Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Sony Vaio VGN-NS328J - MBX-224 m961 - Desliga após iniciar sistema e no setup não desliga

Avalie este tópico:


ribeirodanilo93

Posts em destaque

Boa tarde amigos do fórum !
Chegou pra mim este notebook Sony Vaio, modelo VGN-NS328J, que liga, dá vídeo, inicia o sistema e simplesmente desliga em seguida. Na maioria das vezes ele já se desliga na tela de login do windows 10, raramente chega a carregar a área de trabalho. Imaginei que tivesse algo relacionado a sobreaquecimento, então entrei no setup pra verificar se a falha permanecia, mas pra minha surpresa a máquina já tem quase 2 horas ligada direto. Ainda não fiz nenhum teste efetivamente apenas essa observação aí. Se algum amigo ja passou por algo semelhante ou se é uma falha recorrente desse modelo, compartilha aí uma sugestão. Grato desde já.

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Sony Vaio VGN-NS328J - MBX-224 m961 - Desliga após iniciar sistema e no setup não desliga
48 minutos atrás, ribeirodanilo93 disse:

entrei no setup pra verificar se a falha permanecia, mas pra minha surpresa a máquina já tem quase 2 horas ligada direto.

 

@ribeirodanilo93 🤔 então me parece ter algo relacionado a falha no HD ou no Sistema Operacional.

 

- A pilha(bateria) da CMOS tem a tensão de 3V?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desmontei a máquina pra fazer uma inspeção visual (nada de anormal aparentemente) fiz uma limpeza e montei novamente, daí a maquina já não ligou mais. Fiz novamente outra verificação e peguei o PWM principal aquecendo. Verifiquei, sem curtos na saída dele. Fiz o pedido, quando chegar vou substituir e posto o resultado.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Então amigos, o pwm principal chegou, fiz a substituição, sem curto porém ainda sem 5VA e 3.3VA.
Medindo os pinos, tenho alimentação do PU11, tenho vreg 3 e vreg 5. O que encontrei de anormal foram as habilitações dos 5VA e 3.3VA, tenho chegando apenas nesses pinos 0,50v. Olhando pelo datasheet dele me diz que deveria encontrar 5v, mas como essa habilitação vem do SIO acredito que eu deveria encontrar pelo menos 3V. Alguém poderia me dizer se isso está correto ?

WhatsApp Image 2022-04-19 at 15.34.55.jpeg

WhatsApp Image 2022-04-19 at 15.33.47.jpeg

WhatsApp Image 2022-04-19 at 15.32.29.jpeg

Editado: por ribeirodanilo93
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não acompanhei esse tópico, mas pela a sua msg recente acabei vendo....se preciptou em mexer no time que tava ganhando (buck converter), se quer cogitou testar sem driver de vídeo, essa placa tem alto índice de falhas nos seguintes circuitos:

1= ripple na linha de saídas do buck converter

2= chip gráfico reballing ou troca, ou converter discrete to uma

3= vcore

4= bios

5= pch (rebaling)

não necessariamente nessa ordem

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Átomos Opa amigo, obrigado pela participação no tópico. Então cara, é o seguinte, realemente já peguei alguns Sony Vaio onde existe essa falha crônica das GPU's. Como mencionei nas primeiras mensagens do tópico logo quando peguei essa máquina para analisar ela ligava, dava imagem e após alguns minutos perdia imagem. Após apenas uma desmontagem para análise visual e limpeza da placa o PWM passou a aquecer, realmente pra mim isso não fez sentido algum já que ele estava funcionando perfeitamente. Verifiquei as saídas e não havia curto, o mínimo que pude fazer foi substituir o integrado, agora sem curto mas sem as tensões always.
Realmente eu falhei eu não ter executado outros testes como desabilitar o LVDS e testar apenas na saída de vídeo externa.
Você teria alguma sugestão ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ribeirodanilo93 Não amigo, tensão insuficiente para para habilitar os PWM. Retire o resistor de 2.2k perto do EC e meça a tensão direto no pino de saída. Acredito que alguém esteja baixando essa tensão visto que existem uns 3 circuitos com esse propósito. Outra coisa o esquema que eu estou olhando não é o mesmo desse da imagem que você postou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Removi novamente o PU11 e coloquei o antigo integrado pra verificar se mudava algo, e nada. Coloquei o TPS51120 novo que até então estava me funcionando bem e este passou a aquecer também. Verifiquei que indicava um curto no pin 19, vreg3. Removi o integrado novamente e o curto permaneceu, me pareceu interessante... abri o PR149 e vejo que o curto está na linha de +ECVCC, ao injetar 2v/2a SIO me aquece.
Diante disso, é possível que o antigo integrado ainda esteja funcional,talvez isso também explique porque o SIO não habilitava as fontes primárias e ainda é possível que a primeira falha que tínhamos do notebook ligar e desligar em seguida esteja relacionada a essa falha, porque não era um desligamento abrupto, era como se tivesse dado o comando de desligar, mas ainda não descarto de ser um problema na GPU muito recorrente nesses Sony.Só não entendo o porque desse problema aparecer apenas agora, sendo que logo quando substituí com o integrado novo não havia detectado isso, inclusive fiz medições no SIO ontem e chegava os 3v nele. Realmente estou pensando e não sei se vale mais a pena investir tempo nesse equipamento, estou pensando em montar e devolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...