Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise No-break-Manager-iii senoidal uSM700 BI USB PCIV010743 não liga

Avalie este tópico:


edipocunha

Posts em destaque

estou com esse nobreak e mais alguns em bancada, esse nobreak não liga no 220 só na bateria é o defeito informado, a placa é essa que está na descrição, tenho uns esquemas elétricos aqui, mas não me arrisquei a mexer sem ter o esquema correto alguém tem esse esquema?

se não por onde eu começo meçando esses componentes pois estou meio assim de mexer pois já vi um amigo mexendo em alguns Intelbras e tô meio assim de correr o risco de queimar meu multímetro sem ter o esquema não sei se é contínua ou alternada no nobreak no circuito inicial.

Editado: por edipocunha
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, edipocunha disse:

estou com esse nobreak e mais alguns em bancada, esse nobreak não liga no 220 só na bateria é o defeito informado, a placa é essa que está na descrição, tenho uns esquemas elétricos aqui, mas não me arrisquei a mexer sem ter o esquema correto alguém tem esse esquema?

se não por onde eu começo meçando esses componentes pois estou meio assim de mexer pois já vi um amigo mexendo em alguns Intelbras e tô meio assim de correr o risco de queimar meu multímetro sem ter o esquema não sei se é contínua ou alternada no nobreak no circuito inicial.

Fala meu nobre, bem, vamos por partes, verifique desligado se os fusíveis estão bons, depois os diodos que estão em frente aos relés, e os BC337, depois o regulador de 5 volts e por ultimo o LM324, em alguns modelos tem um comparador TL431, verifique  se o modelo que tem ai possui este comparador ok, posto fotos da placa do mesmo, assim poderemos melhor te ajudar ok.

 

Boa Sorte     :)

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

o esquema dele é esse: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

A parte de monitoração da rede é mais ou menos igual em todos os SMS senoidais com dsPIC. O circuito é esse:

image.png.f3197c428ef294a4cdd2903c7bea741b.png

Se você tiver osciloscópio, veja os sinais nos pontos marcados. Com ele ligado na rede, no pino 4 do opto deve ter uma onda quadrada, e no pino 14 do 324 uma senoide retificada. A causa mais comum de ele não reconhecer rede são os resistores de 270r.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Maru disse:

Fala meu nobre, bem, vamos por partes, verifique desligado se os fusíveis estão bons, depois os diodos que estão em frente aos relés, e os BC337, depois o regulador de 5 volts e por ultimo o LM324, em alguns modelos tem um comparador TL431, verifique  se o modelo que tem ai possui este comparador ok, posto fotos da placa do mesmo, assim poderemos melhor te ajudar ok.

 

Boa Sorte     :)

 

Bom dia  meu nobre, os fusíveis estão bons sim, foi a primeira coisa que averiguei, os diodos tiro da placa pra testar né? fiz o teste e estão bons, esses BC337 são transistores né onde eu os encontro? esse regulador sabe qual é o código dele? o LM324 eu conheço bem é um transistor canal n mas não encontrei ele na placa vou enviar a foto assim fica mais fácil

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí estão as fotos da placa dele, o osciloscópio eles ainda não tem aqui, dei uma olhada nos diodos e estão bons se houver necessidade os retiro da placa eles tem impedância e estão conduzindo pra o lado certo, os transistores bc327 e os 337 estão bons tbm só não encontrei o LM324 sabe onde ele está na placa?

nobreak-placa-PCIV-010743.jpg

nobreak-placa-PCIV-010743-2.jpg.jpg

nobreak-placa-PCIV-010743-3.jpg.jpg

nobreak-placa-PCIV-010743-4.jpg.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode começar medindo entre o catodo do D18/21 e anodo do D19/20, na escala de 1000vdc. Deve encontrar uns 200 e poucos volts. Se a tensão estiver zerada, um dos resistores de 270R está aberto.

