Jump to content
elias.girardi

notícia Telescópio James Webb: Como desdobrar a ciência do Universo

Rate this topic

Recommended Posts

010130211226-escudo-espacial-webb-2.jpg.7be5476854aa7408f1c6645d3bee121e.jpg

É o mais poderoso e mais caro telescópio da história. [Imagem: NASA]

 

Haja fôlego

 

O telescópio James Webb superou os dois principais e mais críticos desafios: Sua própria construção, cheia de desafios tecnológicos e gastos maiores do que o esperado, e o lançamento, a parte mais arriscada de qualquer empreendimento espacial.

 

Mas isto não significa que os motivos para segurar a respiração tenham terminado. Há muito o que esperar: Em primeiro lugar, uma etapa em que segurar a respiração ainda dará continuidade à tensão do lançamento, porque colocar o James Webb para funcionar envolverá uma série de passos em que nada pode dar errado.

 

Então, finalmente poderemos segurar a respiração apenas no sentido de ver os resultados desse equipamento que promete nada menos do que levar a astronomia e a cosmologia a uma nova etapa.

 

Desdobramento do James Webb

 

O telescópio James Webb está a caminho do Ponto de Lagrange número 2, ou L2, um local gravitacionalmente estável a 1,5 milhão de quilômetros do nosso planeta na direção de Marte - para comparação, o Hubble está a menos de 500 km da superfície terrestre.

 

O telescópio demorará 29 dias para chegar lá, mas muita coisa precisará acontecer durante essa viagem.

 

Como é grande demais, o Webb precisou ser dobrado e redobrado várias vezes para caber no foguete. Já no espaço, é hora de começar a desdobrar tudo.

 

010130211226-desdobramento-webb.jpg.8bbbd19ecb1aefdc2dd588a1ba2e933c.jpg

O processo de desdobramento e montagem do telescópio ocorrerá durante sua viagem ao L2. [Imagem: NASA]

 

Motores, cabos e dobradiças

 

O observatório tem 50 etapas de desdobramento ou abertura de peças, o que exigirá o funcionamento preciso de 178 mecanismos de acionamento. Só a estrutura do protetor solar do telescópio tem 140 mecanismos de liberação, 70 dobradiças, 400 polias, 90 cabos e oito motores de acionamento. Todos devem funcionar corretamente para que as cinco camadas de isolamento térmico sejam montadas conforme planejado e protejam o telescópio do calor do Sol.

 

Essa capa protetora começará a ser liberada já na próxima quarta-feira, mas levará pelo menos três dias até que ela esteja totalmente aberta. O "mastro principal", que sustenta os espelhos, se estenderá no dia seguinte.

 

Cerca de 10 dias após o lançamento, o Webb estenderá seu espelho secundário de 74 centímetros, aquele que receberá a luz concentrada pelos espelhos primários e os encaminhará para os instrumentos ópticos. Só então começará a abertura do espelho primário de 6,5 metros, composto por 18 segmentos hexagonais, e, em seguida, de suas duas "asas" laterais.

 

010130211226-webb-hubble-comparacao-1.jpg.dd74a7e878afdbcdde12059740ba2428.jpg

O Webb enxergará comprimentos de onda que o Hubble não vê. [Imagem: NASA]

 

Calibração e ajustes

 

Já com tudo aberto, e em sua configuração definitiva, o telescópio deverá chegar ao ponto L2 cerca de um mês após o lançamento.

 

Começará então o delicado e demorado - os técnicos falam em até seis meses - processo de ajuste dos espelhos, que precisarão ser posicionados uns em relação aos outros com uma precisão de 150 nanômetros.

 

Tudo acertado, começará então o processo de ajuste e calibração dos quatro instrumentos do observatório, para deixá-los prontos para começar a etapa científica da missão, aquela quando começam as observações para valer.

 

010130211226-webb-hubble-comparacao.jpg.119fec79cff9c372fdaa2b7973bca65f.jpg

Enxergar outros comprimentos de onda significa ver mais longe, enxergando os primórdios do Universo. [Imagem: NASA]

 

Enxergando o passado

 

O telescópio James Webb se concentrará em quatro áreas principais da astronomia e da cosmologia: Observar as primeiras luzes do Universo, a estruturação das galáxias no Universo primordial, o nascimento das estrelas e observar a estruturação de sistemas protoplanetários e o nascimento dos planetas.

