Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Lenovo Ideacentre B550 LA-A071P Liga mas não da Post

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa tarde amigos,

 

Sou novo aqui no fórum e estou em busca de ajuda, conheci vocês pesquisando pelo google e estou muito entusiasmando com a comunidade que me parece muito unidade uns ajudando os outros !!!

 

Estou com esse All-in-One da Lenovo modelo B550 , os testes que ja fiz são:

 

Usando um Kill A Watt na tomada , quando ligo ele acusa um consumo da faixa de 24 Watts o que me parece baixo , o backlight acende , e se tocar nos comando do monitor o OSD da função monitor esta funcionado , consigo até trocar o Source ( este modelo me parece funcionar tambem como um monitor com sinal externo pela HDMI IN ) , o consumo fica estabilizado nesses 24 watts da tomada e aparentemente a parte do PC esta morta , a CPU e a PCH ficam levemente mornos a GPU também mas é bem mais fraco o aquecimento dela !!!

 

Fiz algumas medições na fonte e aparentemente tudo ok , tem 12v nos fios amarelos e 5v no fio roxo !!!

 

Alguém poderia me sugerir mais testes , poderia ser problema de Bios corrompida ?

 

Se alguém tiver o esquema eletrônico também acredito que facilitaria !!!

 

Muito obrigado a quem puder ajudar.

 

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dumaster Nós temos aqui no Fórum o Esquema Elétrico. Veja as regras para fazer Download:

 

Já temos esse arquivo no servidor do fórum. 👇

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Antes de fazer pedido de arquivos, favor utilizar a busca do fórum ->


Para fazer downloads é necessário ter  (gratuito) ou

 

Segue alguns links que podem ajudar:
 


 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, FLAVIOTECH disse:

@dumaster Nós temos aqui no Fórum o Esquema Elétrico. Veja as regras para fazer Download:

 

Já temos esse arquivo no servidor do fórum. 👇

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Antes de fazer pedido de arquivos, favor utilizar a busca do fórum ->


Para fazer downloads é necessário ter  (gratuito) ou

 

Segue alguns links que podem ajudar:
 


 


Olá Flavio, desculpe se fiz algo de errado, eu tentei fazer o tópico é conforme um tutorial que tem na apresentação do fórum !!!

Expus o problema com detalhes e os testes que fiz, e estava esperando ajudas de quem já enfrentou algo semelhante, sobre a assinatura vou ver as condições financeiras esse mês e ver se consigo a possibilidade de fazer a assinatura , agradeço as orientações !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, LEONTEC disse:

@dumaster , tem tensão nas memorias, vcore ? 

 

Como não tenho o esquema estou indo por dedução , perto das memorias tem um indutor que me parece ser a fase da mem. , ali achei 1.5v mas as memorias estão marcadas na etiqueta como sendo de 1.35v , então acabo por não ter certeza se este indutor é realmente quem esta alimentando as memorias , tem alguns capacitores perto da CPU um deles indicou 1.2v e outro 1.0v , outro indutor perto do conector de alimentação principal tem presença de 3.3v , como comentei a CPU esta ficando morna , vou retirar ela e fazer uma limpeza nos pads pois ja pegue problemas de mal contato da CPU com o SOCKET , mas sem o esquema é mais dificil testar outras tensões ou saber se as que testei estão nos valores correto !!!

Agradeço a ajuda por enquanto , vou seguir com os testes !!!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, WJinformatica2016 disse:

@dumaster fez testes de memoria e processador amigo?

 

Ola WJ , com relação a testar estes itens eu não tenho uma placa mãe para fazer testes do processador dessa geração , vou ver se consigo com algum amigo uma placa compatível para fazer estes testes , as memorias acho pouco provável serem elas , pois são duas e ja fiz o testes de deixar somente uma ( fiz tanto com uma memoria quanto com a outra ) em cada slot e não mudou nada o defeito , mas vou ver se consigo um notebook para testar elas !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, LEONTEC disse:

 

Ola Leon, obrigado pelo retorno rápido, eu ainda não tenho créditos e no exato momento não tenho condições de adquirir o plano VIP , estou vendo essa possibilidade aqui se eu aperta meu orçamento mensal , mas enfim estou tentando com o que tenho , veja se o que voce pode me dizer sobre mais alguns testes que fiz , segue abaixo o relato:

 

