Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Nobreak Ragtech Senium Wide SW3200 Não liga e queimando resistores

Avalie este tópico:


Von Held

Posts em destaque

Olá pessoal

 

Estou com 2 nobreaks deste na bancada sendo que este é bivolt na entrada. Ele não está ligando nada e nem sinalizando qualquer reconhecimento de rede. Ao abrir verifiquei que o C58 estava estourado e que o R89 estava queimado. Substitui o capacitor e o resistor, mas ao ligar queimou o Q6 (BD139), o R86 e R87, R88A e voltou a queimar o R89. Analisando o circuito e comparando com o outro nobreak verifiquei o mesmo curto no U8 entre os pinos 6 e 7. Não tenho a parte do esquema onde está o Q6, R86 e R87. Caso alguém tenha e possa enviar ou ainda ter alguma dica do que pode estar causando a queima destes componentes eu agradeço.

 

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Von Held disse:

Olá pessoal

 

Estou com 2 nobreaks deste na bancada sendo que este é bivolt na entrada. Ele não está ligando nada e nem sinalizando qualquer reconhecimento de rede. Ao abrir verifiquei que o C58 estava estourado e que o R89 estava queimado. Substitui o capacitor e o resistor, mas ao ligar queimou o Q6 (BD139), o R86 e R87, R88A e voltou a queimar o R89. Analisando o circuito e comparando com o outro nobreak verifiquei o mesmo curto no U8 entre os pinos 6 e 7. Não tenho a parte do esquema onde está o Q6, R86 e R87. Caso alguém tenha e possa enviar ou ainda ter alguma dica do que pode estar causando a queima destes componentes eu agradeço.

 

Abs,

Dia colega, poste imagens desta placa, facilita em te ajudar, mas vamos lá com o que temos até o momento este equipamento não tem esquema disponível no mercado é quase impossível, pois nem as assistências o tem o que dificulta a sua manutenção em si. Mas se ao ligar ele já esta queimando, verifique os mosfet's que estão fixados nos dissipadores de calor para ver se não estão em curto, depois o regulador de 5 volts, em seguida os diodos que estão instalados em frente aos relés, depois o relés, para ver se não tem nenhum colado ok.

Circuito de Entrada.

R40   221K  1%

R39   4M7  1%

R38   47K

R51   100K

RL3

ULN 2003

Verifique se a tensão de entrada está chegando até a placa NE e FE se não estiver a chave está com problema.

 

Poste os resultados que obtiver dos testes aqui para que continuemos a lhe ajudar ok?

 

 

Boa Sorte    :)

 

Editado: por Maru
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá@Maru, em princípio não parece ser problema na entrada, porque o circuito está sendo alimentado. O que está acontecendo é que quando conecto todas as baterias e ligo a rede, ao acionar o botão do painel, os resistores R86 e R87 acabam queimando, saindo fumaça. Em relação ao problema do curto que relatei nos terminais 6 e 7 do U8, verifiquei pelo datasheet do IR2104 que não é um curto mas é uma característica do CI devido aos FET´s que possui na sua configuração interna entre os pinos 6 e 7. Segue foto da placa deste nobreak. Nas partes do esquema que consegui em outros tópicos aqui, não consegui identificar a ligação do R87, mas considerando que o R86 está queimando, já começo a imaginar a hipótese de defeito no U3 visto que o pino 22 deste CI está no mesmo circuito do R86. Os pontos que sinalizei na foto correspondem ao local do R86, R87 e R89. Não sei se estou certo na minha análise. Caso tenha mais alguma dica eu agradeço.

Seguem valores de alguns componentes:

R86 = 221K

R46 = 222K

R44 = 156K

 

Abs.

parte u3 esquema sw3200.png

Placa Nobreak Entrada Bi - Saida 110V.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal, como estou com 2 nobreaks deste em manutenção, após ter feito diversas verificações, resolvi colocar o microcontrolador deste nobreak no outro e o defeito de estar queimando o R87 também aconteceu no outro nobreak. Desta forma estou deduzindo que este microcontrolador está com defeito gerando a queima do R87. A luta agora está em conseguir este microcontrolador, porque a Ragtech não fornece para não autorizada. Caso alguém conheça alguém que possa fornecer ou até mesmo tenha alguma indicação para venda da placa, peço ajuda informando, pois, o cliente está interessado em comprar a placa caso necessário. Desde já agradeço a ajuda de todos.

