Jump to content
elias.girardi

notícia O que é Web3 e como ela mudará a maneira como usamos a Internet?

Rate this topic

Recommended Posts

 

 

010150211217-web3.jpg.ba70911ba603ded45f1d1028d39712ac.jpg

A Web3 começa definindo sua própria tendência e tentando se livrar da mercantilização ao abandonar o ".0" e o espaço. [Imagem: Pixabay]

 

Uma nova internet?

 

Mais uma palavra da moda está empolgando a internet: O chavão do momento é Web3.

 

Mas o que exatamente é Web3? A revista britânica New Scientist fez um levantamento das promessas, sonhos e riscos que estão sendo associados e que envolvem o conceito.

 

Eis aqui o que você precisa saber.

 

O que é Web3?

 

Basicamente, a ideia por trás da Web3 é pegar a Web (www, ou world wide web) como a conhecemos e adicionar a tudo a tecnologia de registro distribuído, ou cadeias de blocos (blockchain), a mesma usada pelas criptomoedas.

 

Direito de propriedade na internet

 

E por que alguém pensaria em fazer isso?

 

A web já foi vista como uma utopia, em que qualquer um poderia fazer qualquer coisa, mas os proponentes da Web3 afirmam que a web hoje é dominada por grandes corporações e algoritmos proprietários.

 

As cadeias de blocos podem levar para a internet o direito de propriedade, e fazer isso de forma igualitária. "A Web3 é uma forma de lidar com o trauma da perda de um ex-possível grande futuro para a internet," disse Niels Ten Oever, da Universidade de Amsterdã, nos Países Baixos, um dos defensores da ideia.

 

Por que Web3?

 

A primeira web foi a tradicional world wide web, lançada por Tim Berners-Lee em 1989, que permitia que pessoas com conhecimento técnico colocassem informações online de forma descentralizada, e interligassem essas informações por meio de hiperlinks.

 

O termo Web 2.0 foi cunhado por Darcy DiNucci em 1999 e mais tarde popularizado e largamente "mercantilizado" por Tim O'Reilly durante uma conferência em 2004. O movimento consistiu basicamente no desenvolvimento de ferramentas fáceis de usar que permitiram a qualquer pessoa criar conteúdo online, e não apenas especialistas, mas ao custo da centralização no que viriam a se tornar os "gigantes da tecnologia" que temos hoje, como Meta (Facebook) e Google.

 

A Web3 começa definindo sua própria tendência e tentando se livrar da mercantilização ao abandonar o ".0" e o espaço. Mas seu principal apelo, segundo seus apoiadores, é permitir o melhor dos dois mundos anteriores: Ferramentas descentralizadas, facilidade de uso e manutenção dos direitos de cada um sobre o próprio conteúdo.

 

010150211217-orgao-supervisionar-internet.jpg.e86202ea2f42b066ea8204dd51859790.jpg

Alguns especialistas defendem que a internet seja supervisionada por um órgão equivalente à OMC. [Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

 

Como começar?

 

O núcleo da Web3 serão os aplicativos distribuídos, o que já significa mais um termo para se acostumar: dapps (Distributed APPlications). Eles serão construídos desde o princípio usando a cadeia de blocos Ethereum, que paga aos usuários que ajudam a manter sua rede online.

 

A ideia é que os aplicativos distribuídos tenham um papel semelhante aos das lojas, como a AppStore (Apple) e a PlayStore (Google). "Precisamos que o atrito seja removido e se criem casos de uso abrangentes, o que acontecerá quando mais desenvolvedores independentes começarem a lançar mais dapps construídos sobre as cadeias de bloco," defende Zoe Scaman, fundadora do estúdio de estratégia Bodacious e defensora da Web3.

 

Quais dapps já estão disponíveis?

 

Dos cinco principais dapps no momento, o mais popular é aquele que permite às pessoas trocarem criptomoedas, enquanto outro é para negociar tokens não-fungíveis (NFTs). Os outros três são jogos, semelhantes aos sucessos iniciais da AppStore, mas com uma diferença fundamental: Você pode ser pago em criptomoedas para jogá-los.

 

O que vai mudar na internet?

