Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Som-caixa amplificada-frahm fp1200-queimando os fets de saida

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Buenas,

 

explicação curta:

-------------------------------------

a gambiarra é mais ou menos assim:

image.thumb.png.415d4078e368a1643f613f1290dc13dd.png

A idéia é refazer a parte da saída. Repare que os fets canal p e canal n trocaram de lugar entre si. E, agora os sources vão ligados nas linhas de alimentação, e os drenos são ligados aos resistores de 0r33. O diodo 1n4148 e o transistor BC548 devem ficar em contato térmico com o dissipador. 

 

Os pontos de conexão X, Y e Z são os seguintes:

image.png.2b0b8662c399129043a12f782d2b64dd.png

R313 e TP301 você elimina. Se após fazer a modificação os fets ficarem esquentando muito com o amplificador em repouso, substitua o 1n4148 por um 1n5817/18

 

Já fiz essa adaptação em alguns amplificadores com fet na saída e funcionou bem, inclusive em alguns casos aumentando a potência máxima que o amplificador conseguia entregar sem distorcer o som.

-------------------------------------

 

Explicação longa.. conversa de engenheiro.. teoria chata e desnecessária, mas vale a pena ler se quiser entender melhor os amplificadores classe AB:

O que ocorre aí é que esse circuito foi projetado originalmente para usar transistores bipolares na saída, e geralmente funciona bem com bipolares, mas não com fets. T306 e T307 formam um arranjo que é chamado de 'amplificador diferencial', e T304 e T305 formam o que é chamado de 'espelho de corrente'. Esse arranjo mantém uma tensão mais ou menos constante entre os coletores de T305 e T307. Isso é ótimo para transistores bipolares (na prática nem tanto, porque o VBE dos transistores diminui com a temperatura, o que exige um circuito de 'bias servo' - que não existe nesse amplificador, por isso digo que é mal projetado - para compensar essa diminuição a medida que a saída esquenta). Com fets, além do vgth (equivalente do vbe em bipolares) diminuir com a temperatura, ele pode variar enormemente entre fets de fabricantes diferentes. E, como comentei com você no whats, dependendo do fabricante o fet canal n tem um vgth totalmente diferente do canal p, o que obriga o técnico a regular o bias toda vez que troca os transistores. E, pelo fato de o amplificador não tem um bias servo, fica propenso a levar os fets ao que é chamado de 'avalanche térmica' (thermal runaway). 

Com essa modificação, o estágio de saída passa a se comportar como se fosse feito com transistores bipolares, e o bc548 grudado no dissipador faz o papel do bias servo. 

Esse arranjo com transistores bipolares acionando fets de polaridade oposta é usado em diversos amplificadores, por exemplo, os módulos automotivos da Rockford Fosgate (que são extremamente confiáveis.. a maioria dos defeitos neles é na parte da fonte, e não no amplificador em si).

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

@Betinhodaeletronica essa modificação é para continuar com mosfet na saída. Corrigindo a falha na ausência de bias servo. Não irá funcionar com os 2sc3281 e 1943. 
 

Em 11/03/2022 às 00:04, zazulak disse:

Rockford Fosgate

@zazulak faz muitos, muitos anos que não realizo manutenção em uma Punch… carcaça do mosfet soldado em uma haste metálica, kkk sempre queimava soldando eles.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Betinhodaeletronica  a tensão suportada entre dreno e source é 100v. Sua fonte simétrica é em torno de 45v (total de quase 100). Iria trabalhar no limite 

2 horas atrás, Betinhodaeletronica disse:

@ohm oque vc acha de no lugar do irf640 e irf9640 eu colocar irfp9140 e irfp140n? Mesmo n sendo fácil achar originais,os irfp aguentariam mais a labuta que os irf???

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...