 

Em outras palavras, isso envolve examinar todas as fases da história cósmica, das primeiras luzes após o Big Bang até a formação das estrelas, dos planetas e das galáxias, além da evolução de cada um desses sistemas.

 

010130211226-webb-luzes.jpg.fc76dc6c4199bd5c8c5fbe8e43710d35.jpg

Os diversos comprimentos de onda permitem ver assinaturas de elementos e moléculas, incluindo as envolvidas na vida. [Imagem: NASA]

 

Missão científica do Webb

 

A NASA resume esses objetivos científicos em quatro temas:

 

1. O Fim da Idade das Trevas: Primeiras Luzes e Reionização - a observação em infravermelho permitirá observar como o Universo era a mais de 13,5 bilhões de anos, para ver as primeiras estrelas e galáxias se formando na escuridão do Universo primordial.

 

2. Estruturação das Galáxias: A sensibilidade infravermelha sem precedentes permitirá comparar as galáxias mais fracas e antigas com as grandes espirais e elípticas de hoje, ajudando-nos a entender como as galáxias se agrupam ao longo de bilhões de anos.

 

3. Nascimento das Estrelas e Sistemas Protoplanetários: O Webb será capaz de ver através e dentro de enormes nuvens de poeira que são opacas para os telescópios de luz visível, como o Hubble, onde estrelas e sistemas planetários estão nascendo.

 

4. Sistemas Planetários e as Origens da Vida: O Webb nos permitirá observar a atmosfera dos planetas extrassolares, ou exoplanetas, e talvez até encontre blocos de construção da vida em outras partes do Universo. Além de outros sistemas planetários, o telescópio também estudará objetos dentro de nosso próprio Sistema Solar com uma resolução inalcançável com o Hubble.

 

Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=telescopio-james-webb-como-desdobrar-ciencia-universo&id=010130211226

 

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By brlacerda
      Grande amigos, saudações a todos.
      Estou querendo passar algumas informações de área mais técnica a alguns jovens na minha cidade através de uma "ONG" que temos para ajuda dos mais carentes.
      Gostaria que se possível os amigos pudessem me ajudar com material técnico, pode ser com link's em site para que eu possa baixar, mas a principio gostaria da ajuda para saber por onde começar, para um jovem iniciante que ainda não tem noção e nem prática.
      Poderiam me ajudar? exemplo, alguém aconselharia um curso básico (até mesmo poderia comprar para repassar) , uma apostila ou algo do tipo?
      Desde já agradeço a atenção de todos.
    • By Elifaz
      Bom dia a todos, gostaria de compartilhar com vcs sobre esse museu. 
      You are not allowed to view links. Sign in or sign up. Esse museu é uma iniciativa de um velho amigo Antonio Pereira.
      Que desde meados de 2006-2007 tem esse projeto pessoal em mente, a ideia é basicamente criar um acervo de equipamentos eletrônicos, dos mais variados tipos, desde telefones, fitas K7 a osciloscópios e equipamentos industrias e outras coisa relativas a eletrônica,  tudo isso baseado em doações, pra se ter uma ideia o museu ja conta com mais de 7 mil itens catalogados, clicando na pagina vcs poderão saber um pouco mais desse bela iniciativa do Antonio Pereira, um mestre e amigo que a vida me deu. 
      Desde já agradeço a tenção de todos. 
    • By Eduardo ED
      1. Como conheceu o EletrônicaBR?
      Pesquisa no google apos um colega de trabalho me indicar
       
       2. Qual seu nível técnico? (Amador, Estudante, Técnico, Engenheiro, Empresário)
      formado em tecnico de informatica no Senai, e Analista de Sistemas na Una
       
       3. Quais habilidades relacionadas a eletrônica/informática você tem ou pretende adquirir?
      Impressoras, eletrotécnica em geral e programação
       
       4. Conte um pouco de você. Qualquer coisa.
      Trabalho como professor de informática, este fórum seria uma excelente fonte de pesquisa para minhas aulas
    • By wanderzip
      gostaria da ajuda de alguem do forum de como ativar uma fonte de tv lg de plasma modelo 60pb6500 na bancada para teste da mesma fora da tv.
      desde já agradeço

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...