Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Nobreak Ragtech Senium Wide SW3200 Não liga

Avalie este tópico:


Von Held

Posts em destaque

Olá pessoal,

 

Estou com este nobreak Ragtech SW3200, onde o mesmo não liga. Ele estava com o Q13 ( BD139 ) queimado e a trilha que liga o positivo do cooler estava danificada por sobreaquecimento. Fiz um ligação com fio por fora, mas mesmo assim não funcionou. Quando conecto a rede, ele apresenta um sinal sonoro e quando pressiono o botão para ligar, o painel acende, aparecem alguns caracteres estranhos, há um sinal sonoro e depois apaga. Não há partida do cooler. Os relés não atracam em nenhum momento. Parece que há um problema de fonte, mas não tenho o esquema. Os resistores que costumam apresentar problema eu já verifiquei. Estou com uma dúvida na alimentação pois, medindo a tensão entre os pinos 8 e 9 do U1 ( Uln2003 ) apresenta a mesma tensão das baterias ( 52V ). O Relé RL1 não tem tensão na bobina em nenhum momento. Caso alguém tenha uma dica ou parte do esquema com a fonte eu agradeço.

 

Abs,

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria interessante postar fotos da placa.  Esquema é um pouco dificil.

 

Tenho consertado alguns ragtech de 3200VA, mas eles utilizam dois bancos de baterias com 4 baterias internas.

 

O que tenho encontrado muito nesse modelo que citei acima e que provoca problemas nos caracteres é fios do flat quebrados. 

 

Retorne com novidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @JAROD , Este que estou reparando também possui 2 bancos de 4 baterias. Fiz um teste no T17 ( irf520n ) no circuito e havia indicativo que ele poderia estar aberto. Retirei o mesmo e testei fora e estava com funcionamento normal. De qualquer forma resolvi fazer a troca e quando liguei acabou queimando o R89 e neste caso não liga mais. Vou trocar o resistor e continuar a avaliação. Qualquer novidade retorno com informações.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, 

 

Consegui um Ci S2104 para substituir o U10. Quando liguei o disjuntor da bateria, queimou um dos mosfet irf2807 que estão nos circuito do T5, T6, T7 e T8, bem como os fusíveis que estão na placa. Apesar de queimado apenas 1 destes mosfets, troquei os 4 deste conjunto. Coloquei um fusivel de 5A na placa para testar, pois, não consegui a referencia para os mesmos e no passado já havia usado um fusível também de 5A em outro nobreak deste e o funcionamento tinha sido normal, mas desta vez queimou o fusível novamente, mas não queimou o mosfet. Testei os demais inversores e estão todos bons. Estou ainda verificando outros pontos.

 

Abs,

Editado: por Von Held
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Priscila Cristiane disse:

@Von Held Olá bom dia, desculpe a demora  responder.

O C58 está como *mod, não se usa nessa placa.

Olá @Priscila Cristiane, realmente nesta placa onde o nobreak é apenas 220V não existe, mas entrou um outro que é bivolt e este tem o C58. Eu tenho o capacitor em mãos, mas na descrição gravada no mesmo,2140972899_Capacitor4UK250V.thumb.jpeg.d6458eb166e34a064c73514660338aec.jpeg eu já procurei junto alguns fornecedores mas ainda não consegui encontrar, por isso, perguntei sobre o valor do esquema. Segue a foto mesmo. Agradeço sua ajuda.

 

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

 

Estive pesquisando sobre o IRS2104 e não consegui encontrar este para compra. No único local que encontrei só tinha uma peça e não resolveria o problema. Então verifiquei no datasheet o IR2104 e no meu entendimento o IRS2104 foi uma atualização do IR2104, mas este IR2104 poderia ser utilizado no lugar do outro. Alguém já fez esta substituição e teve algum problema? Agradeço a ajuda de todos

 

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá boa tarde, eu tenho o IR2104 compramos pelo ML. 

 

O IRS2104 é um novo produto HVIC que substitui o IR2104 e é compatível pino a pino
com seu antecessor correspondente. Em muitos casos, pouca ou nenhuma mudança é necessária para
usar o novo produto.

Editado: por Priscila Cristiane
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

 

Troquei o U8, U9 e U10 mais ao ligar o equipamento está queimando os fusíveis na placa que ligam o dreno dos FETs T5, T6, T7, T, T13, T14, T15 e T16 no +B. Não encontrei referência para estes fusíveis. Já usei em um outro equipamento que reparei fusíveis de 5A, mas neste não está funcionando. Verificando o circuito e medindo alguns componentes que fazem parte deste circuito, percebi que medindo o zener Z12A estava medindo curto. Levantei o Diodo da placa e o curto permaneceu. Verifiquei o Q12, Q11, C52D e nada indicou curto nos componentes. Resolvi então remover o U8 e o curto desapareceu. Testei então o CI que eu havia removido e mostrou curto entre os pinos 6 e 7. Comparei com o um outro novo e não mostra o curto. Minha dúvida é o que pode ter colocado este Ci em curto para evitar que outro seja queimado. Caso alguém tenha uma dica eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal, troquei o U6 e verifiquei que o T3 estava queimado. Fiz também a susbtituição do T3 e conferi todos os demais inversores. Nos lugar dos fusiveis na placa coloquei um fusivel de 5A em cada lado do inversor e quando conectei as baterias e liguei o disjuntor da bateria após um pequeno tempo o fusível queimou. Só está queimando o fusível do lado dos FET´s de T9 a T16. Segue foto da placa com a posição dos fusíveis que queimaram quando os FET´s entraram em curto. Esta foto é de uma placa onde os fusiveis ainda estão bons. Não encontrei referência para os mesmos nas partes do esquema que tenho em mãos e já usei no passado fios de fusíveis de 5A no lugar dos mesmos e funcionou. Tentei medir a corrente com um amperímetro em série com o fusível mas este abre muito rápido e não consegui. Considerando as especificações do IRF2807 este valor que estou aplicando ao fusível creio que esteja muito baixo, mas estou com receio de colocar um maior e acabar danificando mais coisas. Agradeço a ajuda de todos. Enquanto isso segue o baile rsrs.

