Jump to content
djsync

notícia Dell apresenta Concept Luna notebooks reparáveis

Rate this topic

Recommended Posts

Web_Photo_Editor-1-4-1920x1024.thumb.jpg.acb6fc84a9d1284f354ad438d6ca36d4.jpg

Primeiro protótipo foi desenvolvido em parceria com a Intel; empresas esperam que descarte de componentes seja menor

 

Índice

  1. O que são notebooks reparáveis?
  2. Detalhes do Concept Luna
  3. Dell deseja reduzir descarte
  4. Quando isso chega ao mercado?

 

Continuando sua antecipação de anúncios para a CES 2022, a Dell apresentou uma solução para notebooks reparáveis focada em diminuir o descarte de peças. O primeiro protótipo do Concept Luna foi desenvolvido em parceria com a Intel e o principal detalhe é que sua placa-mãe é 75% menor, alocada abaixo da tela.

 

Com esta ideia que ainda não saiu do papel de forma escalonada, as duas empresas também esperam que a emissão de carbono na fabricação dos modelos diminua em 50%, estimativa valendo também para os descartes. Entenda tudo sobre a ideia da empresa agora mesmo.

 

O que são notebooks reparáveis?

Ainda não tão famosos no mercado de tecnologia, os notebooks reparáveis são produtos que, como o nome sugere, podem ser facilmente consertados no caso do problema de alguma peça. O foco é justamente fazer com que o descarte de computadores completos seja diminuído. Até porque, com a simples troca de um componente, você não precisa nem jogar o modelo fora, nem comprar um novo notebook (o que geraria ainda mais dano para o meio ambiente).

 

Concept-Luna-view-1-embargoed-until-Dec-14-1024x576.thumb.png.37ec1b35a97f8947bfb2064d941af7c5.png

Modelo é focado em permitir que donos façam troca de peças e descarte seja evitado.
(Foto: Dell/Divulgação)

 

A ideia não é tão recente, já que, em 2020, a empresa chegou a compartilhar que desejaria criar um ecossistema que ajudaria na popularização dos notebooks reparáveis. Um ano depois, o primeiro protótipo está finalmente pronto para ser apresentado ao público.

Concept-Luna-Materials-embargoed-until-Dec-14-1024x576.thumb.png.1f7e5ad692a0e1450a013be1b23eb5e2.png

Com apenas quatro parafusos, você mesmo pode fazer a troca de peças.
(Foto: Dell/Divulgação)

 

A ideia é permitir que todos os donos dos computadores portáteis deixem de comprar novos modelos quando uma simples peça parar de funcionar, e não só técnicos especializados possam fazer reparos. Mas a Dell foi mais além, também conseguindo diminuir a pegada e emissão de carbono dos modelos que estão no mercado.

 

Detalhes do Concept Luna

Já falando em como o modelo da Dell se diferencia dos atuais modelos no mercado, é importante citar que sua placa-mãe passou por uma redução de 75% no tamanho. A empresa ressalta que o gasto de energia será menor, sem que a potência dos modelos de notebooks reparáveis seja afetada, o mesmo valendo para o descarte: 50% menor do que temos atualmente. Confira o vídeo de apresentação:

 

 

Outro fato interessante é que também será possível gastar menos energia (e consequentemente, menos carbono) para fabricar as máquinas que usarem o Concept Luna como base. A Dell ressalta que a pegada de carbono será 20% menor do que os modelos que estão sendo vendidos atualmente.

Concept-Luna-Keystone-and-KB-embargoed-until-Dec-14-1024x576.thumb.png.84e9e58de6bb34fd196bc8247a77387c.png

Teclado e demais partes podem ser facilmente removidas.
(Foto: Dell/Divulgação)

 

A placa-mãe que consta no modelo apresentado pela Dell também gastou 20% menos de energia para ser fabricada. Alocada abaixo da tela, a empresa ressaltou que isso pode fazer com que a bateria dure mais tempo do que estamos acostumados e até evitar que o modelo esquente, o que é muito comum.

No comunicado para a imprensa, foi explicado que não é necessário que uma ventoinha seja inserida no produto. Uma vez que com a placa-mãe longe das baterias, uma maior superfície estará sendo exposta para o ar de fora conseguir circular.

 

Citar

 

Este conceito e futuras iterações que se seguem, são como vamos construir sobre a liderança da economia circular existente que você vê em nosso portfólio de produtos hoje para examinar, reexaminar e reconsiderar cada etapa do ciclo de vida do produto, para entregar produtos ainda mais sustentáveis no futuro.

Glen Robson, 49 Diretor de Tecnologia do Grupo de Soluções para Clientes

 

 

Dell deseja reduzir descarte

Além de desenvolver um modelo para o mercado de notebooks reparáveis que gasta menos energia para ser fabricado, a Dell também conta com um sistema de peças padronizadas para que você não precise ir muito longe para consertar seu computador. Sempre que necessário, basta realizar a compra e fazer a troca do componente que deixou de funcionar.

Concept-Luna-device-view-embargoed-until-Dec-14-1-1024x576.thumb.png.2f2a9b581fea6078e16bceb54548db8c.png

Modelo não deve chegar ao mercado tão cedo, mas Dell provou que criação é possível
(Foto: Dell/Divulgação)

 

Se sabe que os componentes do protótipo da Dell e Intel são presos com linho e um polímero solúvel em água, o que torna a reciclagem mais fácil. Não é preciso ser nenhum especialista para saber que, atualmente, o lixo eletrônico descartado de forma incorreta pode causar diversos problemas para o meio ambiente, certo?

