Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Estudo sobre os sinais invertidos # (active-low) - Estados lógicos

Avalie este tópico:


infosquad

Posts em destaque

                                              Mais uma vez, que tiver interesse em aprender tem que ler !

 

Tentei elaborar o tópico da maneira mais ilustrada possível mas é fundamental a leitura cuidadosa do material. Quem não quiser ler pode fechar a página e continuar sem entender o conceito.

Vocês lembram aqueles sinais nos esquemas que contem o caractere #?

 

Bom, aqueles sinais contem aquele símbolo por serem sinais invertidos, "formalmente" chamados de sinais de estado logico “active low”.

 

Os estados lógicos

 

Os circuitos digitais trabalham com tensões que são usadas para representar os estados lógicos, (H)High ou (L)Low,  1 ou 0. A ausência ou presença de determinada tensão (varia de acordo com o circuito estudado) é que vai definir este estado logico. Estes sinais são usualmente utilizados para ativar ou desativar circuitos e basicamente compõem de maneira integral a arquitetura de uma placa mãe.

 

Como primeiro exemplo vou citar um integrado RT8206. Analisando o datasheet deste integrado podemos ver que ele precisa de um valor alto em  ENLDO para poder ter a sua saída de LDO habilitada.

 

1 - en ldo.png

 

No exemplo a seguir podemos ver a sentença na pratica

2 - en ldo.png

 

 

Portanto podemos afirmar que para ter ENLDO – Enable LDO ou “Habilitar LDO” precisamos contar com um sinal em nível alto (H).

No hipotético caso de que este sinal fosse um sinal invertido (ENLDO#) então nos precisaríamos de que não houvesse tensão neste terminal para habilita-lo. Devemos tomar cuidado também ao fato de que muitas vezes a diferença pode estar na forma de interpretar o sinal, por exemplo, se este sinal se chamasse SHDN_LDO# (Shutdown LDO) ele funcionaria da mesma forma que citamos no exemplo acima,  portanto no momento em que não houvesse tensão no terminal o sinal de SHDN_LDO# estaria ativo e poderíamos dizer que  a saída LDO estaria desligada ou SHUTDOWN.

 

Vale lembrar que os sinais invertidos podem ser representados de várias formas, os mais comuns são:

• Com uma barra acima

• Com o símbolo de #

• Antecedido com o sinal de –

 

3 -exemplos.png

 

Vejamos mais alguns exemplos para pegar o jeito da coisa

 

Quanta AT1 – Max8724

 

4 -exemplo charger.png

 

  Nesta imagem podemos ver 2 exemplos, o pin 8 SHDN# e o pin 11 ACOK#. No primeiro caso interpretamos que se o pin 8 estiver sem tensão teremos o sinal de SHDN# ativo e portanto o integrado estará desligado (SHUTDOWN), no segundo caso precisamos que o pin 11 tenha 0V para que a fonte do notebook seja corretamente reconhecida pelo aparelho e  o sinal de AC OK se encontre ativo.

Compal LA-6582P - LVDS

 

5 -dispoff.png

 

 

  Este é mais um ótimo exemplo já que muitas pessoas quando analisam problemas relacionados com o circuito LVDS acabam encontrando dificuldades para realizar as aferições correspondentes. Neste caso temos que ter 3V no pin 9 pois caso contrario teremos o sinal DISPOFF# ativo e obviamente o DISPLAY estará OFF.

 

Outro exemplo fantástico são os sinais de reset.

 

ECS H67H2-M3 Ver 1.0

 

 

6 -reset PC.png

Como pode ser observado o terminal de reset da placa tem alimentação constante através da resistência pull up R267, o reset é acionado no momento que esta tensão é jogada  ao GND por meio do interruptor que se conecta ao front panel. Portanto podemos dizer que quando pressionamos o botão de reset do aparelho a tensão cai a 0V e com isto ativa-se a linha de FP_RST_L  (FRONT PANEL RESET LOW). Um detalhe interessante é que neste esquema as linhas active-low são representadas por um _L no final, como pode ser apreciado na próxima imagem.

