Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido LG S460 - MB DALG2CMB6D0 REV-D - Defeito RT8223P

Avalie este tópico:


Oseiasgs22

Posts em destaque

Olá, amigos. Preciso substituir o RT8223P dessa placa da descrição. Vi algumas pessoas falando que apenas o TPS51123A é compatível com ele. Mas olhando o datasheet do TPS51123 e TPS51125, eles são iguais ao TPS51123A, a menos que tenha me perdido em algo. Então como pode somente esse último ser compatível???

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/02/2022 às 15:44, tswinfo disse:

TPS51123A ssim e compativel ja troquei.

 

18 horas atrás, pedrorosasb disse:


Se o encapsulamento for o mesmo, pode usar sem maiores problemas que vai dar certo.

 

Em 12/02/2022 às 15:30, LEONTEC disse:

 

Eu coloquei o TPS51123, as voltagens de 3 e 5v aparecem agora quando dou start, um LED fica sempre aceso, mas quando dou estart, ela se desliga em menos de 1 segundo. Mas valeu, agora vou ter que procurar outros problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutes ago, Oseiasgs22 said:

Vou regravar o BIOS pra ver. Alguém já pegou essa situação?

 


Faz o seguinte: verifica se está chegando tensão no pino 8 da BIOS (1.8 ou 3.3v). Se estiver, meça quais tensões estão aparecendo nas bobinas das tensões secundárias (VCORE, GFX, RAM, PCH, etc.) e nos diga. Isso nos dará uma noção de qual step do power up estamos travados.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, pedrorosasb disse:


Faz o seguinte: verifica se está chegando tensão no pino 8 da BIOS (1.8 ou 3.3v). Se estiver, meça quais tensões estão aparecendo nas bobinas das tensões secundárias (VCORE, GFX, RAM, PCH, etc.) e nos diga. Isso nos dará uma noção de qual step do power up estamos travados.

Tem 3,3v pino 8 do BIOS

Na hora do start sobe:

PL9 = 5v

PL10 = 3,3v

PL12 = 1,5v

PL16 = 1v

PL14 = 0v

PL20 e PL21 = 0v

PL26 = 0v

PL6 = 0v

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutes ago, Oseiasgs22 said:

Tem 3,3v pino 8 do BIOS

Na hora do start sobe:

PL9 = 5v

PL10 = 3,3v

PL12 = 1,5v

PL16 = 1v

PL14 = 0v

PL20 e PL21 = 0v

PL26 = 0v

PL6 = 0v

 


Estou sem o esquemático aqui mas deu para perceber que a tensão da RAM (1.5v) apareceu. Isso nos ajudará a ter uma noção de onde estamos na sequencia do power up.

Como aparenta não ter as tensão de VCORE, eu começaria por regravar a BIOS (main e EC, se tiver) e vamos ver se o comportamento muda. Se não der certo, vamos ter que analisar quais sinais estão faltando.

Abraço.

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC

Pino 95 do I/O de onde sai o sinal MAINON, vai a nível alto lógico quando dou start na placa.
PQ22 = Pino 4 = 1,8v
              Pino 5 = 1v

              Pino 1 =  0v

PQ24 = Pino 4 = 9,25v
              Pino 5 = 5v

                 Pino 1  = 5v

Editado: por Oseiasgs22
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 blz! Tudo certinho nesses mosfet.

A sequencia está bem avançada, mas o consumo na fonte de bancada é muito pouco. Regravou o bios com arquivo confiavel?

A sequencia de start está subindo até o sinal MAINON e esse sinal libera esse outro MAIND. 

Veja os circuitos que esse sinal MAINON e o sinal MAIND estão chegando na imagem abaixo. O PU4 depende do sinal PGOOD (1.05V_VTT_PWRGD) do PU5 para ser habilitado e funcionar.

É bom checar até onde de fato a sequencia está subindo. Meça a tensão nos pinos 1, 4 e 5 do mosfet Q8206.

Tensão na saída do PU18.

 

Capturarjhu.PNG

Capturarnm.PNG

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC Bom dia, amigo. PQ8206

                                                    Pino 1 = 1,5v

                                                    Pino 4 = 10v

                                                    Pino 5 = 1,5v

 

                                                    PU18

                                                    Pino 6 = 1,1v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC Essa placa tem duas BIOS. Eu havia regravado com um arquivo de outra fonte, não deu resultado. Baixei outros arquivos daqui do fórum (que os amigos que baixaram disseram estar funcional) mas ficou na mesma. Agora eu estou em dúvida se é o CI de BIOS que possa estar ruim. Vou ver se consigo um chip de 2MB. Mas não devo ter do mesmo fabricante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para LG S460 - MB DALG2CMB6D0 REV-D - Defeito RT8223P

@LEONTEC @tswinfo @pedrorosasb Valeu pela ajuda, meus amigos! Mas vou dar última forma nessa placa. A vida é corrida e não posso passar muito tempo em cima de apenas uma placa, pois nessa situação, pode ser muita coisa. Pode ser até um capacitor causando ruído e fazendo a placa desligar, mas não possuo osciloscópio, então seria uma loteria descobrir esse problema. Aja visto que troquei o PWM e as voltagens voltaram (um problema resolvido) e havia outro, regravei várias vezes o BIOS com arquivos diferentes e até troquei o chip e ficou da mesma forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...