Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo S1990 - Shuttle A14HV0x Rev 4.0 - liga, e apresenta curto apos pressionar power

Avalie este tópico:


Antonio vm

Posts em destaque

bom dia amigos, estou com este positivo, com o defeito do tópico,

 

com a câmera térmica consegui achar dois mosfet em curto Q13 e Q14 retirei os 2 o curto passou para D6 então retirei o diodo após isso o curto foi para o U9 ISL9583.

 

tbm retirei a bobina L11, e apresenta curto somente de 1 lado, sera que o defeito esta  no ISL9583.

 

desde ja agradeço a participação de todos

Editado: por Antonio vm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, py2eb disse:

Q13 e Q14 são MOSFETs duplos ou sua placa tem o Q11 e Q12 em paralelo?

Se existir, veja se o Q11 esta em curto (com um multímetro)

Mantenha a L11 desconectada para não queimar o processador.

ai esta o pq 13 e pq 14 eu injeto tensão na bobina o processador esquenta e tiro o processador o curto some

1647362428383.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Antonio vm , se o mosfet de alta entrou em curto é bem provável que o processador foi danificado. Testou com outro?

1 hora atrás, Antonio vm disse:

tbm retirei a bobina L11, e apresenta curto somente de 1 lado

Esse lado 1 é sentido integrado ou processador? Aferiu esse curto com ou sem processador plugado caso o curto permaneceu do lado dele?

Editado: por LEONTEC
Adicionar texto!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC obrigado pela ajuda o curto esta para o lado do processador, eu destravo o processador o curto some e quando travo processador volta o curto injeto 1v e consome 800mah e o processador esquenta pior que estou com a mesma placa sucata e tbm é o mesmo comportamento, o pior tbm que a danada liga acende o led azul e o consumo vai aumentando ate virar curto

30 minutos atrás, py2eb disse:

Q13 e Q14 são MOSFETs duplos ou sua placa tem o Q11 e Q12 em paralelo?

Se existir, veja se o Q11 esta em curto (com um multímetro)

Mantenha a L11 desconectada para não queimar o processador.

ai esta o pq 13 e pq 14 eu injeto tensão na bobina o processador esquenta e tiro o processador o curto some

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Antonio vm , acredito que sem o processador a fonte não mostre consumo por motivo que ele é que está em curto. 

Agora, o que pode lhe confundir é como está realizando essas aferições nessa linha. Sabemos que dependendo de como se faz essa aferição nessa linha do vcore, com processador no soquete pode ou não ser curto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Antonio vm , pode ser os capacitores em curto depois da bobina. Pergunto novamente! Colocou outro processador no lugar somente para teste? Tem os capacitores C215 e C631 da linha do vcore que estão depois da bobina para o lado do processador que podem está em curto por exemplo! 

 

Quando o mosfet de alta entra em curto, ele leva VIN para o vcore matando a CPU. O mosfet de baixo não está em curto segundo você, e nem o diodo de proteção D6. Amigo, tem tudo pra ser capacitores ou mesmo o processador depois da bobina em curto. 

 

Tem capacitores de tântalo nessa linha?

A placa apresenta consumo em standby sem o processador? 

1 hora atrás, Antonio vm disse:

escala de continua em relação ao GND

Com processador nessa escala o multimetro vai sempre bipar essa estando em curto ou não! 

Editado: por LEONTEC
Correção de texto.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC Já testei outro processador, não tem capacitor de tântalo, em standby  com ou sem processador varia de 0.009mah a 0.016mah já troquei os mosfet tbm não deu certo, só não consigo achar este capacitores que vc mencionou mais caso eu injetando tensão não teria que esquenta algo, eu possuo câmera térmica, então a chance de achar alguém aquecendo é quase 100%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...