 

Abs,

Fusiveis na placa SW3200.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal. Verifiquei que o ao remover o U9, acabei não percebendo que o circuito rompeu a ligação do pino 3 deste CI com o resistor R118. Refiz a ligação e agora não está mais queimando o fusível, mas também continua sem ligar. Verifiquei que está sem a fonte de 15V. Estou pesquisando o que pode estar causando a falta dos 15V. Caso alguém tenha mais alguma dica agradeço. Retorno depois com atualizações.

 

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá@Priscila Cristiane, vi que em outro tópico sobre este mesmo modelo de nobreak, você fez referência a um fusível térmico no transformador. Eu não consegui identificar e nem pelas partes do esquema que tenho encontrar referência do mesmo. Você poderia me dar uma dica de onde posso testar para verificar a condição do mesmo. Agradeço sua ajuda.

 

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, resolvi fazer um teste trocando o U3 de um nobreak pelo outro já que estou com 2 deles na bancada e não estava conseguindo avançar. Peguei o microcontrolador que estava no nobreak que não liga e está queimando o R87 e coloquei neste nobreak que não liga mas não está queimando nada( rsrsrs ). Quando fiz a troca e liguei os disjuntores queimou o R87 e o Q6 deste nobreak. Estou deduzindo, que já que o defeito que estava no outro passou para este, o microcontrolador do outro está queimado. Estou começando a achar que este que não está queimando nada mas não liga, também deve estar com o U3 queimado, mas não tenho ainda certeza. Existe algum teste que posso fazer para ajudar nesta definição? Este microcontrolador é possível ser encontrado para troca? Acho que vou acabar nadando e morrendo na praia se a Ragtech não me fornecer e pedir para enviar para uma autorizada. De qualquer forma agradeço a ajuda de todos.

 

Abs

Editado: por Von Held
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/04/2022 às 17:28, Von Held disse:

Olá@Priscila Cristiane, vi que em outro tópico sobre este mesmo modelo de nobreak, você fez referência a um fusível térmico no transformador. Eu não consegui identificar e nem pelas partes do esquema que tenho encontrar referência do mesmo. Você poderia me dar uma dica de onde posso testar para verificar a condição do mesmo. Agradeço sua ajuda.

 

Abs,

Verifique se há continuidade entre os cabos marrom do trafo maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 06/04/2022 às 15:12, Priscila Cristiane disse:

Verifique se há continuidade entre os cabos marrom do trafo maior.

Olá@Priscila Cristiane desculpe não ter retornado antes, mas fiz a verificação nos cabos da cor marrom do trafo e existe continuidade entre eles. Ainda estou com este equipamento, na expectativa de conseguir os microcontroladores ou alguém que consiga regrava-los para mim. Se tiver mais alguma sugestão eu agradeço.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Ola @Priscila Cristiane, consegui o microcontrolador, mas o nobreak continua sem ligar. Quando pressiono o botão do painel ou a chave S1, ele liga o buzzer, mas nada funciona. As tensões de 15V e 5V só aparecem um pouco abaixo destes valores quando pressiono a chave ou o botão do painel. No U2 as tensões estão muito baixas ( 0,3V na referencia e 0,8V no catodo ). Já fiz diversas verificações mas não consegui avançar. Teria alguma idéia do que posso verificar? Agradeço ajuda.

 

Abs,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal,

 

Consegui avançar um pouco neste reparo. Troquei o C56 e agora quando pressiono o botão para ligar ele acende rapidamente o display, aciona o cooler, percebo que algum relé atraca e em seguida ele desliga novamente. Percebi ainda que há algum aquecimento na região do capacitor C33, R87 e R86, mas não deixei com o circuito alimentado por muito tempo. Caso alguém tenha alguma sugestão do que posso estar ainda verificando eu agradeço. Qualquer novidade retorno aqui. Agradeço a ajuda e interesse de todos.

 

Abs, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá pessoal, continuo na luta rsrsrs. Fazendo uma nova verificação encontrei o diodo D25 em curto. Eu já havia feito verificação neste diodo em outro momento e não havia defeito. Não sei exatamente em que momento ele apresentou esse curto. Fiz a troca do mesmo. Identifiquei ainda o R77 queimado também. Medi os diodos D28A e Z11A e Z11B e não mostraram defeito. Troquei o resistor R77 e voltou a queimar. Não tenho o Z11A e Z11B para troca. Caso alguém tenha alguma ideia, estou aberto a sugestões. Enquanto isso o baile continua rsrsrs.

 

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...