Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Showbox Ultra HD ligado direto na rede AC

Avalie este tópico:

verinfo

Posts em destaque

Saudações.

Estou com um Showbox Ultra HD que foi ligado direto na rede AC em 127V, sendo que o mesmo deve ser alimentado por 12V DC.

Foram danificados, a princípio, os capacitores C4 e C5, o diodo D1 e o indutor L2, ambos SMD e localizados logo na entrada da alimentação.

A dificuldade no reparo está no fato de não ter conseguido o esquema do aparelho para verificar o valor destes componentes.

Conto com a ajuda dos amigos com alguma dica ou esquema.

Obrigado.

[mg]20[/mg]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai anotando aí:

D1-  SS34 = 40V/3A

C4-  10uf = vai achar ele no soquete do processador de placa mãe de desktop.

C5-  100nf

L2-  não tenho equipamento para medição, mas por enquanto coloca qualquer um pra fazer testes.

Pode conferir que U2 e U4 foram pro pau, pois entram 12v direto neles, sem falar do processador, né?!

U2 e U4 = ABl2VB ou AB12VB ou ABI2VB, não dá pra saber, mas está escrito como o primeiro codigo que passei.

U5 e U6 = CU2XE

Pra você não perder muito tempo, sugiro que ligue umas fontes reguláveis aí pra ver se o processador já era. Aí vai as tensões e os locais delas:

Bobinas:

L4-  5v

L7-  1,2v

L6-  3,3v

L8-  1,2v

Reguladores:

TU1-  entra 5v no pino 3 e sai 3,3v no pino 2

U1-    entra 3,3v no pino 3 e sai 1,5v no pino 2

Se precisar de mais algo, me fala, ok!

Link para o comentário

Só deus mesmo para dar uma ajuda assim...  :)

D1 (SS34) substituí por um SS36B, que tem especificações similares.

L2 troquei por um de tamanho igual ao original. Acredito que não seja crítico.

C5 já encontrei e C4 vou procurar nas minhas sucatas de MB.

U2 e U4, no meu caso, são AB12VA (ou ABi2VA ABl2VA), e não final VB como o seu. Não encontrei nada, nenhum datasheet ou citação na internet referente a esse componente.

Encontrei mais dois transistores estourados do outro lado da placa, próximo ao slot de cartão. São Q15 e Q10. Se puder me passar o modelo agradeço.

Vou refazer essa parte da entrada para poder verificar as tensões.

Não tenho muita esperança em recuperar esse aparelho, porém serve de aprendizado, sem falar que nossa experiência fica para posterior pesquisa de outros amigos.

Agradeço pela ajuda.

Link para o comentário

Bom dia, U2 e U4 acredito que o que vale são os quatro primeiros digitos, os dois ultimos deve ser lote de fabricação ou algo assim, mas são os mesmos ci. A unica coisa que dá pra saber sobre eles é que são reguladores de tensão tipo STEP-DOWN, datasheet não acha nem na china... :)

Quanto a Q15 e Q10, têm o código A1.., são mosfets de canal P de 30V / 4A, são responsáveis por ligar e desligar a alimentação dos tuners.

Para datasheet o codigo é AO3401 segundo o site

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
...

Qualquer dúvida, tamos ae!

Link para o comentário

Você tem razão deus, U2 e U4 já eram.

Por hora não vou injetar as tensões que você me sugeriu para testar o processador, pois mesmo que ele esteja bom não vou encontrar esse bendito ABI2VA ou similar para troca.

Vou devolver o aparelho.

Muitíssimo obrigado deus, você é demais!

Link para o comentário

Não desanime só por causa desses reguladores, Pode substituí-los por LM1085, que é uma regulador de 3 terminais para 3ah, ou lm1084 que é de 5ah. Eu mesmo já fiz isso em um Azbox Bravissimo! Basta fazer um circuito com o lm1084 e 2 resistores e já vai entrar12v e sair a voltagem que queira. Nesse caso vai usar 2 lm1084.

No circuito do showbox, puxe os 12v da entrada e injete a tensao regulada pelo lm1084 na bobina onde fica o ci...

Esse ci acha no mercado, mas se nao conseguir pode encontrar em placas de monitor lcd, dvd, placas de tv lcd, etc...

Da ultima vez que precisei, comprei na Compomil tanto o LT1085 (equivalente LM1085) quanto o FAN1084 (equivalente LM1084) :

Mas primeiro deve injetar as tensoes de 5v e 3.3v e fazer os testes pra saber se vai valer a pena o conserto!

Boa sorte!

Link para o comentário

Basta injetar 5v e 3,3v em L4 e L6. Os outros pontos não injete pois são fontes secundarias que variam dos 5v e 3,3v!

Confere:

#3,3v no pino 2 do TU1 e 1,5v no pino 2 do U1.

#1,2v em L7 e L8, se não tiver, U5 e U6 estarão ruim. Nesse caso, injete 1,2v nas duas L.