Eu tirei a solução térmica ( dissipador ) que é combinada CPU + GPU e descobri 4 indutores grandes bem próximo a CPU acredito serem da VRM da CPU , eu liguei primeiramente monitorando com os dedos tanto a CPU quando a GPU , o que notei é que a CPU tem um aquecimento até bem semelhante ao de uma CPU na inicialização mas a GPU esperava que ela esquentasse muito mais pois o DIE é exposto diferente da CPU que tem o IHS sobre o DIE , mas a GPU esquentou realmente muito pouco , nos indutores próximos a CPU encontrei 1.7v , achei este valor meio alto , mas não encontrei no google aqui nas pesquisas rápidas qual é o vcore máximo desse modelo em questão que é o i5 4430 , inclusive no site da intel voltando as memorias la indica DDR3@1.5v então acredito que o indutor que tinha medido é mesmo da fase das memorias !!!

Não sei se vou conseguir continuar por hoje , mas amanha vou tentar mais um pouco , agradeço de coração as ajudas até o momento !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dumaster , está parecendo ser problema de arquivo de bios.

Faz assinatura de um pacote de download e baixe o esquema. Faz todos os teste e analise que precisar e retorne com mais informações. Testes com outras memorias e processadores...Ganhou um joinha que gerou 10 créditos! Leia depois como funciona o sistema de créditos do EBR.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, dumaster disse:

Alguém poderia me sugerir mais testes , poderia ser problema de Bios corrompida ?

Vamos ver se é bios mesmo depois de confirmar até onde a sequencia de start está subindo. Analise essa parte do vídeo dedicado pra ver se tem algo de errado nesse circuito. Na pag. 55 do esquema você vai ver a menção das tensões de cada circuito como do vcore que é 1.7v. Na pag. 56 você vai ver a sequencia de start formada em blocos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, LEONTEC disse:

@dumaster , está parecendo ser problema de arquivo de bios.

Faz assinatura de um pacote de download e baixe o esquema. Faz todos os teste e analise que precisar e retorne com mais informações. Testes com outras memorias e processadores...Ganhou um joinha que gerou 10 créditos! Leia depois como funciona o sistema de créditos do EBR.

 

 

@LEONTEC muito obrigado pelo joia e os créditos , eu retribui o joia pra vocês que estão doando um pouco do tempo de vocês ao meu caso também , agradeço a ajuda !!!

 

Sobre o problema ser a bios também desconfio pois aparentemente até o momento as tensões que identifiquei parecem razoavelmente coerentes , mas com o esquema vai ficar mais fácil confirmar as tensões em cada setor !!!

Com relação ao arquivo de bios você  acredita que tenha esses arquivos no acervo de vocês ?? vou baixar hoje o esquema e amanha vejo se já baixo a bios !!!!

Muito obrigado até o momento , vou atualizando o tópico conforme for avançando nos testes, abraços e bom fim de noite !!!!

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigos, 

 

Consegui efetuar as medições de todos os pontos de tensão conforme esquema e aparentemente esta tudo OK

 

Então eu parti para verificar a BIOS , tentei ler a ela na placa mas como é muito comum os circuitos adjacentes e interligados a bios atrapalham a leitura e o gravador acusou que erro na flash shortcut/damaged , fiz a remoção do chip flash e com ele na mão coloquei no gravado , fiz a leitura e salvei o arquivo !!!

Aqui no forum achei um topico do fabricio que gentilmente fez o upload dessa BIOS mencionando ter testado 100% ( link abaixo ) e fiz o download

 

 

Carreguei este arquivo no software do gravador e executei o comando Verify ( comparação file vs flash ) e ele já no começo acusou bits com diferença , vou agora executar um erase , ver se o chip esta ok e gravar o arquivo do fabricio nesse chip aqui e testar na placa e torcer pra dar certo :D

Se eu tiver algum sucesso ou não atualizo o tópico !!!!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gravei a bios do @fabricioelcy e recoloquei a bios na placa e pra minha surpresa ficou pior , agora a a placa liga e logo depois desliga !!!

