Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise HP Elitebook 8460P placa 6050A2398701-MB-A02 só liga no carregador ou na bateria

Avalie este tópico:


marcelo Araújo

Posts em destaque

Estou com esse hp na banca e acontece que ele só liga no carregador sem a bateria ou só liga na bateria sem carregador,

não liga com carregador e bateria conectados juntos e se ligo na bateria e plugo o carregador ele não identifica carregador conectado.

Peço a ajuda de vcs pq já testei os componentes da parte de charge e não vi curto ou fuga ou não estou sabendo conduzir os testes de maneira correta.

desde já agradeço a quem puder dar uma luz nessa treva. kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, master7 disse:

@marcelo Araújo poste a tensão dos pinos do conector da bateria com a mesma conectada e também com o carregador.

Bom dia Master, a tensão está com 10,68v  que é a mesma da bateria quando desconectada, e a bateria esta com cerca de 5% pq quando ela plugada e carregador tbm o led de charge nem acende impossibilitando ela de ser carregada.

 

Editado: por marcelo Araújo
correção
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde @@marcelo Araújo  cara ja peguei maquinas com esse problema q estava no mosfet comutador verifica os mosfets proximo do bq um deles será o comutador as vezes ele nao apresenta curto porem nao esta chaveando e assim so identifica ou um ou outros e nao ambos... vc pode medir a tesão que chega no source e verifica qual tensão esta saindo no drain...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, master7 disse:

@marcelo Araújo pelas medidas e como o amigo @helpnotebook citou, parece que o mosfet Q20 está em curto entre dreno e source, deveria está em corte com carregador e bateria juntos. Verifique isso, por favor.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

é isso ai muitas vezes o fet nao esão em curto mas tbm nao esta chaveando... ja encontrei muito isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom cada hora meu cérebro da mais um nó. kkk

Estive fazendo alguns testes e percebi o seguinte se eu plugo o carregador ela liga sozinha pq está sem a bateria cmos

então desligo pelo Power e plugo a bateria e ligo de novo então ela liga normalmente e com ela liga desconecto o carregador e

ela se mantem ligada na bateria mas se desligo pelo Power e plugo o carregador com a bateria já plugada ela não liga mais, e o que percebi é 

que o mosfet Q27 não satura  pela falta do sinal ADP_EN pra passar os 19v pra chegar até o Q29 e u7

e quando ligo da forma que mencionei  ou ligada só com o carregador ADP_EN aparece normalmente.

detalhe que fazendo isso Q34 fica source 19v gate 19v e dreno 10,68v portanto creio que esse que seja o mosfet comutador estando assim com funcionamento normal.

 

ScreenShot_20211216165307.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, helpnotebook disse:

pelo que vi aki esse q34 é um fet de canal P entao a tensão do gate deveria se maior com relação ao source

tem algo errado ai deveria fica mas ou menos... source 19v gate mas ou menos 24v e drain 19v eu acho...

posso estar errado...

sim mas no caso o q 34 recebe a tensão do Q27 quando saturado no gate pra colocar Q34 em corte o q29 é o que recebe a tensão a tensão de 25 que vem do pino 4 acdrv do u7 que ao mesmo tempo recebe

o sinal de tensão do carregado no pino 3.

como o mosfet q27 não satura pela falta sinal  ADP_EN no q28 a tensão da bateria passa direto pelo q34 indo até pinos 1, 2 e 20 o u7 não gera acdrv pq entende que só a BATERIA está conectada mas o que me intriga é pq ADP_EN some do nada e volta quando só o carregador está alimentando a placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcelo Araújo vc está correto quanto ao Q34 ser o comutador. Na sua resposta anterior, vc disse que com carregador e bateria os pinos 1 e 2 do charger tinha 10,62v. Veja que com carregador e bateria conectados, essa tensão de 10,62v que provém da bateria não deveria está presente nesses pinos, mas sim a tensão do carregador. Vc já substituiu esse Q34? Q34 pode está com fuga e o charger pode está identificando isso.

Quem libera o sinal ADP_EN é o SIO e se o charger indica alguma falha no sistema de entrada ao SIO através dos pinos de comunicação, o SIO não deixa que Q27 comute.

Editado: por master7
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, master7 disse:

@marcelo Araújo vc está correto quanto ao Q34 ser o comutador. Na sua resposta anterior, vc disse que com carregador e bateria os pinos 1 e 2 do charger tinha 10,62v. Veja que com carregador e bateria conectados, essa tensão de 10,62v que provém da bateria não deveria está presente nesses pinos, mas sim a tensão do carregador. Vc já substituiu esse Q34?

Não tenho nenhum aqui pra troca mas vou ver se arrumo um sub. só por desencargo mas estava dessa forma msm mas não sei o que aconteceu que fazendo os testes nos comp.  ele passou a ficar assim  de forma correta pq antes ficava como se desconectasse o carregador e plugando a bateria e o carregador tensão do carregador não passa do q27 e plugando o carregador primeiro e depois a bateria  funciona e posso ate tirar o carregador que ele se mantem ligado só na bateria e se eu desligar volta tudo de novo ai tenho que fazer o msm ciclo que fiz pra dar certo. kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcelo Araújo pode ser que esse sinal ADP_EN esteja sumindo quando tem carregador e bateria juntos por conta da proteção OCP ou algo do tipo. Pode ter conflito de carga no circuito do charge. Na imagem do post #7 o pino 7 está em 0, e eu imagino aqui que deveria ter tensão nesse pino para ter ICS alto. Tem que da uma estudada nesse integrado charge e analisar o comportamento do U8.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, LEONTEC disse:

@marcelo Araújo pode ser que esse sinal ADP_EN esteja sumindo quando tem carregador e bateria juntos por conta da proteção OCP ou algo do tipo. Pode ter conflito de carga no circuito do charge. Na imagem do post #7 o pino 7 está em 0, e eu imagino aqui que deveria ter tensão nesse pino para ter ICS alto. Tem que da uma estudada nesse integrado charge e analisar o comportamento do U8.

Te confesso que esses componentes não entendo o funcionamento certinho não.   kkk 

Mas vou seguir seu raciocínio!!! OBG!!! 

ScreenShot_20211216220147.png

Editado: por marcelo Araújo
falta informação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcelo Araújo vc menciona que a placa funciona somente com carregador ou só com bateria. Juntos a tensão que está prevalecendo pelo menos segundo as tensões da imagem que postou é da bateria. O carregador que está colocando é de 90W ou 120W? Esse circuito é complexo, então tem que verificar tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, LEONTEC disse:

@marcelo Araújo vc menciona que a placa funciona somente com carregador ou só com bateria. Juntos a tensão que está prevalecendo pelo menos segundo as tensões da imagem que postou é da bateria. O carregador que está colocando é de 90W ou 120W? Esse circuito é complexo, então tem que verificar tudo.

Boa tarde pra todos!!!

Ele mudou o comportamento novamente agora não liga mais com a bateria só liga e funciona normal quando conectado só o carregador mas continua se conectar

bateria e depois carregador não liga, e se plugar o carregador e ligar e encaixar a bateria assim que ele inicia o Windows ele desconecta o carregador sozinho e fica só na bateria.

já começo a desconfiar da própria bateria vou fazer o pedido de uma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...