 

Os defensores da Web3 afirmam que sua proposta é criar um novo futuro ousado, projetado para tirar o controle das grandes plataformas de tecnologia e colocar o poder nas mãos dos cidadãos comuns: Uma internet descentralizada, onde o poder das pessoas supera o poder das empresas.

 

É claro que nem todos concordam em tudo, alguns afirmando, por exemplo, que uma arquitetura distribuída e a descentralização seriam possíveis e melhor alcançadas sem as cadeias de bloco.

 

"Se você construir uma arquitetura distribuída em uma infraestrutura centralizada, não estará descentralizando repentinamente a infraestrutura," critica Ten Oever. Embora a infraestrutura da web seja nominalmente descentralizada, na prática grande parte da internet roda em servidores hospedados por um punhado de empresas, como a Amazon - e o mesmo está acontecendo com a Web3, diz ele, já que as pessoas rodam dapps hospedados por apenas alguns provedores.

 

É certo que, como em todo novo empreendimento, há problemas que precisam ser resolvidos, e novos sempre surgem pelo caminho. Assim como aconteceu com a Web 2.0, o termo Web3 já está sendo rapidamente reivindicado por aqueles que estão tentando ganhar dinheiro rápido.

 

"Sempre haverá pessoas tentando ganhar dinheiro," reconheceu Scaman, "Mas também há pessoas incrivelmente talentosas construindo coisas incríveis."

 

Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=o-web3-como-ela-mudara-maneira-como-usamos-internet&id=010150211217

 

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By brlacerda
      Grande amigos, saudações a todos.
      Estou querendo passar algumas informações de área mais técnica a alguns jovens na minha cidade através de uma "ONG" que temos para ajuda dos mais carentes.
      Gostaria que se possível os amigos pudessem me ajudar com material técnico, pode ser com link's em site para que eu possa baixar, mas a principio gostaria da ajuda para saber por onde começar, para um jovem iniciante que ainda não tem noção e nem prática.
      Poderiam me ajudar? exemplo, alguém aconselharia um curso básico (até mesmo poderia comprar para repassar) , uma apostila ou algo do tipo?
      Desde já agradeço a atenção de todos.
    • By Elifaz
      Bom dia a todos, gostaria de compartilhar com vcs sobre esse museu. 
      You are not allowed to view links. Sign in or sign up. Esse museu é uma iniciativa de um velho amigo Antonio Pereira.
      Que desde meados de 2006-2007 tem esse projeto pessoal em mente, a ideia é basicamente criar um acervo de equipamentos eletrônicos, dos mais variados tipos, desde telefones, fitas K7 a osciloscópios e equipamentos industrias e outras coisa relativas a eletrônica,  tudo isso baseado em doações, pra se ter uma ideia o museu ja conta com mais de 7 mil itens catalogados, clicando na pagina vcs poderão saber um pouco mais desse bela iniciativa do Antonio Pereira, um mestre e amigo que a vida me deu. 
      Desde já agradeço a tenção de todos. 
    • By Eduardo ED
      1. Como conheceu o EletrônicaBR?
      Pesquisa no google apos um colega de trabalho me indicar
       
       2. Qual seu nível técnico? (Amador, Estudante, Técnico, Engenheiro, Empresário)
      formado em tecnico de informatica no Senai, e Analista de Sistemas na Una
       
       3. Quais habilidades relacionadas a eletrônica/informática você tem ou pretende adquirir?
      Impressoras, eletrotécnica em geral e programação
       
       4. Conte um pouco de você. Qualquer coisa.
      Trabalho como professor de informática, este fórum seria uma excelente fonte de pesquisa para minhas aulas
    • By wanderzip
      gostaria da ajuda de alguem do forum de como ativar uma fonte de tv lg de plasma modelo 60pb6500 na bancada para teste da mesma fora da tv.
      desde já agradeço
    • By cesaraff
      Ola Amigos ! 
       
      Estou com um All-in-one Dell (Placa 14091-1)
      Poderiam me falar como vocês fazem para gravar a bios EC no IT8739E dessa placa (14091-1) ?
      Tenho o SVOD mas essa placa não tem conector de teclado, pois é um All-in-one, já pensei em soldar os fios direto nas pernas os i/o mas notei que nesse i/o só tem do KSO0 ao KSO5 e KSI0 e KSI1, não tem o KSO6,7,9 e KSI2,3,4,5
       
      Obrigado


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...