 

removi novamente a bios e para testar liguei a placa sem o chip para ver como ficava o sintoma e ela ficou exatamente igual com o chip no lugar com o arquivo que baixei , não sei se o arquivo esta corrompido ou errado , vou voltar a bios original ( eu fiz o backup e ver se volta ao estado anterior )

 

outra detalhe a mencionar é que quando eu gravei por padrão o soft do gravado compara o arquivo com o que foi gravado , e logo depois eu fiz uma segunda verificação e as 2x ele deu como sucesso ( arquivo e flash iguais ) , agora que retirei o chip fiz o mesmo procedimento para ver se a gravação ainda estava integra e o soft do gravado acusou diferenças , ai a duvida... sera que a propria placa mãe faz alguma gravação no chip quando inicia a primeira vez modificando alguns bits ou pode ter algum defeito na placa mãe que corrompe a bios ??

 

to agora perdido tentando achar um norte para continuar , meio desanimado com a batalha que estou perdendo 😕

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dumaster , eu ainda insisto nas aferições da alimentação e comportamento do dedicado dessa placa. O vídeo é apresentado pelo chip gráfico, tem memorias on também nessa placa correto? O diagrama em bloco do esquema segue arisca todos os circuitos da sua placa. Essa placa tem duas bios confirme isso pra mim. Volta o bkp da bios e deixe a placa como estava antes, ligando sem vídeo! 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/03/2022 às 11:42, LEONTEC disse:

@dumaster , eu ainda insisto nas aferições da alimentação e comportamento do dedicado dessa placa. O vídeo é apresentado pelo chip gráfico, tem memorias on também nessa placa correto? O diagrama em bloco do esquema segue arisca todos os circuitos da sua placa. Essa placa tem duas bios confirme isso pra mim. Volta o bkp da bios e deixe a placa como estava antes, ligando sem vídeo! 

 

O que você quer dizer com " comportamento do dedicado dessa placa " ???? você esta falando do SuperIO ?? do KB9012QF ?? como poderia verificar o comportamento ??

"  O vídeo é apresentado pelo chip gráfico, tem memorias on também nessa placa correto? "

 

Não entendi bem esta pergunta , a placa tem um chip gráfico da AMD , e tem memorias dedicadas a esse chip , todas as tensões estão presentes , mas pelo esquema não existe conexão física entre a GPU discreta com o HDMI , então em teoria se a GPU discreta esteja tendo problema a GPU integrada ( iGPU da Intel ) não deveria assumir ?? , o triste é que não tem como debugar onde que a BIOS esta parando , triste essas placas não terem padronizado a porta LPC pra você conectar um CARD DEBUG e ver em que código esta parando !!!

Sei também que esse chip da ENE que é o KB9012QF tem uma flash dentro e se não me engano o arquivo dela é chamado de EC , estou correto ???? será que ele pode estar corrompido ?? seria algum problema neste chip ??

 

" O diagrama em bloco do esquema segue arisca todos os circuitos da sua placa. "

 

Sim , não vi até o momento nenhum componente diferente do esquema , inclusive a revisão que esta no esquema é a mesma da placa !!!

" Essa placa tem duas bios confirme isso pra mim. "

 

Sim , a principal que acredito ser a que fique conectada com o SuperIO e que tem 8 MBytes e a segunda que tem 99% de chance de ser a da GPU com 256KBytes !!!

" Volta o bkp da bios e deixe a placa como estava antes, ligando sem vídeo! "

 

Fiz isso e ele voltou ao estado de quando chegou aqui pra mim , liga e não da vídeo nem na Tela dele nem pelo HDMI Out , mas não desliga e fica com um consumo estável na tomada de 24 watts , CPU esquenta bastante , GPU fica com um morno bem fraco  !!!

 

Obrigado Leon pelo interesse , pelas perguntas e por ajudar !!!

 

Estou desanimado com essa placa ja , gastei ja boas horas sobre ela e isso é cansativo 😕

 

Mas vou segui tentando aqui intercalando com outros serviços !!!

 

Aguardo um retorno seu @LEONTEC

Abraçosssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, dumaster disse:

a placa tem um chip gráfico da AMD , e tem memorias dedicadas

Quando mencionei (vídeo dedicado), quis mencionar justamente esse circuito como um todo chip gráfico dedica (GPU) + memorias dedicadas = (discreta) da placa que gera vídeo para saída. A GPU pode ser integrada ou discreta. GPU é um processador dedicado exclusivamente para às operações de processamento gráfico. Isso você já sabe é só para contextualizar. Sobre a placas de diagnósticos, existem dessas placas em versões que podem ser usas no slot onde é plugada a placa do wifi.