 

7 -PCH com L.png

 

 

Deixo a seguir referências externas para complementar o estudo

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Bom, espero que o material tenha sido de ajuda para os colegas e como sempre fico no aguardo dos seus comentários e opiniões 8)

 

Gostaria também de deixar o meu agradecimento aos amigos do fórum que sempre ajudam na elaboração e revisão deste tipo de tópico, entre eles o estimado colega Claudio Silva. Graças a vocês temos a certeza de que sempre teremos uma comunidade da mais alta qualidade, o meu muito obrigado a todos  8)

  • Joinha 15
  • Legal 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Squad, hoje mesmo consertei um dell baseando nesse mesmo preceito.

o notebook não reconhecia o carregador

o sinalAC OK era gerado pelo bq24725

[mg]31[/mg]

[mg]29[/mg]

 

 

chegando no gate do mosfet Q4001, que estava ruim, e não atuava, não aterrando o sinal AC_ok# que se mantinha alto, e fazia com que o SIO não identificasse o caregador.

[mg]30[/mg]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior que tem  uns professorzinhos por aí que  não sabem essas coisas, e ainda ganham grana dos desavisados. Aqui é tudo na faixa.

 

"Sabe de nada inocente"  laugh.giflaugh.giflaugh.giflaugh.gif

Se diz engenheiro huhauhauhu os pupilos tb se acham engenhheiros, coitado de mim gastando R$ 881,74 por mes pra daqui alguns anos poder me titular engenheiro sendo que os caras nem precisa de diploma pra se titular moderfoker rsrsrs !!!!

 

1reproducao30.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa matéria InfoSquad (só faltou aí o agradecimento rsrsrsrs  :) ).

 

Para completar o excelente trabalho, o sinal de Active low tambem é encontrado com um "O" indicando que é um sinal invertido, tal como na Electronica digital em que temos uma And e uma Nand, a diferenciação está na bola "O"na saída indicando que a saída será invertida em que A e B serão 1 mas o Y será 0 (1*1=0)

Neste caso o colega InfoSquad fez uma análise ao componente e não propriarmente dita, ao circuito, no exemplo da entrada CPU_COREON no pino4 temos a "O".

Outra forma de verificar é olhando a proria negação como no caso do pino de ShutDown que tem um sinal de negação (barrado) por cima.

Neste caso aconselho a prestar atenção ao componente porque ele vai falar por si e indicar que tipo de estado ele aceita, como nos casos dos Cloks em que temos os Clocks de pulso no sentido ascendente (foto do Perciva pino SCL = Serial Clock), e tambem temos os sinais de Clock de flancos ascendentes ou descendentes (tem uma seta '<|').

Ao fazermos uma analise ao componente ficamos com a ideia do sinal que ele requer para funcionar.

 

Bom trabalho ao colega Infosquad pelo excelente trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

  Aí amigão , sou eu novamente , rsrsrsrsrs , agora estou conseguindo ver o material que Você postou , muito bom , mas muito bom mesmo !

  Você esta de parabéns amigo , vem demosntrando ser merecedor de mais medalhas rsrsrsrs, seguidas de vários joinhas , tem  uma turma grande aqui de super profissionais o vlad , você e outros que enriquecem nosso ambiente , ahhh ! Não me esqueci do seu joinha não amigo , voltarei aqui e na próxima oportunidade pois no momento estou sem jóias , deixarei minha contribuição , forte abraço e volte sempre que puder !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Caro colega

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, li seu topico com atenção, mas na pratica essa questão ainda me parece um pouco obscura..

 

No esquema a seguir, usado como exemplo, com é feita a detecção do Pulso de carregador conectado?

