Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer Aspire 4739 - DA0ZQHMB6C0 REV: C - Não Liga

Avalie este tópico:


James Walker

Posts em destaque

Boa tarde pessoal!

 

Estou com um Acer Aspire 4739 para analise que chegou completamente em curto. Os mosfets PQ27, PQ13  estavam em curto.

 

Resumindo troquei o PQ27, PQ29. PQ11 e PQ13 (Linha de 3V apenas para garantir) e PQ11 e PQ13 (Linha de 5V onde estava o curto).

 

Ao ligar na fonte assimétrica não existia consumo. A placa não apresentava tensões de 3.3V e 5V. Resolvi trocar o PWM PU5. Comportamento permaneceu o mesmo.

 

Dei uma olhada no esquema e fiz as aferições das tensões que sempre deveriam existir antes do start conforme a imagem que deixarei anexado.

 

 

 

 

 

Screenshot_104.png

Editado: por James Walker
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Acer Aspire 4739 - DA0ZQHMB6C0 REV: C - Não Liga

@James Walker amigo tens que ver o seguinte 

Está chegando alimentação no pwm primário?

Se está alimentado vamos pra habilitação? 

O sinal que habilita é primário ou secundário? Se for primário temos que ter os 3v e 5v quando conecta o carregador e se é secundário o sinal daí eles só aparecem após o start da placa. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WJinformatica2016 Você tem o esquema elétrico? Se não tiver, posto ele aqui.

 

O PWM está sendo alimentado com os 19V. Me corrija se estiver errado, mas pelo o que entendi da imagem que extrai do diagrama que postei acima. Essa placa deveria apresentar os 3.3V e 5v nas bobinas.

 

Medi aqui no PWM os terminais de 22 e 9 que deveriam ter  5V e 3.3V respectivamente. No 22 tenho 5V e no 9 tenho 4.45V (parece errado). No terminal 13 EN (que seria o Enable?...) Tem 5V também.

 

Peço que me ajude a entender o esquema. Sou meio ruim nisso rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James Walker , o integrado ficou bem fixado? Os pinos do integrado ficaram bem fixados nos PADs da placa?

 

Vreg 3 habilita os reguladores ENTRIP 1 e 2 através do pino 18 ENC. Esses pinos ENTRIPs, ativar as fontes chaveadas 3 e 5v. No pino 16 é alimentação do integrado e pino 13 é habilitação máster do integrado para levar os reguladores LDO verg3 e 5 para nível alto. Vreg 3 em nível alto, o mesmo vai habilitar os pinos ENTRIP 1 e 2 para que as fontes chaveadas 3 e 5v possam entrar em operação. Veja se é isso mesmo?

 

@WJinformatica2016 , sim! Mencionei isso no post #6. 

1 hora atrás, WJinformatica2016 disse:

pino 13 tem que ter 6,3v amigo 

Teria que checar, se, essa tensão do pino 13 está ou não dentro da tolerância para fazer o integrado funcionar adequadamente. Vejo que tem as ENTRIPs 1 e 2 subindo. Ta meio fora dos padrões que estamos acostumado á aferir em outras placas mas, tem nível alto nesse reguladores.

Tem VREG 3 e 5v subindo

Tem VREF em 2v

Tem quase 5v nos pinos boot, esse pinos ajudam no chaveamento dos mosfet de alta. Pra mim quase tudo está funcionando. 

Editado: por LEONTEC
Adicionar texto!
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, James Walker disse:

17 5V

No esquema que está aberto aqui, pino VREG5 é pino 17, ele colocou nas aferições que você pediu no post #9.

 

@WJinformatica2016 , pra mim, está estranho é as entrips que já estão em nível alto e nada de tensão nas bobinas. E também estou achando essas tensões baixo. Geralmente encontramos  em torno de 1v nesses pinos para que o integrado inicie a função pwm nos mosfet de alta e baixo.

Os pinos boot 1 e 2 é a mesma tensão de VREG5. 

 

7 horas atrás, James Walker disse:

Resumindo troquei o PQ27, PQ29. PQ11 e PQ13 (Linha de 3V apenas para garantir) e PQ11 e PQ13 (Linha de 5V onde estava o curto).

 

Reavalie esses mosfet novamente. O curto da linha de 5V era o mosfet de baixo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James Walker , tenho uma observação e correção a fazer dos pinos VREG5 e ENTRIP 1 e 2 no meu post mais acima. As ENTRIPs iniciam suas funções assim que o integrado recebe alimentação pino 16 e habilitação máster pino 13. Parece que o pino 18 deixa dreno aberto quando esse circuito como todo está funcionando adequadamente para que o sinal PGOOD possa ser enviado. (Clear Fult latch). E aterrar esse sinal quando tiver sobrecarga em algumas das linhas. Parece ser isso...;D

 

Coloca o integrado novo aí mano pra ver o que vai mudar.

Capturarm.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LEONTEC disse:

No esquema que está aberto aqui, pino VREG5 é pino 17, ele colocou nas aferições que você pediu no post #9.

 

@WJinformatica2016 , pra mim, está estranho é as entrips que já estão em nível alto e nada de tensão nas bobinas. E também estou achando essas tensões baixo. Geralmente encontramos  em torno de 1v nesses pinos para que o integrado inicie a função pwm nos mosfet de alta e baixo.

Os pinos boot 1 e 2 é a mesma tensão de VREG5. 

 

Reavalie esses mosfet novamente. O curto da linha de 5V era o mosfet de baixo?

Realmente eu me equivoquei já que o vreg5 é do pino 17 e está ok 

Parece tudo funcionando adequadamente e deveria subir os 3 e 5v já que não tem curto nessa linhas

Então troque o circuito integrado para ver se sobe amigo 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WJinformatica2016 , pois é, pode ser problema interno no integrado impossibilitando os pulsos no gates dos mosfet para que tenha 3 e 5v em nível alto. Tem 5v cravados VREG5 mas, internamente o integrado não libera as tensões nas saídas dentro do normal ou mesmo não consegue chavear os mosfet. Meu pensamento é esse. Para tirar o desencargo sobre o CI, é bom realizar a troca do CI já que não consta curto nas linhas da saída o integrado.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...