Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Estrelas rodopiam velozmente ao redor do buraco negro central da Via Láctea

Avalie este tópico:


elias.girardi

Posts em destaque

010175211214-estrelas-redor-buraco-negro.thumb.jpg.686d3c6c3ab303659b76d71c2845aab1.jpg

Estrelas orbitando muito perto do Sagitário A*, o buraco negro no coração da Via Láctea. Uma delas, chamada S29, passou a uma distância de apenas 13 bilhões de km do buraco negro. Outra estrela, a S300, foi detectada pela primeira vez nas novas observações do VLTI. [Imagem: ESO/GRAVITY]

 

Sagitário A*

 

O Interferômetro do Very Large Telescope (VLTI) do Observatório Europeu do Sul (ESO) capturou as imagens mais profundas e nítidas obtidas até hoje da região em torno do buraco negro supermassivo localizado no centro da nossa Galáxia, o Sagitário A*.

 

Estas novas imagens permitiram ver 20 vezes mais perto do buraco negro do que o que era possível anteriormente sem o VLTI e ajudaram os astrônomos a encontrar uma estrela previamente desconhecida perto desse objeto supermassivo.

 

Ao seguir as órbitas das estrelas, a equipe fez a medição mais precisa já feita da massa do buraco negro.

 

"Queremos saber mais sobre o Sagitário A*, o buraco negro situado no centro da Via Láctea: Qual a sua massa? Será que ele gira? As estrelas em seu torno se comportam exatamente como o previsto pela Teoria da Relatividade Geral de Einstein? A melhor maneira de responder a estas questões é seguir estrelas que se deslocam em órbitas próximas do buraco negro supermassivo. E aqui demonstramos que podemos fazer isso com uma precisão maior do que nunca", explicou Reinhard Genzel, do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre, na Alemanha, que recebeu o Prêmio Nobel em 2020 pelo seu trabalho de pesquisa sobre o Sagitário A*.

 

Estrelas em torno do buraco negro

 

Em uma busca para encontrar estrelas ainda mais perto do buraco negro, a equipe, conhecida como Colaboração GRAVITY, desenvolveu uma nova técnica de análise para obter imagens mais profundas e mais nítidas do centro da Via Láctea.

 

"Estamos impressionados com a quantidade de detalhe das imagens e com a ação e o número de estrelas reveladas em torno do buraco negro," diz Julia Stadler, que liderou a equipe na obtenção de imagens.

 

Curiosamente, a equipe descobriu uma estrela, a S300, que ainda não tinha sido observada anteriormente, mostrando assim quão potente é este método quando se trata de detectar objetos muito tênues próximos ao Sagitário A*.

 

8.000 quilômetros por segundo

 

A equipe se concentrou em fazer medições precisas das estrelas à medida que elas se aproximavam do buraco negro, o que incluiu a estrela recordista S29, que se aproximou mais do buraco negro no final de maio de 2021.

 

Ela o ultrapassou a uma distância de apenas 13 bilhões de quilômetros, cerca de 90 vezes a distância Sol-Terra, com a impressionante velocidade de 8.740 km/s. Nenhuma outra estrela foi observada passando tão perto ou viajando tão rápido ao redor do buraco negro.

 

As novas observações, combinadas com dados anteriores obtidos da equipe, confirmam que as estrelas seguem percursos exatamente como os previstos pela Relatividade Geral para objetos que se deslocam em torno de um buraco negro com uma massa de 4,3 milhões de vezes a massa solar. Esta é a estimativa mais precisa da massa do buraco negro central da Via Láctea até o momento.

 

Os pesquisadores também conseguiram ajustar a distância da Terra até o Sagitário A*, chegando ao valor de 27.000 anos-luz.

 

Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=estrelas-rodopiam-velozmente-redor-buraco-negro-central-via-lactea&id=010175211214

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...