 

o AC_LED ON# é um sinal que surge no Super I/O no pin 104 e vai para o pin2 do pq25. entao, pelo que entendi, é preciso que o pin2 do pq25 esteja sem tensão para o sinal ser disparado.. mas pelo que vejo, esse transistor trabalha em conjunto com pq19 e pq24.. onde no pin 2 do pq 24, tambem tenho um sinal de AC_LED_ON# porem sem a setinha que indica que o sinal é recebido lá..

 

eu nao entendi bem como  esse conjunto trabalha. Se eu quiser identificar se a falta do AC_LED_ON# no dcjack é causada pelo I/O ou pelo conjunto de transistores, como deveria proceder com a analise?

sinal_active_low_ac_led_r33_ec.jpg.83917b740afd1e1480b11b49a94f9efb.jpg

sinal_active_low_ac_led_r33.jpg.c83fc1b9d975411053f40dcc0489a3a2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho medo de me precipitar no meu comentário mas acho que voce está querendo pular etapas. Para entender este tipo de circuito voce precisa ter um bom conhecimento sobre os tipos de transistores que sao utilizados nestas placas e como eles funcionam.

 

Repasse essa teoria e como recomendacao estude o circuito de alimentacao da tela do notebook (habitualmente chamado de LCDVDD), quando entender esse circuito vai entender este.

 

Desculpe se nao sou mais direto, mas reitero que para fazer as coisas direito é indispensável que voce repasse a teoria de funcionamento dos transistores.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brunoburn

 

Com todo respeito, se houver alguma duvida -especifica- sobre o assunto eu posso tentar ajudar dentro do possível,  mas ensinar o básico sobre tipos de transistores ou sobre quando um transistor entra em saturacao ou em estado de corte nao.

 

Existe MUITO material no fórum, no youtube e no Google sobre o assunto. Pesquisar, estudar e aprender esta parte é uma etapa pela qual todos nós devemos passar.

 

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entao tá, desculpa ai qualquer coisa , e parabens pelo seu aniversário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

pois é, você está certo. minha dificuldade é entender na pratica como esses transistores funcionam.

eu ja fiz algum estudo sobre ele, sobre corrente de base, saturação, corte, região linear... mas isso é justamente minha duvida que eu esperava que voce pudesse me auxiliar..

 

região linear???

 

o que exatamente seria isso???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

                                              Mais uma vez, que tiver interesse em aprender tem que ler !

 

Tentei elaborar o tópico da maneira mais ilustrada possível mas é fundamental a leitura cuidadosa do material. Quem não quiser ler pode fechar a página e continuar sem entender o conceito.

Vocês lembram aqueles sinais nos esquemas que contem o caractere #?

 

Bom, aqueles sinais contem aquele símbolo por serem sinais invertidos, "formalmente" chamados de sinais de estado logico “active low”.

 

Os estados lógicos

 

Os circuitos digitais trabalham com tensões que são usadas para representar os estados lógicos, (H)High ou (L)Low,  1 ou 0. A ausência ou presença de determinada tensão (varia de acordo com o circuito estudado) é que vai definir este estado logico. Estes sinais são usualmente utilizados para ativar ou desativar circuitos e basicamente compõem de maneira integral a arquitetura de uma placa mãe.

 

Como primeiro exemplo vou citar um integrado RT8206. Analisando o datasheet deste integrado podemos ver que ele precisa de um valor alto em  ENLDO para poder ter a sua saída de LDO habilitada.

 

[mg]22[/mg]

 

No exemplo a seguir podemos ver a sentença na pratica

 

[mg]23[/mg]

 

  Portanto podemos afirmar que para ter ENLDO – Enable LDO ou “Habilitar LDO” precisamos contar com um sinal em nível alto (H).

  No hipotético caso de que este sinal fosse um sinal invertido (ENLDO#) então nos precisaríamos de que não houvesse tensão neste terminal para habilita-lo. Devemos tomar cuidado também ao fato de que muitas vezes a diferença pode estar na forma de interpretar o sinal, por exemplo, se este sinal se chamasse SHDN_LDO# (Shutdown LDO) ele funcionaria da mesma forma que citamos no exemplo acima,  portanto no momento em que não houvesse tensão no terminal o sinal de SHDN_LDO# estaria ativo e poderíamos dizer que  a saída LDO estaria desligada ou SHUTDOWN.

