Postado 26 de Janeiro de 2022 4 anos Boa Noite galera, estou com essa central de portão eletrônico da Newback modelo NB52, primeira vez que pego placa de portão, então não manjo muito.. Visualmente nada de danificado nela, o problema é o seguinte, ela responde os comandos normalmente durante um tempo , mas aleatoriamente quando o portão está todo aberto e vc da o comando pelo controle, o portão ao invés de fechar ele abre novamente até o portão sair do trilho, as vezes também corta a energia do motor no meio do percurso. Bom liguei ela na bancada, sem os sensores e motor conectados dando comando somente pelo botão do controle, e novamente ela responde aos comandos normalmente por um tempo, depois parece que ao pressionar o botão, ativa ambos os sentidos de giro do motor ao mesmo tempo( leds abre e fecha acendem juntos e apaga). Alguém aí já teve esse problema, ou tem alguma dica? Grato desde já! (foto ilustrativa, porém layout praticamente igual).
Postado 27 de Janeiro de 2022 4 anos Verifique se a tensão no mcu está se mantendo. Procure por soldas frias. Está com cara de mcu resetando. Aparentemente não tem relação com o problema, mas o capacitor do motor também é um grande vilão. Flw... Editado: 27 de Janeiro de 2022 4 anos por nagkiller
Postado 27 de Janeiro de 2022 4 anos Olá @Roberto Maciel Rech . Teste se o defeito ocorre usando a botoeira para acionar a central ao invés de usar o controle remoto. Se o funcionamento for normal pode ser algum defeito na placa do receptor. As placas de controle de portão geralmente são montadas no mesmo suporte do motor e portanto sujeitas a vibração, umidade e poeira, mesmo dentro da carenagem de proteção. Por isso a minha sugestão é fazer uma boa limpeza com álcool isopropílico nos dois lados da placa, veja se não há qualquer resíduo de sujeira entre os terminais dos integrados e entre os terminais dos conectores de fim de curso e da fotocélula. Além disso não confie em "soldas com boa aparência". Refaça as soldas principalmente do transformador, dos integrados e dos conectores das chaves de fim de curso, de alimentação e do motor. Teste os componentes da fonte (diodos, capacitores, reguladores de tensão), especialmente os capacitores pois uma filtragem deficiente pode causar esse tipo de funcionamento errático. Editado: 27 de Janeiro de 2022 4 anos por JoeRob correção
Postado 5 de Fevereiro de 2022 4 anos Autor Boa noite galera, voltando aqui para agradecer, o problema de estar disparando ambos sentidos de giro do motor de uma vez só e desligando foi resolvido após limpeza da placa, como nosso amigo acima sugeriu, porém o portão continuava a abrir quando deveria fechar, o problema é que o ímã que fazia o motor parar quando completamente aberto, estava também parando na frente do reed switch que detecta se o portão está totalmente fechado, problema resolvido como reposicionamento do ímã. Porém Hoje recebi outra central do mesmo modelo, que está com um problema diferente, a mesma não responde por controle, nem por botoeira, e o led Prog fica sempre aceso. Já fiz a limpeza com álcool isopropílico em ambos os lados, chequei as tensões de 5 e 12volts estão ok, e está chegando tensão no MCU..Será o problema nele? Agradeço aos amigos mais uma vez! Editado: 5 de Fevereiro de 2022 4 anos por BobLab
Postado 5 de Fevereiro de 2022 4 anos Se não acontece nada, é o MCU queimado!!! Se for soquetado, troque e faça os testes. Mas antes disso, verifique as tensões nos pinos do MCU sem ele na placa. Pois se houver alguma tensão maior que a da alimentação dele, não prejudique o MCU que está bom!!! Flw...
Postado 5 de Fevereiro de 2022 4 anos Autor Ao retirar o MCU do soquete o led se apaga, e a tensão de 5volts continua estável no pino de alimentação do MCU, acho que o problema está nele.. Ao trocar o mesmo não teria que gravar o firmware nele? Também tem uma memória próximo ao mcu. Vlw..
Postado 5 de Fevereiro de 2022 4 anos Exatamente... Tem que substituir por outro gravado!!! (Estou considerando que vc ainda tenha a outra placa e são idênticas, mesmo modelo, fabricante e versão). Retirando o MCU, evidente que os LEDs e outras funções vão parar de funcionar, pois é ele quem controla os periféricos!! O circuito do lado, também soquetado é uma EEPROM para gravar/ler os controles cadastrados, basicamente. Flw... Editado: 5 de Fevereiro de 2022 4 anos por nagkiller
Postado 5 de Fevereiro de 2022 4 anos Autor Infelizmente não tenho a outra placa era de outro cliente, então creio que essa vai virar sucata..Enfim, Agradeço sua ajuda amigo !
Postado 6 de Fevereiro de 2022 4 anos 5 horas atrás, BobLab disse: @JoeRobAlguma idéia? Olá @BobLab . Seria interessante conseguir outro chip de memória para fazer um teste, pois um defeito na mesma pode travar o MCU. Poste o código do MCU e do chip de memória, não achei imagens dessa placa onde eles pudessem ser identificados.
Postado 6 de Fevereiro de 2022 4 anos Autor @JoeRobO MCU parece ser da Holtek , o código dele é HT66F017, já o da memória é HT24LC16.
Postado 7 de Fevereiro de 2022 4 anos Olá @BobLab . Andei pesquisando e acho que a melhor tentativa de reparo realmente seria substituir a memória para teste. O MCU só encontrei a venda aqui no Brasil no ML mas é um lote com 30 unidades e, além disso, seria preciso fazer a gravação do mesmo o que na minha opinião inviabiliza o conserto, já que na maioria das vezes os fabricantes não fornecem o software que está gravado no MCU. Também é pouco provável que se consiga ler o programa de outro MCU, já que a maioria deles possuem proteção contra cópia. Outra opção seria tentar contato com o fabricante e ver se eles vendem um MCU já gravado, mas é preciso analisar o custo-benefício, já que uma placa dessas nova está custando entre R$ 100,00 e R$ 120,00.
Postado 7 de Fevereiro de 2022 4 anos Autor @JoeRobBoa tarde, vou ver se acho essa memória então, agradeço sua ajuda Flw..
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.