 

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 07/04/2022 às 10:11, Von Held disse:

Olá pessoal, como estou com 2 nobreaks deste em manutenção, após ter feito diversas verificações, resolvi colocar o microcontrolador deste nobreak no outro e o defeito de estar queimando o R87 também aconteceu no outro nobreak. Desta forma estou deduzindo que este microcontrolador está com defeito gerando a queima do R87. A luta agora está em conseguir este microcontrolador, porque a Ragtech não fornece para não autorizada. Caso alguém conheça alguém que possa fornecer ou até mesmo tenha alguma indicação para venda da placa, peço ajuda informando, pois, o cliente está interessado em comprar a placa caso necessário. Desde já agradeço a ajuda de todos.

 

Abs,

o IC você consegue comprar, ai retire do que esta bom e copie o firmware dele e grave no chip novo, eu fiz assim uma vez e resolveu.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá pessoal,

 

Depois de algum tempo sem trabalhar neste equipamento, o cliente conseguiu numa autorizada a compra do microcontrolador. Fiz novas verificações no equipamento, instalei o microcontrolador, mas continua sem ligar. Quando pressiono o botão do painel, o buzzer sinaliza mas não aparece nada no painel. Observei que a tensão de 15V e de 5V só aparecem quando pressiono o botão on/off no painel, mas como não fixa, esta tensão logo desaparece quando solto a tecla. Em resumo, está me parecendo um problema de fonte no equipamento. Já fiz diversas verificações. Me lembro de um outro equipamento deste que já reparei no passado, onde ao ligar os disjuntores havia uma inicialização e alguns relés atracavam. Este não faz nada. Alguém teria uma idéia de onde posso verificar sobre esta inicialização? Agradeço mais uma vez a ajuda.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 29/09/2022 às 19:28, Von Held disse:

Olá pessoal,

 

Depois de algum tempo sem trabalhar neste equipamento, o cliente conseguiu numa autorizada a compra do microcontrolador. Fiz novas verificações no equipamento, instalei o microcontrolador, mas continua sem ligar. Quando pressiono o botão do painel, o buzzer sinaliza mas não aparece nada no painel. Observei que a tensão de 15V e de 5V só aparecem quando pressiono o botão on/off no painel, mas como não fixa, esta tensão logo desaparece quando solto a tecla. Em resumo, está me parecendo um problema de fonte no equipamento. Já fiz diversas verificações. Me lembro de um outro equipamento deste que já reparei no passado, onde ao ligar os disjuntores havia uma inicialização e alguns relés atracavam. Este não faz nada. Alguém teria uma idéia de onde posso verificar sobre esta inicialização? Agradeço mais uma vez a ajuda.

 

Abs.

@Von Held

 

Em 28/03/2022 às 20:21, Von Held disse:

Olá@Maru, em princípio não parece ser problema na entrada, porque o circuito está sendo alimentado. O que está acontecendo é que quando conecto todas as baterias e ligo a rede, ao acionar o botão do painel, os resistores R86 e R87 acabam queimando, saindo fumaça. Em relação ao problema do curto que relatei nos terminais 6 e 7 do U8, verifiquei pelo datasheet do IR2104 que não é um curto mas é uma característica do CI devido aos FET´s que possui na sua configuração interna entre os pinos 6 e 7. Segue foto da placa deste nobreak. Nas partes do esquema que consegui em outros tópicos aqui, não consegui identificar a ligação do R87, mas considerando que o R86 está queimando, já começo a imaginar a hipótese de defeito no U3 visto que o pino 22 deste CI está no mesmo circuito do R86. Os pontos que sinalizei na foto correspondem ao local do R86, R87 e R89. Não sei se estou certo na minha análise. Caso tenha mais alguma dica eu agradeço.

Seguem valores de alguns componentes:

R86 = 221K

R46 = 222K

R44 = 156K

 

Abs.

parte u3 esquema sw3200.png

Placa Nobreak Entrada Bi - Saida 110V.jpeg

Bom dia, poderia me dizer como ficou o conserto deste nobreak seu, estou com um aqui também que ao colocar o banco de bateria ele fecha curto entre D e S das potências, e ao descarregar capacitores ele some o curto, poderia me dar alguma dica do que pode ser isto, desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

@Gustavo Murray olá boa tarde, por favor evite responder tópico antigo para mantermos a organização do fórum. Vc ainda não tem créditos para downloads, se precisar de ajuda abra um novo tópico na área correta dizendo a Marca +Modelo + Cód Placa + Defeito apresentado. Obrigada🤗

 

topico_antigo.PNG

 

Para fazer downloads é necessário ter  

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
ou .

 

Para conseguir ajuda, inclusive para baixar o arquivo que precisa, abra um novo tópico na área correspondente.
O título do tópico deve seguir este padrão: Marca e Modelo + Modelo da Placa + Defeito.

Informe também todos os testes já realizados.


Segue alguns links que podem ajudar:



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...