Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Apple Macbook Air A1466 placa 820-00165 Não liga

Avalie este tópico:


vallenguard

Posts em destaque

Oi galera meu primeiro reparo de placa, sei ler esquema elétrico mas não domino completamente

O equipamento não liga ao apertar o botão nem da nenhum sinal, a luz do magsafe fica verde e depois laranja

 

Fazendo medições aleatórias nas bobinas da placa eu achei uma resistência baixíssima ( 7 Ohms) nas bobinas L7310 e L7320 que no datasheet essa linha e nomeada como PPVCC_S0_CPU__PH1

Isso tudo me faz crer que a linha de alimentação do processador tá em curto, no entanto estou inseguro dos meus resultados pois não tenho prática com essa placa

 

Desde já eu agradeço a ajuda de todos

 

 

 

IMG_20220329_161743.jpg

Editado: por vallenguard
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vallenguard

 

seu tópico foi movido para a área correta »

 

Como criar seu tópico na área correta?    

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

titulo_note.PNG

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, vallenguard disse:

Oi galera meu primeiro reparo de placa, sei ler esquema elétrico mas não domino completamente

O equipamento não liga ao apertar o botão nem da nenhum sinal, a luz do magsafe fica verde e depois laranja

 

Fazendo medições aleatórias nas bobinas da placa eu achei uma resistência baixíssima ( 7 Ohms) nas bobinas L7310 e L7320 que no datasheet essa linha e nomeada como PPVCC_S0_CPU__PH1

Isso tudo me faz crer que a linha de alimentação do processador tá em curto, no entanto estou inseguro dos meus resultados pois não tenho prática com essa placa

 

Desde já eu agradeço a ajuda de todos

 

 

 

IMG_20220329_161743.jpg

Seu multímetro encostando as pontas um no outro da 0 de resistência e na bobina L7310 dá 7 ohm?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • vallenguard alterou o título para Apple Macbook Air A1466 placa 820-00165 Não liga
2 horas atrás, vallenguard disse:

@FábioJSilva86 Não, uma ponta tá no terra da placa a outra ponta em uma das pernas da bobina

Não amigo, quero saber qual a resistência do seu multímetro com as pontas encostadas uma na outra. Isso serve pra saber o comparativo em relação a sua medição nesta bobina. Faça isso e depois meça a bobina e poste aqui as duas medicações.

Editado: por FábioJSilva86
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, FábioJSilva86 disse:

Não amigo, quero saber qual a resistência do seu multímetro com as pontas encostadas uma na outra. Isso serve pra saber o comparativo em relação a sua medição nesta bobina. Faça isso e depois meça a bobina e poste aqui as duas medicações.

A resistência que meu multímetro apresenta com as pontas uma na outra é de 000.0 Ohm meu multímetro é um UNIT- UT89XD, 

A resistência da bobina em relação ao gnd da placa ainda é de 7.6 Ohms

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, FábioJSilva86 disse:

Resistência baixa neste trilho é normal! Só preciso saber se seu multímetro está medindo certo.

Sério que é normal resistência de 7 Ohms na linha PPVCC_S0_CPU__PH1 com relação ao gnd ?

Eu havia antes levantado a perna das duas bobinas de alimentação dessa linha  pra isolar as fontes e identificar se o possível curto estava antes ou depois das bobinas enfim, essa resistência baixa está após as bobinas nos capacitores cerâmicos ligados ao processador

IMG_20220330_185052.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, FábioJSilva86 disse:

Meça se tem tensão nas bobinas e poste aqui todas elas. Você tem alguma rotação da fan ? Faça os testes com a placa fora da carcaça sem conectar nada, sem bateria. Coloque o magsafe e plugue a fonte pra ligar.

A fan não tem rotação alguma! Nem pelo magsafe nem pela bateria. A fan deveria rodar após a conexão de alimentação na placa ? Vou remover a placa da carcaça e medir se tem tenções nas bobinas com apenas o magsafe conectado eu agradeço muito a ajuda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, vallenguard disse:

Sério que é normal resistência de 7 Ohms na linha PPVCC_S0_CPU__PH1 com relação ao gnd ?