Se tiver tensão, desligue da tomada e meça a resistência do R45, R46, R47 e R57.. se um deles alterar ou abrir o nobreak não reconhece rede. 

Se estiverem ok, recoloque, ligue o nobreak com rede e bateria e meça a tensão entre o negativo da bateria e o pino 14 do LM324. Deve ter algo entre 2 e 3v. Se estiver zerado ou com tensão maior que uns 4v, é defeito no próprio lm324. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O comando para acionar o relé sai do processador...   Verifique se tem tensão na base desse transistor.

 

Se não tiver, é porque o próprio processador está com problema, ou ele não está reconhecendo a rede. Por isso foi pedido para verificar aqueles resistores e os diodos. Se você está com o esquema, verifique logo abaixo, à esquerda do relé Re5, o circuito composto de parte do LM324 e alguns resistores. Esse é o circuito responsável pela verificação da presença de rede. Se ele não estiver funcionando o microprocessador não recebe o comando para acionar o transistor Q6.  O CI LM324 também pode estar com defeito. Sugiro que faça a sua troca.

Editado: por JAROD
acrescentar dados
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, JAROD disse:

O comando para acionar o relé sai do processador...   Verifique se tem tensão na base desse transistor.

 

Se não tiver, é porque o próprio processador está com problema, ou ele não está reconhecendo a rede. Por isso foi pedido para verificar aqueles resistores e os diodos. Se você está com o esquema, verifique logo abaixo, à esquerda do relé Re5 o circuito composto de parte do LM324 e alguns resistores. Esse é o circuito responsável pela verificação da presença de rede. Se ele não estiver funcionando o microprocessador não recebe o comando para acionar o transistor Q6. 

é a base do transistor tá zerada e quando coloco no preto do cooler ela chega a ficar com -5v e é isso ali vou conferir esse circuito no esquema tu tem como postar uma foto dessa parte do circuito no esquema pra eu olhar certinho?

Se não tiver, é porque o próprio processador está com problema, ou ele não está reconhecendo a rede.

ele quem o processador? qual é o pino de alimentação do processador? e como ele reconhece a rede é tipo algum power enable ou algum outro pino sabe me informar?

Editado: por edipocunha
finalizar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, edipocunha disse:

é a base do transistor tá zerada e quando coloco no preto do cooler ela chega a ficar com -5v

 

Como assim?  A medida da base deve ser feita em relação ao negativo (pode utilizar o negativo das baterias).

 

Editado: por JAROD
inserir dados
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, edipocunha disse:

estou suspeitando desse LM324 onde eu verifico o funcionamento dele?

proxy-image?piurl=https%3A%2F%2Fencrypted-tbn0.gstatic.com%2Fimages%3Fq%3Dtbn%3AANd9GcSpOwTPt_X3trwBaMHE9O95p7jwT0VOmnxCVjL7tKKk07ZC-As%26s&sp=1642029934T373105d2de41c9b09aa5b93a167a83f980913928ef3c585ed30681b7b3b81d0b

 

Vc pode medir a tensão de VCC, mas isso não é muito conclusivo, porque pode haver tensão de alimentação, mas o CI pode estar com defeito.  O melhor teste é a substituição do mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, edipocunha disse:

ele quem o processador? qual é o pino de alimentação do processador? e como ele reconhece a rede é tipo algum power enable ou algum outro pino sabe me informar?

 

O processador é o maior CI da placa, o de 40 pinos.  O reconhecimento da rede é feito pelo circuito que falei mais acima. 

14 horas atrás, JAROD disse:

Se você está com o esquema, verifique logo abaixo, à esquerda do relé Re5, o circuito composto de parte do LM324 e alguns resistores. Esse é o circuito responsável pela verificação da presença de rede. Se ele não estiver funcionando o microprocessador não recebe o comando para acionar o transistor Q6.  O CI LM324 também pode estar com defeito. Sugiro que faça a sua troca.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...