Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer E1-571G - Q5WVH LA-7912P - Desliga quando remove a fonte

Avalie este tópico:


Posts em destaque

O notebook estava funcionando normalmente, após alguns dias parado na prateleira fui fazer o teste antes de vender e percebi que mesmo que a bateria esteja 100% carregada ao remover a fonte o notebook desliga. Ao tentar ligar apenas na bateria o notebook liga, porém não dá vídeo. Ja fiz a regravação da bios e testei com outras memorias ram. Também coloquei a ultima bios que se encontra no site da Acer. Já foi testado com duas baterias diferentes e novas e com 3 fontes diferentes. Desconfio do MOSFET comutador pelo sintoma. Alguma sugestão antes de partir para o reparo em placa? 

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

38 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Primeiro você deveria checar se com a bateria tem as tensões +lcdvdd e +3vs no jlvds1.

Algumas vezes que medi o +lcdvdd estava com 0 volts, e o +3VS sempre dá 3.37V. Percebi que algumas vezes a placa demora muito mais para desligar que nas outras, no caso essas vezes o processador esquenta e encontro a tensão do +lcdvdd, o que me leva a crer que seja intermitente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

provavelmente defeito no comutador ou até mesmo no circuito. uma explicação que poderia colaborar com a minha sugestão, é uma limitação na sua condução, quando retirado do carregador e irá passar a usar a bateria o comutador não atua bem (seja por mal funcionamento do mesmo ou mal funcionamento do circuito) acontecendo uma drástica queda na tensão e o mesmo gerando o desligamento e quando a um ligamento somente por parte da bateria, quando equipamento for exigir maior carga a tensão cairá ou ficará instável, fazendo assim que outros circuitos do notebook n funcione normalmente, consequentemente, sem vídeo!   

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Wallace Servato Bertolaccini disse:

 

Algumas vezes que medi o +lcdvdd estava com 0 volts, e o +3VS sempre dá 3.37V. Percebi que algumas vezes a placa demora muito mais para desligar que nas outras, no caso essas vezes o processador esquenta e encontro a tensão do +lcdvdd, o que me leva a crer que seja intermitente. 

Fiz uma limpeza na placa pois percebi que alguns pinos do Super Io estavam um pouco escuro. Após a limpeza a placa parecia estar funcionando normal até com a bateria. Ligando normalmente. Depois de algum tempo voltou o problema, porém agora está um pouco diferente. Ela está ligando com a bateria e dando imagem, ao conectar a fonte ela funciona normalmente com a bateria e fonte. Porém se tiro a fonte, o notebook desliga. Para ficar claro, o notebook liga na bateria, com ele já ligado eu conecto a fonte, logo após ainda com a bateria eu removo a fonte e ele desliga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Acer E1-571G - Q5WVH LA-7912P - Desliga quando remove a fonte
21 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

@Wallace Servato Bertolaccini Me parece que agora você pode ter um problema no comutador, ou no charger. Meça as tensões no PU4 quando ele desligar.

Estava desconfiado do Super Io então aqueci ele um pouco para ver se conseguia remover as machinhas pretas dos terminais. Depois disso o notebook ficou normal, reiniciei ele e tirei a fonte mais ou menos 10 vezes. Depois de um tempo fui testar novamente e mesmo problema, ao tirar a fonte ele desliga. Irei medir as tensões no PU4 e informo aqui. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo hoje liguei o notebook na bateria, pluguei e despluguei varias vezes e o notebook não desligou, após mais tentativas, com o carregador plugado removi o mesmo e desligou, fiz as medições no PU4 logo quando ele desligou (apenas na bateria, sem carregador) 

1 - 11.45V
2 - 11.47V
3 - 0V
4 - 0V 
5 - 0V 
6 - 0V
7 - 0V
8 - 0V
9 - 0V
10 - 0V
11 - 17.44V
12 - 11.47V
13 - 11.47V
14 - 0V
15 - 0V
16 - 0V
17 - 11.13V
18 - 11.46V
19 - 11.47V
20 - 11.26V

Editado: por Wallace Servato Bertolaccini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wallace Servato Bertolaccini se vc esquentou e voltou a funcionar, tem grandes chance de ser defeito no SIO ou solda fria no mesmo.. esquente novamente e veja se vai voltar, se voltar eu ressoldaria seus terminais e caso voltasse o defeito, realizaria a troca do mesmo.. já resolvi bastante esse mesmo tipo de problema aqui, sei que da muito no lg s425 e seus derivados..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wallace Servato Bertolaccini passe as tensões do source, dreno e gatedeles quando a placa desliga quando tiras do carregador e do comutador também amigo 

17 minutos atrás, Wallace Servato Bertolaccini disse:

Retirei o PQ9 PQ10 PQ11 e testei no multímetro e todos aparentam estar funcionando corretamente. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wallace Servato Bertolaccini Colega o Mosfet comutador entre fonte e bateria recebe uma tensão de chaveamento do PWM de  carga. Quando você conecta a fonte a tensão de 19 v aparece no gate do mosfet e corta o mosfet e a bateria. Quando desconecta a fonte a tensão no gate cai e chaveia o mosfet alimentando o sistema pela bateria.

 

Verifique este circuito se está funcionando certinho.

 

Veja nesta imagem uma pequena diagramação do circuito de carga e comutação feita pelo mosfet  BFET e o sinal do PWM BGATE que chaveia ou corta o mosfet de acordo com a fonte presente ou desconectada.

carga_bateria.jpg

Editado: por Roberto275803
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...