Eu havia antes levantado a perna das duas bobinas de alimentação dessa linha  pra isolar as fontes e identificar se o possível curto estava antes ou depois das bobinas enfim, essa resistência baixa está após as bobinas nos capacitores cerâmicos ligados ao processador

IMG_20220330_185052.jpg

Não se preocupe com essa resistência baixa , as fases que alimenta o processador tem baixa resistência.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, vallenguard disse:

A fan não tem rotação alguma! Nem pelo magsafe nem pela bateria. A fan deveria rodar após a conexão de alimentação na placa ? Vou remover a placa da carcaça e medir se tem tenções nas bobinas com apenas o magsafe conectado eu agradeço muito a ajuda.

 

Faça isso, quando a placa é ligada sem a bateria ela já dá o início de start, se não ligar tem algum problema. Primeiro veja se você tem pulso neste trilho pm_slp_s4_l quando conecta o carregador e meça as bobinas grandes e poste aqui às tensões.

Editado: por FábioJSilva86
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, everaldo designer disse:

Amigo verifica se tem a tensão PPDCIN_G3H, e posta as tensões das bobinas. link do esquema para quem quer ajudar. da uma analisada no ci charger u7100 o 

ISL6259 vcc, enable e out 

 

Cara eu agradeço imensamente, vou seguir com os testes solicitados

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, jone melo disse:

@vallenguard ok vamos aguardar, mais ja anota ai medições a fazer com magsafe conectado.

Tensão na L7095

Tensão na L7130

Tensão na L7560

Tensão na L7520

Isso é de imensa ajuda, todas essas bobinas listadas devem ter tensão com a placa em standby ?

Me sinto ansioso para verificar isso e trazer aqui os resultados.

sou muito grato pela ajuda

 

Tentei ir atrás de algum "Power sequence" pra tentar descobrir em que ordem as tensões deveriam aparecer mas não achei nada no datasheet

Editado: por vallenguard
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, everaldo designer disse:

Amigo verifica se tem a tensão PPDCIN_G3H, e posta as tensões das bobinas. link do esquema para quem quer ajudar. da uma analisada no ci charger u7100 o 

ISL6259 vcc, enable e out 

 

Obrigado por me localizar o charger, ainda tenho dificuldade pra identificar esses componentes no esquema elétrico, fiz um estudo profundo sobre esse setor e eu deveria ter começado por lá, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, vallenguard disse:

Isso é de imensa ajuda, todas essas bobinas listadas devem ter tensão com a placa em standby ?

Me sinto ansioso para verificar isso e trazer aqui os resultados.

sou muito grato pela ajuda

 

Tentei ir atrás de algum "Power sequence" pra tentar descobrir em que ordem as tensões deveriam aparecer mas não achei nada no datasheet

Essas tensões que passei são exatamente do power sequence, são ativadas assim que colocamos o carregador sem bateria conectada, passei apenas algumas para ver até onde está chegando sua placa, por ter led no magsafe provavelmente tenha tensão na L7095, a partir dai as outras tensões dão sequencia no start.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@jone melo @everaldo designer @FábioJSilva86 Voltei pessol com chaves novas! Segue agora todas as medições pedidas por vocês.

 

Eu não tenho sinal algum no pm_slp_s4 nem ao conectar o carregador, nem após

 

agora segue a medição de todas as bobinas

 

L7130 - 08.60V

 

L7701 - 00.00V

 

L7520 - 00.00V

 

L7560 - 00.57V (especificamente 547 milivolts)

 

L7430 - 00.00V

 

L7640 - 00.00V

 

L7310 e L7320 - 00.00V

 

L7095 - 03.43V

 

Eu medi o pino ACIN do U7100 e deu 01.11V, isso tá correto ?

 

Não consegui analisar o U7100 fui atrás do datasheet dele mas não achei nada! Por isso não consegui encontrar os pinos citados VCC,ENABLE, OUT.

 

Agradeço a todos que tiveram a paciência de esperar Kkkkkkk

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa então vamos pra cima desse bicho. 
Realmente a tensão de ACIN está baixa tem que ser no mínimo 3,2V pra funcionar, algum resistor deve estar alterado ou o u7100 está consumindo um pouquinho de corrente nesse pino fazendo a tensão cair um pouco.

O MacBook Air funciona com 14,85V no carregador também, provavelmente o pino 14 do U7100 está zerado né? Sem esse sinal o SMC não libera o start da placa.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...