Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Hp pavillion dv6 6c40br - AMD HPMH-41-AB7400-E - liga e pisca caps lock uma vez

Avalie este tópico:


johnnybravo

Posts em destaque

olá amigos do EBR, estou com este hp CPU AMD E placa de video integrada na bancada com o seguinte defeito, ele liga gira o cooler, acende os leds porém não dá imagem, nem na tela nem no externo

e fica piscando o led do CAPS LOCK numa sequencia de 1 vez e fica assim até desligar ele. (segundo a tabela da hp é CPU) 

 eu já fiz os seguintes testes

=> medi as tensões de 3,3v, 5v, e 1,5v (todas presentes)

=> sinal de RSMRST# presente no pin 22 do PCI e tensão na BIOS (ainda não tenho um osciloscópio pra testar dados mas as tensões mencionadas eu tenho porém  não tenho

tensão no processador (1v +/-) ele esquenta beem pouco (achei estranho pq ele não tem alimentação nenhuma) 

=> como ele não dá video, ele não habilita a placa de video e não tem tensão na bobina que o alimenta, já fiz o teste de remover a alimentação dele e nada 

=> testei com outros processadores tmb 

=> até regravei a BIOS mas não tive sucesso e tmb não acho q seja ela mas n custa né kk 

 

 

eu vi um esquema de uma placa semelhante na internet que era intel e vi que quem comanda o proc era o chip (south brigde) porém esta placa não é intel então não sei se segue está linha de raciocinio

outro detalhe importante é que o chip está esquentando razoavelmente bastante, dei um ME nele pra ver o que acontecia e nada, não sei pra que lado vou já revirei a internet aqui e n achei o esquema 

vou deixar uma foto da placa IMG_20220111_144506_LI.thumb.jpg.e10f951b04403057e26fb21c311aa0a3.jpg

IMG_20220111_144526[1].jpg

IMG_20220111_144433_1.jpg

IMG_20220111_144520.jpg

Editado: por johnnybravo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, adriano vasco disse:

Verifica a resistencia da bobina de vcore(sem o processador),pra ter certeza de que nao tem curto lá,caso esteja normal,não tem outro jeito,precisa seguir a sequência de Start pra saber o motivo da falta de alimentação do CI PWM(VCC,habilitação,etc..)

opa, então eu testei antes em modo continuidade em relação ao terra e deu uma alta resistência (sem proc), e verificando a resistência entre os contato da bobina dá 00,4 ohms, ainda medindo resistência da bobina em relação ao GND dá infinito 

o porém é que não tenho o esquema e não sei quem alimenta e habilita o CPU :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, johnnybravo disse:

opa, então eu testei antes em modo continuidade em relação ao terra e deu uma alta resistência (sem proc), e verificando a resistência entre os contato da bobina dá 00,4 ohms, ainda medindo resistência da bobina em relação ao GND dá infinito 

o porém é que não tenho o esquema e não sei quem alimenta e habilita o CPU :(

Não precisa ter esquema pra saber se o CI PWM tá sendo alimentado,basta baixar o datasheet dele.Se tiver alimentação e habilitacao vc já sabe que o problema tá nesse circuito e nem precisa se preocupar com o restante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, faz o seguinte teste veja no esquema quem libera o video 

não sei se ela tem video dedicado ou se quem manda os sinais é pch ou ponte norte verifique no esquema 

e aça um ME (minimal esquentation) que é dar arquente no lado contrario do chip, que não agride o chip e funciona como teste

essas amd dão muito problema de solda fria

isso é para teste e caso volte  dar video dai tem que fazer o reballing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, adriano vasco disse:

Não precisa ter esquema pra saber se o CI PWM tá sendo alimentado,basta baixar o datasheet dele.Se tiver alimentação e habilitacao vc já sabe que o problema tá nesse circuito e nem precisa se preocupar com o restante

sim eu procurei pelo CI responsável pelo processador mas não encontrei, verifiquei todos da placa e nada de encontrar o responsável pelo do proc, apenas esse aqui que fica perto mas dele mas diz que é de bateria mas já tem um bq707 que gerencia a bateria e agora não sei se é possível dois reg de bateria, aqui está as fotos deles  

(ambos por perto do proc, porem o maxim é bem em cima do proc) 

bq707.jpg

maxim 17811g.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, adriano vasco disse:

Enquanto não aparecer tensão nesse VRM nunca vai dar vídeo..Se o pwm tiver com todas as tensões é hora de começar substituir os mosfetes da linha,qualquer mosfete que não esteja chaveando pode fazer o circuito entrar em proteção e consequentemente não vai ter VRM

pois então, to desconfiando que quem cuida do proc (alimenta e habilita) é o chip (posso estar enganado, é apenas um chute) 

mas tbm penso nos MOSFET pq nessa linha do processador tem 2 MOSFET de baixa para cada linha de alimentação, os testes na placa eles estão bom porém não testei fora 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, adriano vasco disse:

Tem tensão em todas as bobinas da placa? Só falta VRM mesmo?

