Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Adega Tocave T20D Não baixa temperatura

Avalie este tópico:


GameMax

Posts em destaque

Esta é a primeira Adega que me aparece e é de um amigo que me pediu para analisar, o que acontece ela não baixa a temperatura a menos de 22ºC chega nesta temperatura e não baixa menos do que isso, vi que estas adegas dão muito problema nos capacitores da fonte então de cara ja troquei todos e troquei também o IC1 e IC2 e o problema continuou fiz um teste ligando somente a Peltier na fonte de bancada ela apresenta um consumo de 3,6A não sei se é normal este consumo mas mesmo com a fonte de bancada ela não baixa a temperatura, fiz toda uma limpeza nos coolers e troca de pasta térmica, mas continua da mesma forma fiz um teste também pra ver se o sensor de temperatura da Adega estava marcando corretamente, medindo a temperatura interna da Adega com um termo par do multímetro e bate com a temperatura marcada na Adega então também não tenho um problema com o sensor da Adega o que resta a fazer seria a troca da Peltier que não tenho aqui no momento e gostaria de saber se pode ser isso mesmo e qual o consumo destas Peltier ligadas a uma tensão de 12v? 

Editado: por GameMax
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Certo, vamos lá: se a tensão de saída está em 12V, peltiers novos, considerando que a pasta térmica foi bem aplicada e está com os dissipadores limpos e polidos, então chegamos a conclusão de que ela não foi feita para abaixar mais ainda a temperatura, já que o funcionamento desse sistema é bem direto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então mas ele me disse que ela chegava a 12ºC ou 13ºC e me trouxe inclusive por causa disso não baixava temperatura. Como ainda não tinha pego nenhuma gostaria de saber qual a temperatura mínima que estas Adegas podem atingir ja que ja li em alguns lugares que os vinhos teria mesmo que ficar a uma temperatura próxima ao 12ºC.   Pesquisando sobre estas Adegas vi também que se a temperatura ambiente exceder os 28ºC ja atrapalha na eficiência delas ja que trabalham com transferência de calor, a temperatura aqui na cidade é bem quente interior de SP deve estar hoje a uns 34ºC teria uma diferença de 6º para o que seria o ideal somando com os 12ºC em que esta ajustada daria 18ºC ficaria próximo destes 20ºC e ai explicaria o porque ela não passa disso. Sabe me dizer se procede esta informação?

Editado: por GameMax
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 É uma possibilidade! Como te disse, se a tensão estiver em 12v, e tudo bem aplicado, não tem o que fazer. Esses módulos peltier são extremamente ineficientes. Te recomendo tirar, limpar bem o dissipador, polir com uma lixa d'agua (com um pouco de água, é claro) e reaplicar usando uma pasta térmica de qualidade, talvez a diferença de temperatura seja por conta disso!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Fiz todos os procedimentos e a mudança que notei foi que diminuiu no tempo em que ela chega nos 19°C ou 20°C mas com a temperatura ambiente da região aqui ela não baixa mais do que isso, fiz o teste também em um ambiente refrigerado com temperatura entre 20°C e 23ºC e ai sim ela baixou bem a temperatura ficando entre 13°C e 14ºC deixei tudo bem explicado para o dono da Adega e mesmo assim ele pediu para deixar as peças novas com todo serviço feito. Obrigado pelas dicas e ajuda amigo @DigitalZone Info .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...