Postado 11 de Fevereiro de 2022 4 anos Olá pessoal, estou com este note que chegou aqui na assistência com o mosfet localizado na pq46 torrado, não consigo ver bem mas parece ser um FDMC8884, quando eu coloco a memória do cliente a pl8 entra em curto, com outra memória nova sai o curto, pesquisando eu percebi que este modelo acontece bastante de queimar este mosfet, gostaria de saber de alguém que tem experiência nesta placa se, eu apenas trocar este mosfet a placa volta ao normal? Editado: 16 de Fevereiro de 2022 4 anos por Tor Soluções
Postado 11 de Fevereiro de 2022 4 anos 5 minutos atrás, Tor Soluções disse: Olá pessoal, estou com este note que chegou aqui na assistência com o mosfet localizado na pq46 torrado, não consigo ver bem mas parece ser um FDMC8884, quando eu coloco a memória do cliente a pl8 entra em curto, com outra memória nova sai o curto, pesquisando eu percebi que este modelo acontece bastante de queimar este mosfet, gostaria de saber de alguém que tem experiência nesta placa se, eu apenas trocar este mosfet a placa volta ao normal? Parece estas em curto a memória que o cliente te enviou junto com a maquina, mas se ao colocar o mosfet e a memória nova o curto some, acho que o problema mesmo esta na memória que veio junto, é uma PC3L ou a PC3 normal?? Boa Sorte
Postado 11 de Fevereiro de 2022 4 anos Autor @Maru pc3l, realmente parece estar queimada, porem meu medo e comprar o mosfet que tem um frete muito caro (na minha opinião), e ter algum outro problema
Postado 11 de Fevereiro de 2022 4 anos 44 minutos atrás, Tor Soluções disse: @Maru pc3l, realmente parece estar queimada, porem meu medo e comprar o mosfet que tem um frete muito caro (na minha opinião), e ter algum outro problema Isto é verdade, mas para se ter certeza, troque o mesmo, verifique se não existe mais nada em curto e somente depois efetue os testes a quente, energizada, se não houver mais nenhum curto na placa ela deverá ligar e acusar a falta da memória, então passe a usar a memória sua nela e veja o que acontece, mas se ela ligar normal comunique ao proprietário que a memória deverá ser trocada por estar danificada. Faça todos os tentes antes de ligar, se o curto sumiu ela esta pronta pra ser ligada, mas use a sua memória. Boa Sorte
Postado 11 de Fevereiro de 2022 4 anos 1 hour ago, Tor Soluções said: @Maru pc3l, realmente parece estar queimada, porem meu medo e comprar o mosfet que tem um frete muito caro (na minha opinião), e ter algum outro problema Você tem sucatas aí? Não precisa colocar exatamente o mesmo fet não. Coloque outro com as mesmas specs e tudo certo. Se precisar de ajuda com qual escolher, posta aqui. Abraço.
Postado 11 de Fevereiro de 2022 4 anos Autor @pedrorosasb obrigado pela dica amigo, se possivel gostaria sim, de saber um compatível tenho alguns notes na sucata
Postado 11 de Fevereiro de 2022 4 anos 18 minutes ago, Tor Soluções said: @pedrorosasb obrigado pela dica amigo, se possivel gostaria sim, de saber um compatível tenho alguns notes na sucata Temos que ficar atentos aos seguintes pontos: Dá uma olhada nas suas sucatas pelos FETS de entrada (geralmente um par que fica logo após do jack e são os de proteção contra inversão e passador de tensão). Poste o modelo deles e vamos analisar o datasheet para ver se suprem as specs que postei.
Postado 11 de Fevereiro de 2022 4 anos Autor @pedrorosasb muito obrigado pela dica, eu contrei alguns aqui que se parecem fisicamente, são os "ST1002" , "7408 GA7L65", "7506 gv7l2y" e "7408 GA7f35", ate procurei o esquema mas nao consegui fazer a comparação
Postado 11 de Fevereiro de 2022 4 anos 8 minutes ago, Tor Soluções said: @pedrorosasb muito obrigado pela dica, eu contrei alguns aqui que se parecem fisicamente, são os "ST1002" , "7408 GA7L65", "7506 gv7l2y" e "7408 GA7f35", ate procurei o esquema mas nao consegui fazer a comparação Daria para usar o AON7408 que você tem aí:
Postado 11 de Fevereiro de 2022 4 anos Autor @pedrorosasb precisa ter este AON ou qualquer um destes 7408 daria?
Postado 11 de Fevereiro de 2022 4 anos 9 minutes ago, Tor Soluções said: @pedrorosasb precisa ter este AON ou qualquer um destes 7408 daria? Pode sim. AON é a fabricante. O importante é que o fet esteja grafado 7408
Postado 11 de Fevereiro de 2022 4 anos Autor @pedrorosasb beleza, vou fazer o teste e posto o resultado aqui
Postado 11 de Fevereiro de 2022 4 anos 3 minutes ago, Tor Soluções said: @pedrorosasb beleza, vou fazer o teste e posto o resultado aqui Beleza. Só verifica antes se o FET está bom. Para testá-lo, basta colocar o multimetro em escala de continuidade e verificar se temos continuidade entre o source e o dreno após encostar a ponta de prova positiva no gate (e mantendo a negativa no source ou no dreno).
Postado 12 de Fevereiro de 2022 4 anos Já testou injetar a tensão na bobina com a tensão de 1,2v, sem as memórias? se super aquece o processador é ele que está queimado, pois o gerenciamento dessa fonte é feito em partes pelo processador.
Postado 14 de Fevereiro de 2022 4 anos Autor @pedrorosasb @eed a placa voltou a ligar apos substituir o mosfet carbonizado, porem agora ele liga e fica beepando como se fosse defeito de memoria, mesmo com uma memoria nova
Postado 14 de Fevereiro de 2022 4 anos 9 minutos atrás, Tor Soluções disse: @pedrorosasb @eed a placa voltou a ligar apos substituir o mosfet carbonizado, porem agora ele liga e fica beepando como se fosse defeito de memoria, mesmo com uma memoria nova Faça a limpeza dos contatos do slot da ou das memórias, pode haver sujeira e teste se voltou a funcionar, caso não, dê uma olhada nos dois capacitores que fica do lado do slot das mesmas, veja se algum dos dois esta aberto e ou com fuga, poste os resultados amigão. Boa Sorte
Postado 14 de Fevereiro de 2022 4 anos 11 minutes ago, Tor Soluções said: @pedrorosasb @eed a placa voltou a ligar apos substituir o mosfet carbonizado, porem agora ele liga e fica beepando como se fosse defeito de memoria, mesmo com uma memoria nova Quantos beeps: 4? Meça a tensão existente na bobina do circuito da RAM e veja se tem os 1.35v (DDR3L) ou 1.5v (DDR3).
Postado 14 de Fevereiro de 2022 4 anos Autor @pedrorosasb então, agora a placa parou novamente de ligar, esta em curto, a placa chegou e outra assistência estou suspeitando que retiraram o pwm, se nao me engano ele fica na pu5 e esta sem o componente na placa, inclusive acho q perdi minha memoria 🙃
Postado 14 de Fevereiro de 2022 4 anos ja peguei algumas dessas placas com esse problema, geralmente qdo queima esse mosfet, leva junto a memoria e o processador tb..
Postado 14 de Fevereiro de 2022 4 anos Autor @lucaspolli estou pensando em liberar ela sem reparo, fiz até onde estava ao meu alcance com a ajuda do pessoal do fórum, mas se tiver queimado o processador não tenho nem equipamento para bga
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.