Sim! GPU discreta não tem ligação direta com o HDMI, pois quem gera imagem nas saídas do HDMI UMA é a CPU. Entretanto, acredito que tem uma troca de informações a serem desabilitadas para que o vídeo da CPU possa ser utilizada no LCD. 

 

Você disse no seu primeiro post, que o LEDs (backlight) acende, posso dizer então, que não existe vídeo (imagens) sendo exibida, e que o problema esteja no chip que deveria exibi essas imagens. Quando tem problema no CHIP que deveria exibi essas imagens para o LCD no caso o dedicado placa, o processador só vai usar o seu vídeo integrado, quando o vídeo dedicado for desativado. É isso que entendo!!! Acredito que tenha uma serie de troca de informações para alterna o entre vídeo discreta + vídeo UMA. Pra mim isso ainda é um grande mar aberto que ainda tento chegar ao horizonte o mais breve posssivel.

 

11 horas atrás, dumaster disse:

Sim , a principal que acredito ser a que fique conectada com o SuperIO e que tem 8 MBytes e a segunda que tem 99% de chance de ser a da GPU com 256KBytes !!!

A placa tem duas BIOS. Como a placa liga e permanece ligada, não vejo problema no BIOS que gerencia o POST (BOOT) da placa, e já que temos os LEDs acendendo e nada de imagem. Não sei informar se esse IO tem uma BIOS interna. Eu acredito que não!!! 

11 horas atrás, dumaster disse:

CPU esquenta bastante , GPU fica com um morno bem fraco  !!!

Aqui chegamos no momento que eu mencionei pra analisar o circuito do (dedicado). Tem algumas alimentações que devem chegar á esse chip como a tensão de 1.8v. Pode ser também alguma memoria dedicada defeituosa ou pode ser o chip GPU com problema de BGA frio. Então brother, tem uma serie de coisas a serem analisadas...

 

Possa está errado em algumas coisas...Como mencionei, esse circuito é complexo e deve ser usado um protocolo de teste caso não tenha um conhecimento extenso de como funciona um equipamento como esse.  

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/03/2022 às 10:08, LEONTEC disse:

Você disse no seu primeiro post, que o LEDs (backlight) acende, posso dizer então, que não existe vídeo (imagens) sendo exibida, e que o problema esteja no chip que deveria exibi essas imagens. Quando tem problema no CHIP que deveria exibi essas imagens para o LCD no caso o dedicado placa, o processador só vai usar o seu vídeo integrado, quando o vídeo dedicado for desativado. É isso que entendo!!! Acredito que tenha uma serie de troca de informações para alterna o entre vídeo discreta + vídeo UMA. Pra mim isso ainda é um grande mar aberto que ainda tento chegar ao horizonte o mais breve possível.

 

Então , nao existe imagem vindas da CPU ( digo de todo conjunto que assim podemos falar PC ) , mas esse equipamento é monitor também , e quando você segura o botão do power pra forçar o desligamento aparece um relógio como se fosse um timer , então o chip que controla o LCD parece estar OK , inclusive esse modelo em questão tem uma porta HDMI IN o que me leva a afirmar que o mesmo pode funcionar como monitor , teste que ainda não o fiz !!!

Ai a pergunta aos amigos aqui do fórum que já pegaram esse equipamento pra reparo é , hoje estou com a placa na bancada desconectada de tudo do gabinete , eu ligo ela e ela fica no mesmo estado de quando estava no chassis , ai a minha duvida é , o HDMI OUT teria que apresentar vídeo nessa situação onde o cabo LVDS ( do LCD ) esta desconectado ????

 

Em 08/03/2022 às 10:08, LEONTEC disse:

Sobre a placas de diagnósticos, existem dessas placas em versões que podem ser usas no slot onde é plugada a placa do wifi

 

Isso seria uma mão na roda para saber até que ponto a bios esta inicializando... eu tenho 2 aqui , uma antiga da Soyo que é uma raridade só tem somente o barramento PCI , e tenho uma chinesa que acho que fui enganado , ela tem o PCI , PCI-E e dois LPC um de 14 pin e outro de 12 pin , mas o PCI-E nunca funcionou e analisando a placa tem o local para um chip que me parece ser um pci-e to pci Bridge do tipo ITE 8892 e esta ausente , acho que comprei algum modelo capado hahahaahahah e me ferrei !!!

 

Em 08/03/2022 às 10:08, LEONTEC disse:

Entretanto, acredito que tem uma troca de informações a serem desabilitadas para que o vídeo da CPU possa ser utilizada no LCD.

