Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

acer 5742 (placa PEW71A-6582P L) quimando ci mosfet

Avalie este tópico:


Wellington

Posts em destaque

boa tarde galera, to com uma descrita no titulo aqui na bancada, ele chegou morto, sem acender nenhum led, ele estava com os ci's mosfets PQ90 e PQ87 e o capacitor C105 em curto.

 

os mosfets fazem um vcore e o capacitor fica centro do soquete da cpu.

 

fiz a substituição dos componentes em curto por outros iguais, de mesma nomenclatura, a placa funcionou, quando começou a carregar o sistema operacional ele apagou geral, fui checar os mosfets q tinha trocado e eles entraram em curto novamente.

 

sera q a cpu pode estar causando isso? no caso e um core i3.

 

os mosfets PQ88 e PQ92 fazem parte da mesma linha estão a frente e não queimaram,medi eles e estão ok.

 

o q vcs acham, da uma ideia ! vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estava me esquecendo de dizer

 

quando a placa estava na bancada ficou um tempinho ligada na tela de post, so depois q coloquei o hd e começou a carregar o sistema operacional, carregando arquivos para fazer o reparo de inicialização o negocio deu a zebra nos fets.

 

so q nao lembro se o tempinho e ficou na tela de post equivale ao tempo gasto pela inicialiçao no hd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

coloquei outros mosfets na placa e liguei ela

 

tem 5 min q esta ligado na tela de post e nao queimou eles, mas se colocar o hd e começar a rodar o sistema operacional eles vao pro saco

 

quando exige mais potencia da cpu eles queimam

 

notei q eles eles estao aquecendo mais q os demais mosfets da placa, principalmente o pq90

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde

como tu nao mencionou  se trocou o capacitor, te pergunto, ele eh de 330nF? , se for troca ele e todos os outros que tiver nesta mesma linha, pois podem estar alterados, jah aconteceu comigo, neste circuito do vcore eh muito importante estes capacitores estarem 100%

 

se ajudei, joinha

 

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde

como tu nao mencionou  se trocou o capacitor, te pergunto, ele eh de 330nF? , se for troca ele e todos os outros que tiver nesta mesma linha, pois podem estar alterados, jah aconteceu comigo, neste circuito do vcore eh muito importante estes capacitores estarem 100%

 

se ajudei, joinha

 

valeu

 

vc estava com esse mesmo problema? a placa funcionava, mas queimava os fets do vcore?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde

como tu nao mencionou  se trocou o capacitor, te pergunto, ele eh de 330nF? , se for troca ele e todos os outros que tiver nesta mesma linha, pois podem estar alterados, jah aconteceu comigo, neste circuito do vcore eh muito importante estes capacitores estarem 100%

 

se ajudei, joinha

 

valeu

 

vc estava com esse mesmo problema? a placa funcionava, mas queimava os fets do vcore?

 

 

 

 

 

ja aconteceu comigo sim, mas outros 2 modelos de placa, agora nao lembro, mas eram um philco e um sti, q funcionavam uns dias e retornavam com fet do Vcore em curto , daih eu injetava tensao na linha do vcore e ele aquecia e geralmente levava junto os capacitores, por isso acredito q se os capacitores estiverem meia boca , no momento q o processador estiver funcionado no maximo o circuito falhe como um todo, queimando fet e/ou capacitor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ae galera, substitui todos os capacitores de tântalo de 330uf que fazem parte da linha, no total sao 4 c105,c273,c275,c272.

 

os mosfet nao estao esquentando pra caralho como antes.

 

o note funcionou, fez o reparo do sistema operacional, e ja esta funcionando aqui com a tela na area de trabalho.

 

durante o reparo do s.o eu estava fazendo a leitura da voltagem do vcore e estou monitorando ate agora, durante o reparo do s.o a voltagem chegou a cair para 850mV em momentos de alto uso de cpu, agora em repouso na area de trabalho a tensao oscila na casa do 970mV.

 

queria saber se essa queda de tensao esta dentro dos padrões?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

image.php?di=XS9E

 

TÓPICO TRANCADO!!!

 

 

Tópico abandonado pelo Autor!

 

Não abandonem seus tópicos, resolvendo ou não, a comunidade precisa do seu retorno e finalização do tópico!

 

Lembre-se:  Você poderá precisar do fórum novamente, ninguém quer gastar seu tempo ajudando se o autor não dá o feedback em seus tópicos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Gilson Macedo alterou o título para acer 5742 (placa PEW71A-6582P L) quimando ci mosfet
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...