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devolvido Inspiron 5490 core i7 - Mantis CML 18778-1 4R47G$JA - Só carrega o Windows com qualquer dispositivo USB plugado.

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JoeRob

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Boa tarde amigos. Recebi este notebook que segundo o cliente estava travando logo após carregar o Windows. Se ele fosse desligado e religado, o problema se repetia. Minha primeira suspeita foi superaquecimento, desmontei a máquina mas ela estava limpa, sem qualquer indicação de problema no sistema de refrigeração, mas mesmo assim substituí a pasta térmica. Fiz uma inspeção minuciosa na placa a procura de componentes e soldas com aparência suspeita mas nada foi encontrado. As tensões primárias, de standby, vcore, memória estavam todas normais sem apresentar alterações antes e depois do travamento.
Resolvi dar boot usando um pendrive com o Windows10_PE e o notebook funcionou por mais de 2 horas sem apresentar qualquer travamento. Concluí que o problema poderia ser a instalação do windows ou o SSD defeituoso, por isso substitui o SSD, fiz uma instalação limpa do Windows 10 nele e  tudo funcionou as mil maravilhas, sem qualquer travamento. Desliguei a máquina, retirei o pendrive, recoloquei a tampa inferior, religuei e ... travou novamente 😕
Eu ia tentar novamente o boot com Windows10_PE mas acabei pegando o pendrive errado (que só tinha músicas), pluguei no note, liguei e para minha surpresa ele carregou a instalação feita no SSD e não travou!  Então acabei descobrindo que se for ligado em qualquer uma das portas USB um dispositivo qualquer (pendrive, celular, microscópio, teclado, mouse, drive externo ou adaptador WiFi) o notebook não trava e funciona por horas, mas se for retirado o dispositivo (mesmo usando o comando ejetar do Windows) ele trava em no máximo 2 minutos.
Enquanto estive testando o notebook usando um pendrive para que ele não travasse, fiz a atualização dos drivers e da BIOS no site da Dell, mas não houve alterações no comportamento

Alguém já passou por uma situação semelhante ou tem alguma sugestão de teste que possa ser feito para tentar descobrir o motivo desse comportamento ?

As informações básicas do notebook estão na imagem abaixo
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Editado: por JoeRob
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@fabiano.julio  nada muda, as tensões permanecem as mesmas e nada aquece além do normal. A temperatura do processador oscila entre 68 e 75 graus com ou sem o pendrive, mesmo quando a máquina trava. E também consigo desligar o note pelo botão power, embora ele demore um pouco para desligar. O log da BIOS não mostra nenhum problema e o System Test da Dell também não.

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Bom dia amigos. Vamos lá:

 

12 horas atrás, fabiano.julio disse:

Já tentou gravar a bios com um arquivo clean ME?

@fabiano.julio  tentei agora pela manhã sem sucesso.

 

2 horas atrás, master7 disse:

verificou se esse comportamento é o mesmo com outro sistema como o Linux ou outra versão do próprio windows mesmo? Monitora pelo gerenciador de dispositivos se aparece alguma anomalia antes do travamento.

@master7 sim, tentei com o Ubuntu, Windows 8, 10 e o 11 e em todos os casos o comportamento foi o mesmo. Nem o gerenciador de dispositivos e nem os programas de monitoramento de hardware mostram qualquer anomalia antes do travamento ou ao desconectar o dispositivo USB.

 

4 horas atrás, py2eb disse:

eu daria uma geral em todas alimentações e aterramentos do processador. Quem sabe até mesmo um reballing.

@py2eb concordo com você. Estou começando a acreditar que o problema seja um defeito no processador ou nas soldas dele. Infelizmente não tenho experiência e nem o equipamento necessário para fazer o reballing. 

Vou deixar o tópico aberto mais um tempo para ver se mais alguém tem outra sugestão, mas vou avisar o cliente da situação.

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@JoeRob Uma solução seria deixar ela usando um dispositivo bem pequeno e discreto, como um bluetoth ou um adaptador wifi. Um dica seria trocar a pciwifi, ja fez isso? Só p ver o que acontece. A solução seria sim paliativa, mas talvez vc de alguma, em vez de não resolver o problema do seu cliente, pois o sintoma é bem estranho.

  • Joinha 1
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Olá @Rods . Se o cliente fosse um dos meus clientes pessoa física eu teria dado essa sugestão pois, apesar de perder a disponibilidade de uma das portas USB, evitaria um gasto maior no reparo.
Mas o note é de uma empresa e não vou sugerir essa possibilidade porque certamente eles iriam recusar. Afinal como você mesmo disse, seria um paliativo, não estaria sendo feito um reparo e sim sendo usado um "recurso técnico" para mascarar o problema. E se a causa for um defeito no processador ou um problema nas soldas dele, provavelmente a máquina retornaria em alguns meses com outro defeito tão ou mais bizarro como esse.
Sobre a sua pergunta, testei a máquina sem a placa WiFi e com outra placa em perfeito funcionamento, e o problema continuou.
De qualquer modo, agradeço a sugestão.

Editado: por JoeRob
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  • Joinha 1
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Entendi @JoeRob realmente temos que analisar o cenário como um todo e ver qual a melhor opção. Uma coisa interessante talvez, seria sim usar um dispositivo bluetooth, pra saber o que acontece, pois eles tem características diferentes de um dispositivo de armazenamento em massa, talvez a minha dica nem funciona se o problema for só com dispositivos de armazenamento. Mas talvez seria útil pra tentar isolar o problema. Eu acredito que seja algum capacitor ruim, na linha dos 5V, um osciloscópio ajudaria. Monitore a linha de 5V do USB com ele, com um dispositivo conectado e sem o dispositivo. Pen drives tem capacitores na linha de 5V, talvez eles estão corrigindo algum riplle provindo da placa, não deixando travar. Uma sugestão amigo.Boa sorte!

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Amanhã vou fazer o teste com um adaptador bluetooth @Rods  e posto o resultado.

Também pensei na possibilidade de ripple na alimentação, tanto que coloquei provisoriamente capacitores em paralelo com os do vcore e vccgt (sem alteração no comportamento da placa), mas não verifiquei a linha de 5V do USB e nem as linhas de 3,3V. Infelizmente um osciloscópio ainda está na minha lista de desejos, mas vou tentar o mesmo procedimento com um capacitor nessas alimentações.

Editado: por JoeRob
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Olá a todos. Fiz o teste com o adaptador bluetooth mas o comportamento da placa não mudou, na medida de resistência das linhas de 5V os valores obtidos foram acima de 5 k ohms e o teste com capacitores nas linhas de 5V e 3,3V também não surtiu efeito.
O cliente fez contato com o suporte da Dell e, segundo ele, o atendente disse que esse tipo de problema é causado por um defeito no processador, e que já houve outros casos semelhantes. 
Vou mudar o tópico para devolvido e gostaria de agradecer a todos que participaram tentando ajudar na solução.

  • Joinha 1
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