Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer Aspire 4739 - DA0ZQHMB6C0 REV: C - Não Liga

Avalie este tópico:


James Walker

Posts em destaque

@LEONTEC Boa noite! Obtive mais progresso na placa. Ao injetar tensão na bobina de 5V o capacitor eletrolítico estava aquecendo além do normal. Fiz a substituição do mesmo e as tensões de 5V e 3V subiram nas bobinas! No botão botão power também tem 3.3V. Consumo na fonte assimétrica é zero e mesmo o botão zerando a placa não starta :(

 

Notei aqui com o microscópio que as ambos os chips BIOS foram mexidos anteriormente. Fiz a retirada e regravei ambos. Mesmo comportamento...

 

Ao medir tensão na BIOS do Super i/o ele apresenta 3.3V, mas na BIOS principal não há qualquer tensão. Deve estar se perguntando porque insisto tanto nesse reparo, mas é porque é de uma amiga que precisa muito na faculdade. E está sem dinheiro para estar comprando outro. Então pretendo insistir até realmente entender que não tem jeito rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC Bom dia! O sinal RSMRSTBT é o power good? Se for, eu fiz uma aferição e peço que me ajude a entender se fiz certo. Medi no pino 25 do u20 o sinal CK_PWRGD_R e não há tensão. 

 

PWRSW é a tensão que existe no botão power? Se for, ela está chegando a nível lógico baixo ao pressionar o power.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, James Walker disse:

RSMRSTBT

Coloquei os nomes errado, foi mau!

Esse aqui ICH_RSMRST# tem que ter 3.3v. Veja todos antes e depois do power.

PCH_ACIN

SUSC# 

SUSB#

DNBSWON#

S5_ON

E sim! Se tem osciloscópio agora tem mais precisão nas aferições e sinais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC  Agora que pude fazer as aferições.  O resultado é esse:

 

ICH_RSMRST medido no R482   0V
SUSC#      Pino 7 CN19      0V
SUSB#      Pino 10 do CN19  0V
DNBSWON#   Pino 6 CN19      0V     
S5_ON      Pino 3 CN19      0V  


ACIN pino 64 do IO 3.3V
IO pino 102        3.3V
Pino    104        3.3V
Pino 85 VCC_POR#   3.3V    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James Walker , estamos analisando o mesmo esquema? O IO aqui é NPCE781 U18.

 

Aqui no esquema esse sinal S5_ON é pino 26 sobe depois de acionar o power.

Esse aqui ICH_RSMRST# é no pino 75.

Esses dois sinais SUSC# e SUSB# sobem depois do power.

Esse PCH_ACIN = ACIN_R pelo que vir vai subir quando a tensão +3V_S5 subir.

DNBSWON# é pino 91 e não pino 6.

 

Todos os pinos que você disse que não tem tensão antes e depois do power estão errado pra mim.

 

Outra pergunta é, você gravou o BIOS antes de achar o defeito que impedia a placa de ter as tensões de 3 e 5v?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC Bom dia! Vou postar o esquema eletrico. As bios foram regravadas depois que as tensoes de 5 e 3 voltaram na placa após a troca do capacitor eletrolítico.

 

Ainda tenho o backup anterior. Essas BIOS foram mexidas antes de mim por uma loja aqui na cidade. Quando vi os sinais de fluxo resolvi regravar ambas.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James Walker , é o mesmo esquema! Veja os pinos novamente...

13 horas atrás, James Walker disse:

ACIN pino 64 do IO 3.3V
IO pino 102        3.3V
Pino    104        3.3V
Pino 85 VCC_POR#   3.3V    

Aqui tudo certo! 

 

10 minutos atrás, James Walker disse:

Essas BIOS foram mexidas antes de mim por uma loja aqui na cidade.

