Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer Aspire 4739 - DA0ZQHMB6C0 REV: C - Não Liga

Avalie este tópico:

James Walker

Posts em destaque

15 horas atrás, James Walker disse:

Dei uma aferida aqui com o osciloscópio e tem sinal ''oscilante'' somente nos pinos 1, 2, 5, 6 do U19  

Aqui está acerto! 

15 horas atrás, James Walker disse:

A placa tem que apresentar esse sinal S5_ON antes do start?

Depois assim que pressionar o botão power. 

Se esse sinal não está subindo, o defeito pode está no IO. Fez as aferições novamente dessa vez nos pinos corretos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James Walker , no post #62 onde você diz que todos o pinos estão zerados, os pinos estão errados.

Você deve manter o abito de usar sempre o osciloscópio, seja para aferir tensão ou sinais! Entenda que não vai ser todos os pinos que vão ter pwm ou algum tipo de onda (sinal) que você deve visualizar no osciloscópio. Esse equipamento pode servi como um multimetro digamos assim, onde você pode aferir as linhas de tensão e obter uma melhor precisão nas aferições. Tem linhas que vai ter somente tensão, e nada de pulsos porem, essas linhas podem ter ondulação residual ou ripple (ruídos) que podem fazer com que o circuito não funcione adequadamente. Eu particularmente uso muito esse equipamento. Estudo bastante sobre o funcionamento e manuseio dele!!!

• Joinha 1
Link para o comentário

@LEONTEC Peço que se fiz alguma errada me corrija e me instrua a fazer no ponto correto.

Agora que entendi o que você tinha entendido, rsrs. Quando disse que estava fazendo aferições no post 62 nos pinos 6 estava me referindo ao pino 6 do CN19 não no I/O. Falha minha uma vez que esqueci de citar esse fato 😛 É um conector inexistente nessa placa, mas tem os terminais e cada qual que disse estava conectado aos pinos que pediu para aferir no I/O, exceto esse pino 75 que tem um nome de sinal diferente do que o que tinha pedido.

Uma outra observação em meio as aferições que acabei de fazer...

vc pediu aferições nos sinais PCH_ACIN e ACIN_R presentes no resistor R246.... Quando estava procurando pelo componente, não sei se entendi direito, mas parece que não existe nessa placa. Vou deixar uma imagem para você poder analisar. Ao olhar no diagrama tem uma simbologia de *, seria a usada para definir componente com possibilidade de inexistência em alguns projetos?

Pino 26 super I/O: 0V  S5_ON
Pino 75 Super I/O: 0V ICH_RSMRST#_uR
Pino 73 Super I/O: 0V SUSC#-1
Pino 10 Super I/O: 0V PCH_ACIN
Pino 91 Super I/O: 0V   DNBSWON#

Ambas essas leituras permaneceram antes e depois de apertar o botão power (que já foi testado)

unknown_2022.03.20-11.05.png

Screenshot_121 (2).png

Link para o comentário

@James Walker , troca o IO mano. O resistor R246 existi sim na placa veja na imagem... Entretanto tem muito sinal faltando aí. Não vai adiantar procurar tensão nesse pois nada está subindo aí depois do power. O tensão ACIN_R só vai subir quando os mosfet transferidores serem ativados.

unknown_2022_03.20-11_05.png.e78d9323e72d344b2e09ffa33b4504c8.png

Editado: por LEONTEC
Adicionar texto!
  • Joinha 1
Link para o comentário

@LEONTEC Entendi. Mas vou te explicar porque fiquei na duvida.

Vi aqui no boardview que um dos teminais do R246 é soldado diretamente no pino 10 do super I/O. Fiz um teste de continuidade no que informou e não está conectado, mas o que está ''faltando'' bate perfeitamente com o bordview. Continuidade ao pino 10 e continuidade ao resistor do lado. Vou remarcar aqui a foto e mandar para ficar melhor ilustrado.

Screenshot_121.png

Screenshot_121.png

Link para o comentário

@James Walker , segundo o esquema, essa placa contem dois chips BIOS, EC e MAIN. Você já confirmou isso pra mim se não estou equivocado em post mais para traz. Então mano, eu posso dizer aqui pra você que esse IO não é programável!

