Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer Aspire 5252 - LA-6552P- Morto, agora não sobe imagem

Avalie este tópico:

diego.lv

Posts em destaque

Boa noite,

estou com um notebook, muito complexo, peguei esse notebook totalmente morto, sem as tensoes primaria de 5v e 3v;

depois de fazer uma analise, consegui achar o mosfet PQ27 em curto, depois disso o notebook começou a dar todas as tensoes

porem com o processador original do cliente, o notebook liga e em seguida desliga, já com o Meu processador, ele liga mas não gera imagem. observando também que esse equipamento não parte sem estar com o processador plugado.

apos horas de analise, eu fiz os seguintes procedimentos:

=>reballing chipset de video

=>reflow no soket

=>substituicao, memoria, processador, bateria da cmos

=>regravaçao da bios

o processador e chipset tudo aquecem normalmente, e as voltagens todas presentes.

19v

5v

3.3v

1.5v

1.10v

alguem tem algum sugestão?

agradeço desde já.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

diego.lv, o processador que você está testando é igual? Normalmente o circuito do processador tem algo como "identifier", que identifica o processador e libera a tensão de acordo com ele. O ideal seria testar esses pinos e ver se essa tensão está correta, se não há nada impedindo o circuito de reconhecer o processador inserido.

Testou o circuito de proteção? Talvez com o processador do cliente, que seja o correto, a placa não apenas liga, mas processa, só que neste processo acaba se desligando por causa de alguma informação enviada ao super i/o de que possa estar aquecida.

Link para o comentário

consegui achar o mosfet PQ27 em curto, depois disso o notebook começou a dar todas as tensoes

El mosfet PQ27 alimenta varios circuitos que se pueden haber dañado.

-verifique +0.75VSP en chip PU9.

-verifque +CPU_VDDRP en chip PU12.

Compruebe también el consumo de corriente y postee los resultados.

Saludos.

O MOSFET PQ27 alimentar vários circuitos que podem ter sido danificados.

Check-in chip PU9 0,75 VSP.

Chip Verifque +-PU12 CPU_VDDRP.

Verifique também o consumo de energia e eu postei os resultados.

Saudações.

Link para o comentário

diego.lv, o processador que você está testando é igual? Normalmente o circuito do processador tem algo como "identifier", que identifica o processador e libera a tensão de acordo com ele. O ideal seria testar esses pinos e ver se essa tensão está correta, se não há nada impedindo o circuito de reconhecer o processador inserido.

Testou o circuito de proteção? Talvez com o processador do cliente, que seja o correto, a placa não apenas liga, mas processa, só que neste processo acaba se desligando por causa de alguma informação enviada ao super i/o de que possa estar aquecida.

otima analise, realmente não quer dizer que o processador do cliente está danificado, porem os meus processadores estão todos testados, e são diferentes os meus São TMM520DB02GQ... TURION II, compativel com o chipset q é um ati final 2001.

já o processador do cliente é um AMD VM140SGR12GM ....AMD PROCESSOR

estou desconfiado do chipset pois fazer a ponte diretamente com o processador, vou trocar pra por um funcionando, quem saber troco até o super io.

como não tenho osciloscopio não vou poder dizer qual frequencia a maquina ta gerando, e onde ta enviando e recebendo os pulso.

Link para o comentário

consegui achar o mosfet PQ27 em curto, depois disso o notebook começou a dar todas as tensoes

El mosfet PQ27 alimenta varios circuitos que se pueden haber dañado.

Compruebe también el consumo de corriente y postee los resultados.

Saludos.

O MOSFET PQ27 alimentar vários circuitos que podem ter sido danificados.

Check-in chip PU9 0,75 VSP.

Chip Verifque +-PU12 CPU_VDDRP.

Verifique também o consumo de energia e eu postei os resultados.

Saudações.

obrigado pelo contato, eu acabei de remover o Chipset Norte. mas sem o chip as medições deram esse resultado:

1) com o processador do CLIENTE:(liga e desliga em seguida)

PU9

pin1=1.5v

pin2=0v

pin3 e pin4 =0.74v

pin 5,6,7,8 =3.3v

PU12 +CPU_VDDRP = 0V

2)com MEU processador de TESTE Turion liga e permanece ligado.

PU9

pin1=1.5v

pin2=0v

pin3 e pin4 =0.74v

pin 5,6,7,8 =3.3v

PU12 +CPU_VDDRP = 1.05v

* a placa está sem chipset de video, estou trocando por outro funcionando, mais tarde eu posto os valores encontrado com o chip na placa.

Link para o comentário

O responsável por esse reconhecimento é também o bios. Lembre-se de que quando queremos colocar um processador mais novo numa placa precisamos atualizar o bios, certo? Então essa informação está no arquivo de bios, e se houver algum  defeito no firmware de bios a placa não vai ligar. Regrave o bios.

Link para o comentário

Pessoal,

=> coloquei um chipset funcionado e não subiu vídeo

=>troquei o ci da bios por um compatível e regravei,

=> troquei o super IO.

nenhum componente esquentando alem do normal, e tensao em todos os pontos.

me restou somente o chipset sul. vou faze-lo tb. e depois posto os resultados, mas não tenho esperanças

Link para o comentário

após fazer todos os procedimentos abaixo

mesmo obtendo todas tensoes não consegui resolver o problema desse notebook, depois de 3 dias trabalhando em cima dele nada foi resolvido.

procedimentos execultados

=>reballing chipset de video

=>reflow no soket

=>substituicao, memoria, processador, bateria da cmos

=>regravaçao da bios

=> coloquei um chipset funcionado e não subiu vídeo

=>troquei o ci da bios por um compatível e regravei,

=> troquei o super IO.

=>troca dos critais

=>reballing chipset sul

tensoes encontradas apos trocar o pq27:

Caso alguem tenha um notebook dessse morto, observe o mosfet PQ27, fica a dica.

19v

5v

3.3v

1.10v

0.75v

2.5v

gostaria de agradecer a todos que me ajudaram... e pedir um joinha pelo esforço. :)

gostaria de pedir um joinha

Link para o comentário

Boas Só hoje vi o topico mas nesses modelos se não estou em erro dois condensadores junto ao banco das memorias, não estou certo se é nesse modelo mas na acer existe um serie que é esse o defeito

Cumps

o modelo que geralmente tem dois capacitores e dão curto são os 5920, modelo mais antigo e processadores intel... esse aqui não tem capacitores perto, mas se quiser posso mandar uma imagem da placa, quem sabe vc possa me ajudar marcando o lugar

Link para o comentário

boa noite andei verificando que o PQ27 faz parde da fonte +1.5VP a qual alimenta vários circuitos são eles PU12 APL5915KAI, PU9 UP7711U8, U27  SI4800BDY seria as principais pelo que pude analisar rapidamente não custa verificar.

Muito obrigado pela dica, mas eu verifiquei todas as tensoe, e deu exatamente todas tensoes, nada diferente..

infelizmente não vou consegui resolver, e nem tenho mais prazo, esse caso era um dos casos isolados cujo queria resolver, mas não foi dessa vez, agradeço a todos que ajudaram, e joinha para todo mundo.

Link para o comentário

Diego, cheguei no seu Tópico por que estou com uma placa dessa com o mesmo sintoma. Depois de ler todas as mensagem eu resolvi fazer o teste pratico de bga como mostra nesse link

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
e funfo fiz o procedimento no p/n e o vídeo subiu, o cliente autorizando agora eu parto para o reballing. no seu caso as vezes não deu certo o reflaw ou o próprio chipset pode esta danificado.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...