Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Lenovo Ideacentre B550 LA-A071P Liga mas não da Post

Avalie este tópico:


Posts em destaque

37 minutos atrás, LEONTEC disse:

@dumaster , já checou esse componente em sua placa U43 (TSUMO88QWDT3-LF-1_EQFP128P)? O bios U45 está ligado a ele. Ele faz parte do circuito da saída LVDS. O chip AMD, vejo que é para saída VGA. Esse chip você menciona que não aquece no modo normal digamos assim. 

Como mencionei, a placa está ligando e acendendo o os LEDs e suponho que a mesma apresenta tela preta correto? Faça mas testes na placa como outra tela ou monitor externo.


Leon é exatamente isso , a flash U45 é onde se encontra o firmware do chip SUMO que é o controlador do painel LCD , inclusive eu removi essa flash para fazer um DUMP de backup e já aproveitei pra testar a placa sem ela , como estou com o painel LCD desconectado e querendo ver se alguma imagem sai no HDMI Out ( pelo esquema o HDMI Out esta ligado direto a iGPU Intel não passa pelo Scalar ) imaginei que não iria interferir na inicialização e poderia até quem sabe vir a dar imagem , mas não deu imagem e a placa ficou morta , com um consumo bem baixo da tomada na faixa de 4 watts , presumo então que esse Scalar se não inicia ele de alguma forma esta amarrado ao resto do sistema e impede a placa de iniciar o restante , já fiz o DUMP e já retornei ele na placa , caso você achar legal posso fazer o upload deste arquivo pois não vi ele aqui no fórum em minhas buscas !!!

Como falei anteriormente eu acredito que o Scalar esteja OK porque ele liga o backlight e inclusive icones aparecem na tela como o timer quando voce desliga e quando voce muda a SOURCE onde aparece duas opções de entrada PC e HDMI IN !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LEONTEC disse:

@dumaster , quanto de tensão você tem na PL402? 

 

1v , no esquema era pra ter 1.1v

 

não acho que esteja fora pois Vcore GPU é controlado pelo load da mesma , sem carga a tensão possa ficar um pouco a baixo , mas enfim , não deu exatamente os 1.1v

 

Obs: esto usando escala em que apresenta 3 casas decimais então quando falo 1v no display do multímetro esta apresentando algo como 1.006v !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WJinformatica2016 disse:

@dumaster amigo se sua dúvida é se ele está no post e não tá dando imagem é só colocar o teclado USB e teclar o num Lock e vendo se vai ativar e desativar o led fazendo isso 

 

 

 

Ja fiz esse teste faz tempo e não muda status do led , inclusive o led nem acende , existe alimentação 5v nas usb , mas eu não confio neste teste pois as USB são os ultimos dispositivos a serem configurados pela BIOS , ante tem CPU , DRAM , GPU...

A CPU esta esquentando o que me leva crer que ela esta executando as linhas de programação da BIOS , enfim , complicado por aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 1 ano depois...

Boa Noite amigos do Fórum, desculpe ressuscitar esse tópico mas é que voltei a trabalhar nessa maquina que praticamente fez aniversario por aqui, fiz de tudo e nada surtiu efeito !!!

O cliente acabou comprando uma placa mãe no Aliexpress por conta e risco e me trouxe para substituir, fiz a substituição e funcionou tudo perfeitamente, só ficou uma pendencia que não atrapalha o funcionamento da maquina mas é um inconveniente que gostaria de remover, toda vez que liga ou reinicializa o sistema na tela de POST aparece um erro " error 00ce machine type and serial number are invalid " , pesquisai de tudo aqui ( pode ser que falhei na minha pesquisa ) e no Google , na BIOS na tela de sumario realmente o Modelo e o Serial estava como " INVALID " , nas pesquisas vi diversas ferramentas , inclusive uma de uso interno da Lenovo chamada U1 Tools , ela cria um pendrive bootavel , não deu certo ele acusa Checksum Error e não faz nada nem ler as informações ele lê , também achei outra ferramenta que foi o AMIDEDOS.EXE , ela também da outro erro que me recordo ser " SMBUS not incialized " , já estava desistindo quando descobri que essas informações ficam no setor de DMI da Bios , e lembrava que tinha uma ferramenta da H2O que faz edição via SMBUS no DMI !!!

Com ela cia windows consegui acessar as informações do DMI , e no primeiro " handle " estava la as informações do " Product Name " e " Serial Number " e estavam como INVALID , tive o cuidado de modificar colocar exatamente como é o padrão da LENOVO pois estou com outro idêntico , no " Product Name " ficou F0A60004BR e no " Serial Number " é o que esta na etiqueta na carcaça e tem 8 dígitos , no que tenho aqui esta funcionando a etiqueta bate certinho com o que esta no DMI , então fiz a mesma coisa anotei esse serial e apliquei no DMI , contente de achar ter resolvido o problema , reiniciei o AIO e pra minha infeliz surpresa o erro continuou aparecendo , entrei na BIOS pra ver se o que eu tinha alterado tinha ficado registrado e SIM ficou , agora na BIOS na primeira pagina que é o Sumario esta certinho , idêntico ao outro que esta funcionando perfeitamente ( claro que o serial é diferente mas tem o mesmo padrão de 8 algarismos )

Vou colocar algumas imagens do código de erro , da BIOS no sumario e da ferramenta que estou usando listando as informações do DMI , se alguém que já passou por isso e conseguiu solucionar puder me ajudar nem que seja pra dar um Bypass nesse erro ( eliminar a rotina de verificação modificando o binário da BIOS ) ficaria muito grato !!!

 

Fiz o UPLOAD do Dump que fiz da flash , como esta com a placa na bancada e teste com outras versões de bios que não deram certo antes fiz backup ( Dump ) e segue o link se alguem quiser ajudar , dar uma olhada , verificar e ver se atravez desse arquivo tem como modificar o DMI por esse arquivo ou remover esse alerta para que a BIOS possa ser gravada novamente sem apresentar esse erro !!!
 

 

Temporario-ErronoPOST.thumb.jpeg.15989be3b46e2e1ec388ab6895b42bcd.jpeg

Erro que aparece todas as vezes que liga ou reinicializa o sistema , fica 1 ou 2 segundos e some entrando no Windows normalmente !!!

 

Temporario-H2OSDEEditor.thumb.jpeg.c9ad4aa5e4ee55ce4c652c4dcecdb207.jpeg

DMI já editado ficando idêntico ai outro Lenovo que tenho aqui !!!

Temporario-SumarioBIOS.thumb.jpeg.07e9945dac16797e1a9dc91b8c2fee8f.jpeg

Aqui é o Sumario na BIOS onde fica visível que as alterações que fiz no DMI foram efetivadas !!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dumaster A placa mãe antiga e a nova são iguais? 

Se sim já tentou copiar ou usar a bios da placa antiga na nova?

Ou se conseguir ler ela e pegar essas informações que acusam erro e copiar para a nova.

 

Vi que isso é um problema recorrente na Lenovo pós troca de placa. 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...