Jump to content
adriano vasco

em análise Asrock h81m-vg4 só liga sem processador

Rate this topic

Recommended Posts

Bom dia galera! Tô com essa plaquinha que só liga se tirar a CPU(mesmo sem o cabo de 12v plugado).Notei que a fase da memoria RAM estava com 2.3v quando deveria ter 1.5v,como essa tensão além de alimentar as memórias também alimenta o processador ele deve tá acionando proteção,mas enfim..Substitui o pwm das memorias e a tensão abaixou para 1.7v(bem alta ainda) Fui lá da uma olhada no pino de FB e tinha 1.5v sendo que segundo o datasheet ele deveria desarmar acima dos 1.2v(mais ou menos isso,não lembro direito).O que vcs acham? 

@adriano vasco estava uma placa, não de pc, que só ligava sem processador. Descobri um mosfet que alimentava entre outros ponto o processador.

Fiz a substituição e problema resolvido. Veja algo nesse sentido.

• Like 1

9 horas atrás, LEONTEC disse:

@adriano vasco encontrou o arquivo boardview dessa placa, para que possamos analisar a placa por ele?

Até achei o boardview,mas é de outra revisao,só de bater o olho vc já nota que é tudo bem diferente,acaba não ajudando muito.Mas o que vc acha dessa tensão ddr3 acima de 1.7v que não diminui de jeito nenhum? Já troquei pwm,mosfetes da linha e nada da tensão estabilizar em 1.5v

3 horas atrás, ljainfor disse:

@adriano vasco estava uma placa, não de pc, que só ligava sem processador. Descobri um mosfet que alimentava entre outros ponto o processador.

Fiz a substituição e problema resolvido. Veja algo nesse sentido.

Exatamente! No meu caso,o problema muito provavelmente é nessa fonte que alimenta a memória,como ela também alimenta o cpu é provável que ele esteja desarmando por alta tensão

9 horas atrás, LEONTEC disse:

@adriano vasco encontrou o arquivo boardview dessa placa, para que possamos analisar a placa por ele?

Pensei também em da uma olhada no divisor resistivo,mas parece que o pino de feedback tá ligado não só em dois,mas vários resistores,ae complica..

34 minutos atrás, adriano vasco disse:

Pensei também em da uma olhada no divisor resistivo,mas parece que o pino de feedback tá ligado não só em dois,mas vários resistores,ae complica..

O que dificulta a sua analise e ainda mais a minha, é a falta de um arquivo para você possa realizar uma analise detalhada e posta aqui pra nós. Já eu não posso lhe ajudar com mais eficiência.  

• Sad 1

@adriano vasco A tensão no pino de FB teria que estar estável em 0,8V, que é a referencia interna, verifique a integridade das trilhas UGATE, LGATE, PHASE, etc. Você já trocou os mosfets, certo?

O CI já havia sido trocado quando você recebeu a placa ou estava original?

• Like 1

1 hora atrás, adrianopluz disse:

@adriano vasco A tensão no pino de FB teria que estar estável em 0,8V, que é a referencia interna, verifique a integridade das trilhas UGATE, LGATE, PHASE, etc. Você já trocou os mosfets, certo?

O CI já havia sido trocado quando você recebeu a placa ou estava original?

Obrigado! Vou ver as trilhas.Não sei dizer se veio com o original,mas depois de trocar os mosfetes sem sucesso eu ja troquei logo ele,depois disso,a tensao que estava acima dos 2V,caiu para 1.7V.

Por que essa pergunta sobre se o CI era ou não original? Eu não posso sair pegando de qualquer placa ddr3 que é a mesma coisa? Se não tiver a mesma numeração pode dar algum problema?

@adriano vascosolde um fio no pino de feedback, coloque um resistor de pelo menos 4k7 e em serie um potenciômetro de mesmo valor ou 5k conectado ao terra e faça a regulagem da voltagem do feedback para a tensão que seria ideal e veja se a placa starta.      Pode ter algum resistor alterado nesses resistores ai em paralelo.     

• Like 1

5 horas atrás, celiospy disse:

@adriano vascosolde um fio no pino de feedback, coloque um resistor de pelo menos 4k7 e em serie um potenciômetro de mesmo valor ou 5k conectado ao terra e faça a regulagem da voltagem do feedback para a tensão que seria ideal e veja se a placa starta.      Pode ter algum resistor alterado nesses resistores ai em paralelo.     

A sua idéia foi ótima,o problema é que nao tenho potenciometro..Vc conhece alguma fórmula pra calcular os valores dos dois resistores de modo que tenha 0.8V no pino de feedback? 

@adriano vascoveja se consegue um resistor de 10k, coloque uma ponta dele no pino de feedback e a outra no GND e veja para quanto a tensão que esta dando 1.7v irá cair.  Se cair por exemplo, 1mV, é só colocar uma de pelo menos 6k8, 4k7 até chegar próximo do valor ideal.

• Like 1

Em 12/01/2022 às 19:44, adriano vasco disse:

Até achei o boardview,mas é de outra revisao,só de bater o olho vc já nota que é tudo bem diferente,acaba não ajudando muito.Mas o que vc acha dessa tensão ddr3 acima de 1.7v que não diminui de jeito nenhum? Já troquei pwm,mosfetes da linha e nada da tensão estabilizar em 1.5v

@adriano vasco Qual é a versão da placa?

Em 15/01/2022 às 02:40, adriano vasco disse:

3.01

Essa versão eu não tenho. Tenho a 1.0 e a 2.0 apenas desta placa.