Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Limitador de Fonte de 42v carregar bateria de 36

Avalie este tópico:


Suricata

Posts em destaque

@Zelmiro Alves de Oliveira ,

O 7812 poderia ser substituido por um zener de 27v

Não ha necessidade de 2 tensões fixas de 12v

É necessário que o comparador seja com histerese, pois quando o carregador for desacoplado pelo rele a tensão de bateria ira cair ligando novamente o rele.

 

image.png.813709f140c5324522d21032162a8443.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Suricata o circuito da foto pode ser usado para 42 v, desde que a bobina do rele e o transistor suportem a tensão de trabalho, porem não teras precisão

O circuito enviado pelo @zazulak , é bem simples e funciona , voce podera fazer o ajuste de tensão substituindo o valor do zener e/ou do resistor entre gate e catodo

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, joao lima RV disse:

@Zelmiro Alves de Oliveira ,

O 7812 poderia ser substituido por um zener de 27v

Não ha necessidade de 2 tensões fixas de 12v

É necessário que o comparador seja com histerese, pois quando o carregador for desacoplado pelo rele a tensão de bateria ira cair ligando novamente o rele.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Ótimo. Poderia colocar valores nos componentes ou o circuito completo. Conheci a histerese há pouco tempo mas nunca fiz nada pra praticar. Podemos montar um circuito com comparadores e programar essa histerese com resistores correto? Se referiu a tirar o 7812 e usar um zenner de 27 volts pra alimentar o aop e servir de referencia tambem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, zazulak disse:

7812 não suporta 42v na entrada 

Realmente, salve engano seria ate 37 volts. Vê direitinho no data sheet ou pode por um resistor em série com ele. Creio que com um dissipador daria certo pois a corrente é bem baixa. Achei a sugestão da histerese bem bacana. Mas teria que dar uma olhada no assunto

Editado: por Zelmiro Alves de Oliveira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este é o circuito ja montado e funcionando. Normalmente nas minhas montagens uso o material que tenho disponível na sucata, como eu ja tinha uma placa com os resistores de R1 a R7 , resolvi fazer a limitação de corrente com um rele. LD1 ira acender se houver consumo de corrente pela bateria.

No circuito anterior não foi explicado a função de D7, é para descarregar C2 quando não houver alimentação

 

image.png.c19d2a4a6327bde8f030a503bbbdd6d6.png

 

  

image.png

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Zelmiro Alves de Oliveira disse:

Realmente, salve engano seria ate 37 volts. Vê direitinho no data sheet ou pode por um resistor em série com ele. Creio que com um dissipador daria certo pois a corrente é bem baixa. Achei a sugestão da histerese bem bacana. Mas teria que dar uma olhada no assunto

@Zelmiro Alves de Oliveira , mais um circuito utilizando histerese

image.png.c99f753c16d14e3646e1f4b329933b65.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

p

Em 14/01/2022 às 08:44, joao lima RV disse:

Este é o circuito ja montado e funcionando. Normalmente nas minhas montagens uso o material que tenho disponível na sucata, como eu ja tinha uma placa com os resistores de R1 a R7 , resolvi fazer a limitação de corrente com um rele. LD1 ira acender se houver consumo de corrente pela bateria.

No circuito anterior não foi explicado a função de D7, é para descarregar C2 quando não houver alimentação

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

  

image.png

Poderia me passar os componetes desse esquema de carregador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...