Uma Obs.: Você corre o risco de comprar o IO, ter o trabalho de realizar a substituição, e a placa não funcionar logo de cara como o esperado por causa do BIOS. Porque? Você e eu não temos 100% de certeza que é o arquivo que você gravou no chip, é o adequado para fazer a placa funcionar corretamente. Como o BIOS foi mexido e você não tem a certeza que ele está com o arquivo correto, pode ser que você compre o IO e a placa não funcione, mas, se algo mudar depois de trocar o IO, você vai ter a certeza que é o BIOS o culpado. 

Eu me cobro muito sobre a obrigatoriedade de ter peças sobresselentes para usar quando precisar, olha que precisamos quase dos os dias. Nesses casos que há dúvidas sobre ser a peça ou não, ele vai servir para tirar um desencargo ou mesmo solucionar o defeito. Então, se o IO não for a solução para o problema, ele não vai ficar perdido...;D Entendeu? Pode ser que você pensa que comprou o IO e não resolveu o problema e que foi só dinheiro jogado fora, e que toda analise e tempo foi perdido. Não vejo dessa forma!!!

Espero muito ter lhe ajudado! Espero que a nossa analise e conclusão seja certeira e que ao substituir o IO a placa ligue e funcione 100%. E que você possa ganhar essa grana e junto conhecimento. Abraço e boa sorte! Minha analise continuara quando você trocar o IO. Mas se caso alguém que esteja acompanhado o tópico informar algo que nós deixamos passar, vou ficar muito agradecido também.

Correção de texto!
  • Joinha 2
Link para o comentário

@James Walker , imagem abaixo para explanar melhor como o BIOS U19 tem comunicação com SIO. 

Por quer pode ser o IO o problema? 

Todos os sinais que deveria subir ou está presentes no momento que o botão power for acionado estão faltando.

Pergunto: O que poderia impedir esse sinal S5_ON subir? 

Quem que leva esse sinal DNBSWON# para nível alto, IO ou PCH? Seria a PCH em curto levando esse sinal para gnd?

Será que a PCH não deixa esse sinal ICH_RSMRST# subir?

O SIO recebe ACIN mas não envia PCH_ACIN para PCH. Seria a PCH levando a tensão para gnd? Sabemos que uma coisa leva a outro correto? Vejamos assim...

Então mano, são muitas as perguntas que ficam no ar. O mais viável é trocar o IO pra ver se algo vai mudar, caso contrario, é continuar com analise. ;D Quem nunca pegou um desafio desse em suas bancadas? O fato é que essa placa tem reparo. 

Capturardfvfd.PNG

Correção do texto!
  • Joinha 1
Link para o comentário

@LEONTEC Acabei de encomendar o I/O. E agradeço muito pela atenção e paciência que está tendo comigo me ajudando. Se der certo minha cliente vai ficar muito feliz. Ela precisa muito do computador. E os valores atuais acabam impedindo-a de estar comprando um novo.

Tomara que realmente tenha reparo. Se depender de pedir peças e dedicação para estar analisando, não vou desistir! Só quero realmente desistir se for constatado que o reparo é inviável. Seja por PCH ou trilha interna em curto na PCB. 

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
Em 20/03/2022 às 11:37, James Walker disse:

Pino 26 super I/O: 0V  S5_ON
Pino 75 Super I/O: 0V ICH_RSMRST#_uR
Pino 73 Super I/O: 0V SUSC#-1
Pino 10 Super I/O: 0V PCH_ACIN
Pino 91 Super I/O: 0V   DNBSWON#

@LEONTEC Boa noite! O super I/O acabou de chegar. Fiz a substituição e refiz essas medições e o resultado foi o mesmo. 

Baixei todos os arquivos de BIOS de diferentes usuários aqui da Eletrônica BR e irei tentar fazer algumas gravações nos chips para ver se o resultado pode vir a mudar. A propósito, se tiver algum arquivos especifico que me recomenda estar gravando, peço que mande o link que estarei tentando também.  

Link para o comentário

@LEONTEC Boa tarde!

Então, acha que devemos desistir do reparo ou tem mais algo a ser tentado? Gostaria antes de desistir pelo menos descobrir o motivo da inviabilidade do reparo. Existe a desconfiança de ser a PCH pelo o que disse nos comentários. Existe alguma aferição que posso fazer que poderia confirmar isso? 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...