isso mesmo, inclusive tem o sinal de RESET do chip, entra 19v nos mosfets de alta também 

ah e esqueci de mencionar que injetei tensão de até 1v nas bobinas (sem proc) e não teve consumo e nada esquentou

outro detalhe que esqueci de mencionar e  está me fazendo crer que é o chip é o seguinte, o cliente informou que usava o notebook com o cooler "desligado" (sabe quando liga o notebook e a HP avisa que algo está funcionando mal?) então o cooler estava danificado, comprei outro e ele funcionava perfeitamente, formatei deixei testando e de um dia pro outro bum, não dava imagem 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Well7487 disse:

amigo, faz o seguinte teste veja no esquema quem libera o video 

não sei se ela tem video dedicado ou se quem manda os sinais é pch ou ponte norte verifique no esquema 

e aça um ME (minimal esquentation) que é dar arquente no lado contrario do chip, que não agride o chip e funciona como teste

essas amd dão muito problema de solda fria

isso é para teste e caso volte  dar video dai tem que fazer o reballing

Opa, então eu não tenho o esquema  to indo as cegas nessa placa, como falei ali em cima eu fiz um ME já mas não obtive sucesso, a tabela da HP diz que quando o LED do  CAPS LOCK pisca uma vez  é o CPU que não funciona 

deixo o link da própria HP 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

ah outro detalhe, como a tabela da diz que pode ser CPU, eu também dei uma leve esquentada na parte de baixo do soquete do proc, pq já que o cliente usava o notebook sem cooler pensei que poderia ser também alguma solda fria no soquete 

Editado: por johnnybravo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O CI PWM do processador fica perto da bobina,podendo ser do mesmo lado ou do outro lado da placa.Se vc tem dúvida,é muito fácil de descobrir,basta testar continuidade com os Gates dos mosfetes da linha.Bota o multimetro na escala de bipe,encosta uma das ponteiras no Gate de um deles e testa continuidade com o CI que vc tá na dúvida,vai escorregando a ponteira em todos os pinos até bipar,se bipar é porque é ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, adriano vasco disse:

O CI PWM do processador fica perto da bobina,podendo ser do mesmo lado ou do outro lado da placa.Se vc tem dúvida,é muito fácil de descobrir,basta testar continuidade com os Gates dos mosfetes da linha.Bota o multimetro na escala de bipe,encosta uma das ponteiras no Gate de um deles e testa continuidade com o CI que vc tá na dúvida,vai escorregando a ponteira em todos os pinos até bipar,se bipar é porque é ele.

fiz como sugerido, do lado das bobinas não tem nada só tem do outro lado bem em baixo delas, ai soldei um pedaço de estanho na bobina e deixei a ponta preta enrrolada no fio e virei a placa e fiz isso, e o chip que deu continuidade com a bobina foi este da foto, mas procurando o datasheet diz que ele é um controlador de bateria (sendo que tenho o bq707 perto do conector da bateria) 

o datasheet que achei (e é parecido o encapsulamento) o integrado possui 48pinos (2 pinos é GND)  e o meu tem 40 PINOS

maxim 17811g.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Well7487 disse:

@johnnybravo fez o me em qual chip amigo?

fiz em ambos mas um de cada, como no site da HP mostrava que o código de led piscante era CPU, logo dei um ME no chip sul, não obtendo nada fiz na placa de video 

a propósito se eu remover a bobina de alimentação da placa de video, a placa ligaria e apresentaria vídeo ou não? pergunto pois fiz isso, retirei a bobina que leva a alimentação ao chip de video e a única diferença que deu foi o consumo na fonte (claro sem o chip alimentado né kk) mas eu tenho essa dúvida, pois se com o chip de vídeo o notebook liga e ele pisca o caps lock e não apresenta imagem  e sem o chip de video continua na mesma, é errado pensar e já acusar o chip sul? 

desculpa se ficou confuso, deixo uma foto como ilustração 

chip_LI.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, adriano vasco disse:

Faz o seguinte:Substitui todos os mosfetes da linha de vcore pra ver se essa tensão volta.Mesmo que a linha esteja aparentemente boa,pode ter algum fet que não esteja chaveando.Faz isso e posta o resultado aqui

opa, blz vou testa-los fora da placa pq eu testei eles só na placa apenas e se eu tiver em placa sucata eu troco, eu não tenho muita sucata aqui mas vou fazer isso amanha e posto o resultado, vlw amigo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

eai pessoal blz? desculpem a demora em att sobre a placa eu estava esperando chegar minha POWER Z  e chegou esta semana e comecei os testes nesta placa, é seguinte, assim que chegou eu liguei o powerz na placa para ver o gráfico que geraria e a primeira foto é o resultado que tive, a principio seria processador mas testei com outro que tinha e sei que ele está bom (segue imagens do gráfico). 

2 coisa, quando chegou o power z acompanhei os vídeos do infosquad e vi ele utilizando esta mesma ferramenta e no vídeo ele usa como ex uma placa de acer com processador estragado e gera um gráfico parecido com o meu com um único porem, no grafico dele tem a plataforma RESET e no meu não

(lembrando que minha placa funcionava com o cooler desligado, sim o dono do notebook não cuidou isso e usava sem o cooler funcionar) 

e quando parou de funcionar apresentou esse defeito, ligava o notebook e piscava CAPS LOCK 1 vez, e pelo site da HP esse defeito está relacionado a CPU (lembrando que meu CPU esta bom) poderia ser então o super aquecimento acabou dessoldando o soquete do processador e gerou esse defeito ? pq no video do infosquad ele comenta que usou um processador estragado mas que tambem poderia ser um problema de soquete, se sim o que afetaria no sinal de RESET que não tenho? será que o calor estragou o soquete e o chip? que é um 218-0755042 

bom, não sei se ficou claro mas qualquer coisa eu tento explicar dnv kkk segue foto dos gráfico para que voces vejam 57111989_hpdv6testecomdoisprocessadores.thumb.png.977f53534d8d3a2449ee6b301eacc684.png

meu teste INFOSQUAD.thumb.png.e56cf1db77cb87964623c7f7b25f0eb2.png

 

teste de um processador estragado que o christian usou em vídeo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...