Isso aqui é bem chato... Eu quando não acho o problema de uma placa eu deixo do jeito que encontrei e tento o mínimo possível de ficar trocando peças. Demoro muita na analise justamente para só trocar quando tenho 100% d certeza que achei o defeito. Se eu não conseguir achar o efeito deixo tudo certinho para o próximo...

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James Walker , os chips podem está bons, o arquivo é que pode ser o errado! Quem sabe o bkp que você salvou não é do arquivo correto? Como já veio de outra assistência com o problema nas linhas de 3 e 5v, é bem provável que na outra assistência regravarão o BIOS com as linhas de 3 e 5v em curto e deixaram o arquivo errado. Checou os pinos novamente? Veja as tensões no chip BIOS também!  

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC  Então, na BIOS principal não tem 3.3V. Somente na BIOS do super i/o tem tensão. Eu baixei vários arquivos aqui e eram iguais os códigos. Os únicos diferentes estão sendo esse do backup.

 

Estou pensando em testar outro processador nessa placa também. Está com um i5 de primeira geração. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James Walker , outra coisa importante! O BIOS principal nessa placa é o BIOS_EC que vai ajudar iniciar a sequencia de start da placa. O BIOS MAIN só vai receber tensão quando a placa ligar, ou seja, estado S3. 

 

Esse sinal DNBSWON# = PWRBTN# junto com ICH_RSMRST# = RSMRST# tem que estarem em nível alto 3.3v, caso contrario, a placa nunca vai ligar.

Esse sinal DNBSWON#, é a resposta do acionamento do botão power, ele deve ter 3.3v e junto com o start do power, esse sinal vai a nível baixo e retorna para 3.3v.

Esse RSMRST# deve ter 3.3v pra tira a PCH do estado de reset.

Trocou a bateria do CMOS? 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James Walker , o osciloscópio é indispensável em toda analise da placa. O BIOS alem de ter tensão, ele tem comunicação de dados e clock passando nos pinos correspondentes para o IO. 

Algumas pessoas só conferi a tensão do pino 8 e não tem o cuidado de aferir os outros pinos... E muita das vezes em um descuido quando vai remover o chip, acabam removendo junto resistores que fazem ligação aos pinos.

 

Mexer em BIOS com a placa em curto é algo muito errado. Entendi isso a muito tempo atrás. Eu não vou jugar ninguém porque já fiz muito isso no inicio também sem saber claro o que estava fazendo. Estou falando isso de outros técnicos que estão iniciando e sei que você não faria isso...Então deve desconfiar de tudo!!!

 

Vai do inicio revisando tudo pra ver se deixou algo passar e nos dias depois analise feita. Tens 3v, 5v, 15v e 3.3v rtc OK! Power zerando Ok! E assim por diante.

Capturarxdcvf.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC Dei uma vistoriada aqui com o microscópio. Essas dos pinos 1 e 2 estão do outro lado da placa. Dei uma checada aos arredores das BIOS nada visualmente está faltando.

 

Dei uma aferida aqui com o osciloscópio e tem sinal ''oscilante'' somente nos pinos 1, 2, 5, 6 do U19   Pino 8 apresenta a tensão de 3V, mas sem oscilação. Bem, ainda posso tentar regravar as BIOS voltando para o arquivo que tava. Se quiser posso upar esses arquivos que estavam aqui originalmente para dar uma olhada.

 

 

Analisando as tensões always, está como dito anteriormente, a única que está estranha é a de +15 que está dando 13V.

6 horas atrás, LEONTEC disse:

@James Walker , mas não tem as tensões do inicio do start subindo, a placa você diz está morta, somente as tensões do S5 e nada a mais. Não vejo o que o processador possa está interferindo no start da placa? ;D 

Se esse sina S5_ON não subir, a placa não vai ligar! 

 

Seria o proximo estado após a ultima tensão always... A placa tem que apresentar esse sinal S5_ON antes do start? Nesse caso ela não deveria ser always tambem? Peço desculpas pela minha confusão em entender. Tenho muito o que melhorar na interpretação de esquemas...

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...