 

Quando isso chega ao mercado?

O Concept Luna é apenas uma explicação prática de que, caso as empresas se esforcem, é possível diminuir o gasto de energia na fabricação de computadores. A ideia da Dell e Intel deve ser levada como avanço importante, principalmente em um momento que as mudanças climáticas estão sendo bastante discutidas em todo o mundo.

Concept-Luna-display-embargoed-until-Dec-14-1024x576.thumb.png.294c85ba6c7550e4f59179d51bdd284d.png

Protótipo da Dell e Intel deve estar sendo exibido na CES 2022
(Foto: Dell/Divulgação)

 

Devido a ser apenas um conceito de produto, ainda não há uma data certa para que os modelos de notebooks reparáveis fiquem mais populares, mas se sabe que a Dell deve dar mais detalhes e exibir seu protótipo durante a CES 2022, que acontece entre os dias 05 e 05 de janeiro.

Você acha que o Concept Luna pode ser popular entre os fabricantes de computadores? Diga pra gente nos comentários!

 

 😉Deixe seu Like  j+

 

 Você também pode postar notícias, só ler este tópico e seguir as dicas:

 

fonte: showmetech

Edited by djsync
  • Like 5
  • Nice 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Os caras querem inventar um notebook lego.... Algo por trás deve existir... Não tem almoço grátis neste mundo da tecnologia...

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

O grande problema dos notebooks atualmente é o alto preço das peças. Muita gente consertaria um notebook se o valor não ultrapassasse a metade de um notebook novo.

Chega aqui na assistência clientes com notebooks mais velhos, porém funcionais com a tela quebrada, por exemplo. Eles não mandam arrumar quando descobrem que o valor de uma tela está na casa dos 1000 reais. Isso é apenas um exemplo...

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites
5 horas atrás, elias.girardi disse:

O grande problema dos notebooks atualmente é o alto preço das peças. Muita gente consertaria um notebook se o valor não ultrapassasse a metade de um notebook novo.

Chega aqui na assistência clientes com notebooks mais velhos, porém funcionais com a tela quebrada, por exemplo. Eles não mandam arrumar quando descobrem que o valor de uma tela está na casa dos 1000 reais. Isso é apenas um exemplo...

@elias.girardi, conforme o notebook, ja aviso que pra trocar tela somente se eu achar uma tela usada. Se o cliente não quiser nem perco mais tempo.

  • Like 1
  • Nice 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By Wallace Servato Bertolaccini
      Boa tarde, estou com um notebook DELL XPS L502X que o mesmo reconhece a bateria porém no icone do windows dela fica 0% disponivel (conectado) .
       

       
      Já atualizei o windows, e instalei todos os drivers atualizados. Bios não consegui atualizar mas aparentemente já está na ultima versão (A12). 
       
      Antes de partir pra um possível reparo no CI Charger, eu tentei carregar a bateria na fonte assimétrica mas não tive nenhum resultado, se alguém puder me orientar como eu carrego a mesma na fonte de bancada eu agradeço. 
       

       
       
      Setei a tensão da fonte assimetrica pra 11.1V e corrente 500mA e coloquei as agulhas nos respectivos terminais positivo e negativo porem não teve nenhum consumo de corrente na fonte assimétrica.

       
    • By Suporte GSM!
      Galera muito cuidado ao comprar esse modelo de notebook, o mesmo contem varias versões e as pessoas acabam comprando o modelo inferior 
      com Gtx1650 o qual o teclado não e RGB, a dell não tira essas dúvidas então, achei justo compartilhar aqui com vcs
    • By Carlos A. Ribeiro
      Olá!
      Estou realizando um reparo em uma fonte dell, na qual um CI entrou em curto e não consigui identificá-lo. Assim, dei uma pesquisada e vi que poderia ser o TNY280, então coloquei um. Porém, quando liguei para testar na lâmpada em série, saiu uma faísca na região do CI. Abri a fonte novamente e vi que um resistor de 0,5 ohm abriu, por isso, fiquei em dúvida se esse poderia ser o CI certo. Alguém saberia me dizer se este é mesmo o CI correto?
    • By carlos noteblu
      Olá caros colegas, estou com esse equipamento com ausência de componentes, não consegui nem esquema e nem boardview, caso alguém tenha e poder colocar para donwload fico agradecido. 
      Mais estou com uma placa que veio com defeito de bios, consegui fazer ela funcionar, mais ela veio com componentes faltando logo abaixo da memória. Cliente ja informou que havia feito a troca da placa porém a um tempo atrás e não se deparou com tal ausência. Pelo que pude verificar falta um transistor e um resistor.


    • By Erik Almeida Morais
      Estou precisando do esquema eletrico da fonte dell, modelo FA65NE0-00, devido a falta de um componente a mesma não funciona. 

      PN: RX959
      MODELO: FA65NE0-00
      INPUT: 100-240V-50-60Hz 1.5A(1,5A)
      OUTPUT: 19.5V(19,5V) 3.34A(3,34) 

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...