Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Fonte VS600 da Corsair com tenção de 3.3 baixa

Avalie este tópico:


Miguel Express

Posts em destaque

image.pngOlá, estou com uma fonte de vs600 idêntica como a da foto acima. A mesma se encontra com todas as tenções normais menos a de 3.3v está em *2.0v*, ela inicia fora da placa mãe com um jump porém conectada na placa mãe ela inicia e desliga em menos de 2 segundos. Já desmontei a fonte nao achei nenhum capacitor  ruim. Alguém teria alguma dica ?

 

Editado: por Miguel Express
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Miguel Express disse:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Olá, estou com uma fonte de vs600 idêntica como a da foto acima. A mesma se encontra com todas as tenções normais menos a de 3.3v está em *2.0v*, ela inicia fora da placa mãe com um jump porém conectada na placa mãe ela inicia e desliga em menos de 2 segundos. Já desmontei a fonte nao achei nenhum capacitor  ruim. Alguém teria alguma dica ?

 

Qual foi o resultado desta fonte????, pois na descrição esta como resolvido???? qual foi a solução que encontrou??

 

Boa Sorte    :)

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

veja se por acaso a linha de -12 não está alterada também. Se estiver, tem um diodo em curto na linha dos -12. Se os -12 estiverem ok, procure por um tl431 no regulador dos 3.3. O pino 3 desse 431 é ligado na base de um transistor pnp, que se apresentar fuga ou curto faz os 3.3v arriarem. 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Miguel Express disse:

Desculpa não sei mecher no site direito, gostaria de saber uma solução para o problema, sendo que não entendo muito sobre fontes mas sou curioso. Alguém algum esquema elétrico dessa fonte para poder me ajudar a localizar os componentes.

Então aprenda... aqui está cheio de material de ajuda sobre como usar o fórum e as regras.

 

Esquema específico dessa fonte é virtualmente impossível de conseguir, mas o circuito não muda muito de uma fonte para outra. O regulador de 3.3v é basicamente assim:

 

image.png.e5340b37fb9702410889d53c1b2b15ff.png

A estabilização dos 3v3 é obtida variando o limiar de saturação da bobina L5. Na sua fonte, a L5 é aquela bobina próxima aos transformadores, com núcleo avermelhado (na verdade aquilo é um plastico.. o núcleo dela é de ferro laminado). A L1 é aquela bobina a direita, com núcleo cor verde-abacate (núcleo de ferro pulverizado). A bobina maior não tem relação com a linha de 3.3.

O defeito da sua fonte provavelmente é o transistor, que nesse esquema de exemplo é o Q8. Se não me engano, na linha VS da Corsair ele é um transistor smd, embaixo da placa (poste uma foto nítida e com boa resolução do lado de baixo que dá pra achar ele na base do olhômetro). Esse defeito é meio comum nessa série de fontes: O transistor é meio subdimensionado, aí se a fonte for conectada numa placa mãe que tem pouco consumo na linha dos 3v3, ele não dá conta da corrente e entra em curto. 

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@zazulak não sei se usa ainda este site! Mas tbm tenho o mesmo problema do criador do tópico.

 

3.3V com 1,6V

5V com 4,75V

12V com 12,3V

-12V com -11,8V

 

Já fiz o básico pra funcionar está fonte! Como trocar o capacitores ( mesmo não estando com baixa capacitancia ou alto ESR) e mesmo assim não houve melhora nos 3.3V.

Você cita o trânsitor Q8 no esquema acima de ser o maior problema dessa linha VS da Corsair! Poderia informar qual trânsitor poderia está trocando para melhor vida útil? Não sei se acharei ele em SMD, acredito que aqui na cidade? Somente PTH.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Jaislan disse:

@zazulak não sei se usa ainda este site! Mas tbm tenho o mesmo problema do criador do tópico.

 

3.3V com 1,6V

5V com 4,75V

12V com 12,3V

-12V com -11,8V

 

Já fiz o básico pra funcionar está fonte! Como trocar o capacitores ( mesmo não estando com baixa capacitancia ou alto ESR) e mesmo assim não houve melhora nos 3.3V.

Você cita o trânsitor Q8 no esquema acima de ser o maior problema dessa linha VS da Corsair! Poderia informar qual trânsitor poderia está trocando para melhor vida útil? Não sei se acharei ele em SMD, acredito que aqui na cidade? Somente PTH.

Trocou o TL 431??? ele pode estar ruim e gera este problema,, troque mesmo que parece estar bom por outro novo e de qualidade ok

 

Boa Sorte      :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal! Meu caso foi resolvido! Como dito pelo @zazulak Era o diodo SB2100 do -12 (fica embaixo do indutor maior do secundário) com pequena fuga! Troquei e todas as tensões voltaram ao normal.

 

Pode ser o caso de vocês também.

 

Agora as tensões sao as seguintes.

3.3V com 3,32V

5V com 5,02V

12V com 12,03V

-12V com -12,01V

 

Várias horas estudando o problema, achando que o problema era na malha do 3.3V, gastando mais de 10 reais sem necessidade, para no fim, ser um problema em outra malha e custar "caríssimos" 2 reais 🤦🏻‍♂️ (já sai no lucro, pois a fonte hoje nova custa ±700 reais 😬)

Substitui por um SR3200, e um diodo tbm Schottky porém de corrente de 3A (contra 2A do SB2100, vai ter que lixar os terminais devido o furo ser menor)

Editado: por Jaislan
Incluir a citação de quem informou o componente com problema e adição das tensões após reparo.
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Jaislan disse:

Pessoal! Meu caso foi resolvido! Era o diodo SB2100 do -12 (fica embaixo do indutor maior do secundário) com fuga! Troquei e todas as tensões voltaram ao normal.

 

Pode ser o caso de vocês também.

Belo trabalho, agora retorno ao seu primeiro Post e mude a descrição de Dúvida que era para ser análise para concluído ok.

 

Boa sorte       :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...