Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido No-Break BMI Maxxi Power 2 Modelo MP1200B1B - Inversores IRF1404 danificados


Posts em destaque

Boa tarde,
Estou com esse No-break BMI. Os 4 IRF1404 em curto, o transistor Q17 (1F) e D30 (5R) danificados fisicamente. O Q17 (1F) e D41 aparentemente (testes na placa) estão ok. Esse conjunto aciona os IRF1404.
Consegui identificar os transistores em pesquisa na internet mas os Diodo somente consegui essa referência em 1 único lugar, aparentemente é um zener.
O Modelo da placa é 1279E01RA. Tem também uma etiqueta nela com o seguinte codigo PLA 0938-RS.

Gostaria de verificar no esquema. Alguém teria esse esquema?

Desde de já, agradeço.
Marcelo

 

Editado: por MarcelojmFreire
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, joao lima RV disse:

A foto é de um MCM e não BMI

Acho que o fabricante é o mesmo...  é só colocar BMI nobreak na busca que retorna os nobreak MCM....   esses nobreaks deles sempre foram ruins...   esou com uns antigos para conserto, da época em que não tinha processadores ainda....  mas consegui botar para rodar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os IRF1404 estão os 4 queimados. Os transistores 1F estão queimados dos 2 lados mas é possível em 1 fazer a leitura 1F. O diodos Zener 5R de um lado está aparentemente bom com leitura de .708 na na leitura de diodo do multimetro. o outro esta destruido. o que eu precisava ter certeza é se esse zener é realmente de Vz=30v pra tentar uma substituição mesmo não conseguindo um SMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JAROD

56 minutos atrás, JAROD disse:

Acho que o fabricante é o mesmo...  é só colocar BMI nobreak na busca que retorna os nobreak MCM....   esses nobreaks deles sempre foram ruins...   esou com uns antigos para conserto, da época em que não tinha processadores ainda....  mas consegui botar para rodar.

Vou verificar a BMI fechou a muito tempo, pode ser que a MCM tenha comprado .

Os produtos MCM , mesmo os importados são muito melhores que os BMI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu problema é que o diodo D41 (está marcado sobre ele o código 5R), que fica ao lado do Q16 (marcado com 1F), foi identificado, na internet, como um diodo zener com Vz=30v. Como não estou encontrado esse componente para comprar, estou pensando em substituir por um zener 30V, mas gostaria de ter certeza pra não estragar mais componentes da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, MarcelojmFreire disse:

O diodos Zener 5R de um lado está aparentemente bom com leitura de .708 na na leitura de diodo do multimetro. o outro esta destruido. o que eu precisava ter certeza é se esse zener é realmente de Vz=30v pra tentar uma substituição mesmo não conseguindo um SMD.

 

Quando não sei o valor do zener eu faço desta forma: 

 

image.png.674dd6a8cbe4557743ccaeff4417917b.png

Tem que retirar o zener da placa.

 

Editado: por JAROD
acrescentar dados
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, joao lima RV disse:

@JAROD , na minha fonte de bancada instalei um gerador de corrente de 10mA , e coloquei uma chave no voltimetro comutando saida normal da fonte e saida do gerador de corrente.

 

R1 é de 120R para 10 mA

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Seria para identificar curtos?   Qual a tensão de entrada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa Noite.
Após a substituição dos 4 IRF1404, dos dois diodos zener 30v (foram colocados um comum no lugar de cada SMD), os Transistores Q17 e Q16 SMDs fora substituidos por normais 2N2222 e a substituição do LM324, o nobreak voltou ao funcionamento normal.

Agradeço aos colegas que colaboraram:@joao lima RV e  @JAROD  

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...