Se tiver 1,2v, deixe ligado por um minuto e repare se vai aquecer U7 (processador), U11 (embaixo da placa), U22 e U24. Se algum deles aquecer muito tá queimado, aí pode desistir pois o conserto não vai valer a pena...

Se não aquecer muito, então regrave a eprom (U20).

Esse é ponto final na linha de trabalho desse aparelho. Se chegar até aqui e ele não sobreviver, pode enterrar o bicho!  :'(

PS.: Se for desistir do conserto, converse com o cliente pra ver se me arruma o U17, dependendo do preço da peça + frete (carta comum)+ suas despesas para enviar (se voce puder, lógico!) eu fico com ele. Mas me fala o preço primeiro, ok! Tô com um aqui e o defeito é essa peça...

Link para o comentário

Coloquei as tensões de 5V e 3,3V em L4 e L6.

Apareceram as tensões que você indicou em TU1 e U1, mas não os 1,2V em L7 e L8.

Mesmo injetando 1,2V em L7 e L8 e deixando ligado por vários minutos, não percebi nenhum aquecimento.

Vamos fazer o seguinte: vou ver com o cliente se ele deixa o aparelho aqui. Se ele deixar, te mando ele inteiro e você paga somente o custo de envio.

Ele já comprou outro novo. Aqui é muito raro alguém reparar esse tipo de receptor porque estamos na fronteira com o PY.

Se quiser, me passe seu CEP para estimar o custo da encomenda.

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

Amigos bom dia!!!  Vou pegar carona neste post  se me permitirem é claro ........peço a ajuda dos senhores pois estou com um problema parecido com o desse receiver mas no meu caso é um prodigy nano ,segundo o cliente a fonte original queimou ,e venderam para ele uma fonte universal de notebook dessa que muda a voltagem e polaridade disse que usou um bom tempo e não teve problemas ate que um dia ligou e fumaceou . Bem o caso é os reguladores AB12JB iguais a este citados acima e mais um G546B1( regulador e chaveador 5volts USB) que estão estourados  junto com alguns eletrolíticos Retirei eles da placa e pesquisando encontrei substitutos para reposição no caso do AB12 é o AAW2 ou AAW3

o outro encontrei em sucata eletroliticos já substitui. O que preciso no caso é se alguém teria as voltagens que entram em cada bobina ou as voltagens que saem de cada ci AB12 pra eu poder efetuar o teste e ver se vai valer a pena o conserto se puderem me ajudar ficaria muito grato . me perdoem por meu primeiro post ser em uma resposta e ja um pedido de ajuda esquemas para esse aparelhos não existem se alguém tiver um aberto e puder me ajudar!!! desde ja muito obrigado!!!

Link para o comentário

Bom dia, os dois reguladores entram 12v neles e um deles sai 5v e o outro sai 3,3v.

Para saber a voltagem é fácil. Primeiro localize o chip eprom, geralmente é um ci de 8 pinos mais "gordinho" que esses reguladores aí... depois de localizar ele, meça continuidade do pino 8 da eprom para as bobinas que sai dos reguladores... umas das bobinas vai dar continuidade para o pino 8, então nessa bobina você deve injetar 3,3v. O outro regulador é o que libera 5v, então injete 5v nessa outra bobina...

Já esse ultimo regulador, não posso te afirmar com certeza mas se ele for um chaveador de 5v para o usb, de principio não vai fazer falta, porém se você tiver certeza que a função dele é essa então poderá injetar 5v direto na porta usb pra testes...

Faça esses procedimentos e me retorne pra dizero que deu, ok!

Link para o comentário

OK !!! muito obrigado deus pela resposta e mais ainda por ser tão rápido vou providenciar as medições  e sim tenho certeza que o g546 é um chaveador

não é um regulador me desculpe .......e no caso são quatro reguladores AB12 em linha um logo na entrada que acredito ser 5 volts  pois alimenta o G546 o segundo poder ser o de 3.3 por ter a bobina maior e o terceiro pode ser da 1,2 volts o quarto fica perto do Led do painel .tenho alguma experiência com receptores antigos que vinham com fonte numa pcb com voltagens separadas esses modelos com fonte externa e distribuição dc/dc complicaram um pouco.......

Link para o comentário

certo, então sobre o g546 não temos duvida (eu tinha procurado o datasheet dele mas não tinha achado...), agora sobre os reguladores, então são 4 desses?! O que regula 3,3v é mais fácil de saber qual é. O de 5v provavelmente a bobina dele vai na entrada desse G546...

Confirme pra mim se todos os 4 reguladores entram 12v neles, ok... fico no aguardo...

Vou ver se consigo um aparelho igual aqui pra te auxiliar!

Link para o comentário

Bom dia ! acha necessário abrir um tópico para esse aparelho ? Sim todos ab12 entram 12volts que vem de uma mesma trilha direto do dcjack , aqui a flash tem 16 pinos é um Winbond 250128BVFG

não pude injetar tensões ainda pois precisei terminar uns note b para entregar hj. vou tirar uma foto para facilitar! todos da familia duo sat e braviss vem com essa configuração agora ..

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...