 

Vale lembrar que os sinais invertidos podem ser representados de várias formas, os mais comuns são:

• Com uma barra acima

• Com o símbolo de #

• Antecedido com o sinal de –

 

[mg]24[/mg]

 

Vejamos mais alguns exemplos para pegar o jeito da coisa

 

Quanta AT1 – Max8724

 

[mg]25[/mg]

 

  Nesta imagem podemos ver 2 exemplos, o pin 8 SHDN# e o pin 11 ACOK#. No primeiro caso interpretamos que se o pin 8 estiver sem tensão teremos o sinal de SHDN# ativo e portanto o integrado estará desligado (SHUTDOWN), no segundo caso precisamos que o pin 11 tenha 0V para que a fonte do notebook seja corretamente reconhecida pelo aparelho e  o sinal de AC OK se encontre ativo.

Compal LA-6582P - LVDS

 

[mg]26[/mg]

 

  Este é mais um ótimo exemplo já que muitas pessoas quando analisam problemas relacionados com o circuito LVDS acabam encontrando dificuldades para realizar as aferições correspondentes. Neste caso temos que ter 3V no pin 9 pois caso contrario teremos o sinal DISPOFF# ativo e obviamente o DISPLAY estará OFF.

 

Outro exemplo fantástico são os sinais de reset.

 

ECS H67H2-M3 Ver 1.0

 

[mg]27[/mg]

 

Como pode ser observado o terminal de reset da placa tem alimentação constante através da resistência pull up R267, o reset é acionado no momento que esta tensão é jogada  ao GND por meio do interruptor que se conecta ao front panel. Portanto podemos dizer que quando pressionamos o botão de reset do aparelho a tensão cai a 0V e com isto ativa-se a linha de FP_RST_L  (FRONT PANEL RESET LOW). Um detalhe interessante é que neste esquema as linhas active-low são representadas por um _L no final, como pode ser apreciado na próxima imagem.

 

[mg]28[/mg]

 

Deixo a seguir referências externas para complementar o estudo

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Bom, espero que o material tenha sido de ajuda para os colegas e como sempre fico no aguardo dos seus comentários e opiniões 8)

 

Gostaria também de deixar o meu agradecimento aos amigos do fórum que sempre ajudam na elaboração e revisão deste tipo de tópico, entre eles o estimado colega Claudio Silva. Graças a vocês temos a certeza de que sempre teremos uma comunidade da mais alta qualidade, o meu muito obrigado a todos  8)

 

cade as imagens??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior que tem  uns professorzinhos por aí que  não sabem essas coisas, e ainda ganham grana dos desavisados. Aqui é tudo na faixa.

 

"Sabe de nada inocente"  :)):)) :)):))

 

Ola amigo vou responder pois a carapuça me serviu muto bem ,  acho q devias valorizar os professores, você só sabe o básico pq alguém te ensinou com a maior paciência, eu sou professor e continuo aprendendo e estudando, e tudo que passo pros meus alunos, faz eles evoluírem, cada um no seu tempo, e qdo não sei mais digo a eles, vai em tal lugar pq já ensinei tudo que eu sabia, agora, concordo com você que tem uns que enganam seus alunos, mas tbm não podemos nos deixar enganar nénão? já vi muito aluno indo em escolas caras, que não dão estrutura porém só sabem encher o saco dos professores e não cobram a quem eles entregaram o cheque, ficam só atrapalhando a aula q já é prejudicada pela falta de estrutura, digo por experi própria, e por fim nada substitui uma aula presencial e nada substitui um bom estudo num material como essa aqui, grande abraço, espero q me entenda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mai um belo material

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...