Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido HP Pavilion G4 - da0r23mb6d1 rev: d - não liga

Avalie este tópico:


Dionatha Alves

Posts em destaque

Olá, esse note não liga, chega 3.3v no botão power e zera ao apertar, o led branco do jack apenas pisca 3x e nada acontece, verificado as bobinas pl20 e pl21 estão zeradas, no pino 8 da bios tem 3.3v.

O esquema que estou usando não 100% igual a placa, o i/o na placa é u51 no esquema é u5, mas já serve pra analisar. O ci que gera 3.3v e 5v é o pu3, as tensões nos pinos dele são:

8: 3.3v
9: 4.7v
13: 2.8v
16: 19.5v
17: 5v
22: 4.8v
23: 0v apertando ou não o power

Editado: por Dionatha Alves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Dionatha Alves alterou o título para HP Pavilion G4 da0r23mb6d1 - não liga

@Dionatha Alves Acredito que esse CI PU2 aquecendo não seja normal, de uma verificada nos pinos dele, parece que ele tem um regulador interno LDO de 12V, então uma sobrecarga nessa linha iria causar um aquecimento deste CI.

 

Verifique os seguintes pinos do PU2 e poste as tensões aqui para analisarmos.

 

Pino13

Pino14

Pino15

Pino17

Pino20
 

Também verifique qual a resistência em relação ao GND nos pinos 5, 6, 7 e 8.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Dionatha Alves disse:

@adrianopluz realmente pu2 tem um reg 12v no pino 13, está marcando 11.76v

Screenshot_2.jpg

essa tensão de 12v batendo 11.76v no multímetro é tolerável!

o que não da pra tolerar é o pino17 batendo 19v ao invés de 28v.

Sem sombra de duvidas tem alguma coisa errada no circuito de entrada ou nesse pu2!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dionatha Alves desculpas por não responder mais rápido. Eu estou deis de sexta gripado e febre de vez em quando.

 

Cara, a placa tem 19v passando pelo mosfet da entrada PQ48 e alimento a habilitando o integrado de 3 e 5v. Então vejo problema nele PU3, já que nas suas aferições do PU3 as tensões estão ausentes nos pinos VREF e nas ENTRIP. Agora, você teria que analisar se as tensões dessas bobinas pl20 e 21 só vai subir depois do power. Veja também AD_ID.

A tensão de +3VPCU alimenta boa parte dos circuitos de standby. Não sei bem se essas bobinas teria que ter tensão antes do power.

E como já foi mencionado, esse aquecimento não é normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Dionatha Alves disse:

23: 0v apertando ou não o power

No caso desse pino 23, vejamos que ele recebe a tensão de +3VS5 da PL21. Verificou o pino 18 antes e depois de pressionar o power? 

 

Analisando novamente aqui o esquema, as bobinas pl20 e 21 devem subir tensão mesmo antes do power. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC a meu ver ele tem um defeito no PQ48!
Se ele tem 19v no pino 17 do PU2, PQ48 por sua vez deveria entrar em corte até porque é um mosfet canal N, se a tensão de gate e igual a tensão de source ele deveria cortar!

No ci PU2 pino 17 ele deveria ter uma tensão em torno de 28v, então esse seria o primeiro defeito!
Pu2 também pode estar ruim porque não está liberando a tensão de +VH28, mas isso só podemos constatar depois que ele confirmar se PQ48 esta ou não ruim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Dionatha Alves disse:

Realmente tudo leva a crer que o pu2 esteja ruim mesmo, pior que não tenho nenhum desses substitutos na sucata, vou ver se acho esse p2806 pra pedir

 

Sei que a conversa aqui está já bem adiantada, mas já peguei esse equipamento com este mesmo sintoma e para minha surpresa o defeito era o DC Jack, este equipamento precisa do sinal da fonte para ligar, quando sinal ausente e pressiona o power ele pisca o led e não faz nada, ou seja se vc alimentar a board com uma fonte de bancada ela não vai ligar a não ser que você simule o sinal DC da fonte eu fiz isso colocando um resitor de 330Ohm em série para alimentar o sinal.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Dionatha Alves disse:

O ci que gera 3.3v e 5v é o pu3, as tensões nos pinos dele são:

8: 3.3v
9: 4.7v
13: 2.8v
16: 19.5v
17: 5v
22: 4.8v
23: 0v apertando ou não o power

@fabiano.julio pino 16 do pu3 tem VIN. Ele tem que nos confirmar se as aferições dele com relação aos pinos estão corretas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No post#11 o @Dionatha Alves  menciona que no pino 17 do PU2 ele tem 19v !
se ele tem 19v no pino 17 logo no gate de PQ48 deveria ter a mesma tensão!

é ele quem libera o sinal +VAD (19v) passar do source para o dreno!

confere lá @LEONTEC

Editado: por fabiano.julio
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Dionatha Alves alterou o título para HP Pavilion G4 - da0r23mb6d1 rev: d - não liga

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...