisas erradas nesse seu circuito:

- Falta alimentação do MCU ( é ele quem toma a decisão de acender ou não os LEDs em seu projeto).

- Resistores para limitar a corrente nos LEDs (lei de Ohms).

- Estranhamente a utilização do pino RX para acionar LED (deixe os pinos TX e RX livres para que possa fazer o upload do sketch).

- etc...

 

Flw...

O que seria esse "MCU"? A onde ele iria ligado?

Sobre o resistores, eu tirei só pra ver se por acaso funcionava e depois esqueci de colocar de volta, e o pino RX eu não lembro o porquê de ter usado ele. Isso é algo antigo que eu usei em uma aula, mas agora gostaria de tentar adaptar pra um projeto, a onde o led seria uma carga, só que a porta do arduino que vai receber o "sinal" e vai dar o sinal HIGH pra acionar o led/carga, tem que receber o sinal por uma fonte externa, que no exemplo seria a pilha (e que não funcionou). O Arduino só serve para controlador tudo.

 

Eu tentei fazer o que você disse, mas não funcionou. Acho que o negativo da pilha também teria que ser ligado em algum lugar. Se puder me falar o que está errado e/ou mandar um print de como teria que ser o circuito, eu agradeço

L1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MCU é o Arduino, de uma forma grotesca. Na verdade ele é o microcontolador Atmega (é o maior componente preto (circuito integrado) em seu sketch).

 

Se o microcontrolador (Atmega) não tem alimentação, ele não pode tomar as decisões (executar as instruções que lhe foram atribuídas, por meio de seu codigo .INO), simples assim!

 

A alimentação não é apenas o negativo, faltou o positivo... Que deve ser ligado no +5V ou em VIN (preferencialmente)... Não utilize o 3V3, pois a tensão não fará com que o MCU seja inicializado corretamente, além de LEDs acenderem fracos ou não acenderem.

 

Forum_bb.thumb.png.be85b51224110e78287ce8d5540cdf7d.png

 

 

Neste caso do exemplo acima, não há a necessidade dos 3V3 das pilhas e deverá interligar o positivo da protoboard com os 5V do Arduino (sem as pilhas), pode ainda usar o Jack para alimentar o circuito, no lugar de usar os fios da bateria em GND e VIN!!!


Como indicado abaixo, essa seria a melhor solução, para seu projeto:

 

Forum_bb.thumb.png.e195a281cad0d7939be1f41007427192.png

 

Apenas com pilhas 3V3 será difícil fazer seu projeto funcionar (a não ser que use um conversor boost para regular a tensão, com no mínimo 3 pilhas (4V5), como este 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  (eu não tenho aqui para te dizer com certeza se realmente funcionará com esses tipos de conversores).

 

Forum_bb.thumb.png.cbef67f0a20e46b881c4fb6b8c98b77c.png

 

 

Pode ainda fazer a utilização do microcontrolador fora da placa de desenvolvimento, ai sim poderia ser possível utilizar as pilhas para gerar os 3V3... Procure por Arduino minimal circuit.

 

Flw...

 

Editado: por nagkiller
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 18/12/2021 às 22:16, nagkiller disse:

MCU é o Arduino, de uma forma grotesca. Na verdade ele é o microcontolador Atmega (é o maior componente preto (circuito integrado) em seu sketch).

 

Se o microcontrolador (Atmega) não tem alimentação, ele não pode tomar as decisões (executar as instruções que lhe foram atribuídas, por meio de seu codigo .INO), simples assim!

 

A alimentação não é apenas o negativo, faltou o positivo... Que deve ser ligado no +5V ou em VIN (preferencialmente)... Não utilize o 3V3, pois a tensão não fará com que o MCU seja inicializado corretamente, além de LEDs acenderem fracos ou não acenderem.

 

Forum_bb.thumb.png.be85b51224110e78287ce8d5540cdf7d.png

 

 

Neste caso do exemplo acima, não há a necessidade dos 3V3 das pilhas e deverá interligar o positivo da protoboard com os 5V do Arduino (sem as pilhas), pode ainda usar o Jack para alimentar o circuito, no lugar de usar os fios da bateria em GND e VIN!!!


Como indicado abaixo, essa seria a melhor solução, para seu projeto:

 

Forum_bb.thumb.png.e195a281cad0d7939be1f41007427192.png

 

Apenas com pilhas 3V3 será difícil fazer seu projeto funcionar (a não ser que use um conversor boost para regular a tensão, com no mínimo 3 pilhas (4V5), como este 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  (eu não tenho aqui para te dizer com certeza se realmente funcionará com esses tipos de conversores).

 

Forum_bb.thumb.png.cbef67f0a20e46b881c4fb6b8c98b77c.png

 

 

Pode ainda fazer a utilização do microcontrolador fora da placa de desenvolvimento, ai sim poderia ser possível utilizar as pilhas para gerar os 3V3... Procure por Arduino minimal circuit.

 

Flw...

 

Eu testei aqui e agora funcionou. Muito obrigado. A fonte externa também tem que estar ligada ao Arduino pra funcionar.

Esse Arduino minimal circuit é interessante, mas não me parece útil no momento. E a onde você fez esses prints? Eu estava criando o circuito no tinkercad e tirando print, mas isso aí é bem melhor.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, nagkiller disse:

Opa!!!

 

Bom feedback!!!

 

Um detalhe do circuito mínimo é que se souber configurar corretamente os Fuses, pode usá-lo diretamente em 3V3.

 

O que eu usei foi o Fritzing para a diagramação.

 

Feliz ani novo!!!

 

Flw...

 

 

 

 

Vou ver o que é Fuses e estudar mais com calma isso de minimal circuit.

 

Valeu pela dica. Feliz ano novo.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...