 

Era isso que estou procurando , se existe alguma maneira de forçar que a iGPU seja a primaria e também que o vídeo seja exibido no HDMI OUT se já não for um padrão , falo isso pois ja pegue diversas placas de notebook que a placa na bancada desconectada totalmente da carcaça liga normalmente e exibe o post na saída HDMI dela !!!

 

Em 08/03/2022 às 10:08, LEONTEC disse:

A placa tem duas BIOS

 

Perguntei sobre o SuperIO poder ter uma flash justamente pelo fato de um usuário aqui de nome @FDONATO disponibilizar ele , ai fui pesquisar e realmente o EC é o arquivo que deve ser gravado em SuperIO e o pior é que achei um vídeo tutorial sobre como gravar EC e ai quando vou ver qual SuperIO o cara vai usar no vídeo e fico de triste porque é exatamente o ENE KB9012 porque a interface que ele usa está bem claro que é feita pra esse modelo de SuperIO , então pode ter chance do SuperIO estar com problema também , como você disse no final , pode ser monte de coisa , eu acreditava que poderia ser algo mais simples mas estou vendo que ja ficou complexo !!!

Esse FDONATO me parece conhecer melhor esse equipamento pois até o EC ele tem , ficaria feliz se ele pudesse dar alguma sugestão , mas enfim vou tentando aqui até onde meu conhecimento limitar , se eu obtiver algum sucesso atualizo aqui e se alguem tiver mais sugestões estareia aberto para debater e ficarei feliz com isso , abraçoss !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/03/2022 às 10:08, LEONTEC disse:

Não sei informar se esse IO tem uma BIOS interna. Eu acredito que não!!!


image.png.9b80a97ebee20bb7dd6c35023e580604.png

 

Inclusive o arquivo disponibilizado pelo @FDONATOé de 128KB !!!

 

Como que é feito a gravação dessa EC , seria possível com o SuperIO na placa ou tem que remove-lo ???

Editado: por dumaster
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dumaster o ec kb9012 é sim programável, no entanto seu caso não parece ser problema de ec corrompido, pois a máquina chega a ligar.... em raros caso pode existir incompatibilidade do arquivo do ec rom com a bios main, mas à principio esse cenário geralmente se apresenta quando o equipamento passa por outras assistências e outros técnicos regravam o chip main!

 

A gravação do ec não requer a remoção do chip da placa, porém é necessário um gravado especifico para esse fim!

svod, vertyanov, rt809h e etc...

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dumaster , já checou esse componente em sua placa U43 (TSUMO88QWDT3-LF-1_EQFP128P)? O bios U45 está ligado a ele. Ele faz parte do circuito da saída LVDS. O chip AMD, vejo que é para saída VGA. Esse chip você menciona que não aquece no modo normal digamos assim. 

Como mencionei, a placa está ligando e acendendo o os LEDs e suponho que a mesma apresenta tela preta correto? Faça mas testes na placa como outra tela ou monitor externo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/03/2022 às 10:08, LEONTEC disse:

Sobre a placas de diagnósticos, existem dessas placas em versões que podem ser usas no slot onde é plugada a placa do wifi.

eu comprei do ali express

uma placa post bem diferente 

e funciona tanto em desk quanto em notes ddr3 e ddr4,

achei ela muito diferente de todas que existiam 

e ela já me salvou umas 2 ou 3 vezes já dando exatamente o post do que era o problema por incrivel que pareça 

também já coloquei ela nos dell que tem os bips ou os leds piscando indicando o problema e os dois bateram com o post da placa 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, FDONATO disse:

incompatibilidade do arquivo do ec rom com a bios main


Olá Donato, obrigado por aparecer aqui em meu tópico !!!

Você comentou sobre incompatibilidade da EC com a BIOS principal , voce disponibilizou dois arquivos de 64Mbits que é da principal , qual a diferença entre eles ??

Um é : Lenovo B550 All-in-One_VIA15 LA-A071P REV1.0.BIN

 

Outro é : LA-071P fix VGA exclamation mark (cham than).BIN

Sei que o segundo já no próprio nome diz que é pra arrumar algum problema em que aparece uma Exclamação na tela , mas qual será a real diferença entre eles , será que esse tal de Cham mudou alguns parâmetros dos valores Default da bios por meio de alguma edição ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...