Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Apple Macbook Air A1466 placa 820-00165 Não liga

Avalie este tópico:


vallenguard

Posts em destaque

esse isl é comum e outras placas, não só de apple, verifica se vc não tem em outras sucatas, dica é fazer uma pesquisa pelo nome do componente nos esquemas em pdf que vc tem. achando o esquema que tem vc vai direto na placa sucata.

Editado: por everaldo designer
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, vallenguard disse:

Medi o pino 3 do U7100 (CHGR_ACIN) ele está apresentando uma resistência de 000.9ohms não é nem 1 ohm eu acho que encontramos um curto !

Acertamos na lata onde estava o defeito, fico feliz em ajuda-lo a encontrar esse problema e espero que dessa vez você arrume e não de mais defeitos. 😅

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jone melo @FábioJSilva86  Suas bênçãos foram ouvidas meu caro porem nem tanto Kkkkkk

Eu consegui um novo Ci Charger (U7100) Fiz a sua substituição.

 

A Luz do Magsafe voltou a acender, ela se mantem na cor laranja 

Porem Nada da placa ligar!

Não tenho as tensões primarias nem a tensão na PPBUS_G3H

Fiz algumas medições na área do U7100 e alguns dos resultados parecem estranhos 

ACIN 03,97

VFRQ 03.30

ACOK 03.38

VDD 05.08

 

Não sei se o ci charger ta danificado ou tem algo errado com as tensões que chegam a ele preciso de uma luz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, vallenguard disse:

@jone melo @FábioJSilva86  Suas bênçãos foram ouvidas meu caro porem nem tanto Kkkkkk

Eu consegui um novo Ci Charger (U7100) Fiz a sua substituição.

 

A Luz do Magsafe voltou a acender, ela se mantem na cor laranja 

Porem Nada da placa ligar!

Não tenho as tensões primarias nem a tensão na PPBUS_G3H

Fiz algumas medições na área do U7100 e alguns dos resultados parecem estranhos 

ACIN 03,97

VFRQ 03.30

ACOK 03.38

VDD 05.08

 

Não sei se o ci charger ta danificado ou tem algo errado com as tensões que chegam a ele preciso de uma luz

Amigo isso acontece quando o ci está mau soldado, refaça novamente.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jone melo  A credito que o terminal central dele pode estar mal soldado o "GND" que fica em baixo do componente, pois todas as juntas de solda dos 4 lados estão bem soldadas Vou ressoldar ele, se mesmo assim as tensões não nascerem eu acredito que ele possa estar danificado

 

Tem 03.38V no pino 13

 

Partindo para a ressolda, em breve volto !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/05/2022 às 02:39, vallenguard disse:

Li no esquema que a tensão da linha PPDCIN_G3H deve ser de 16.5v no entanto ela fica em 15.17V e a cada 3 segundos cai para algo entre 14.50V e imediatamente retorna a 15,17 ao que entendi essa é a tensão do carregador, o problema poderia estar nele ? me desculpe se estou me precipitando...

PPDCIN_G3H é a tensão do carregador, se o seu for de 60w seria 16,5v. Se for de 45w acho que é 14,5v. Não se preocupe com essa tensão que está entre os valores padrões. Utilize sempre carregador original porquê falso da muito problemas na placa, pode demorar mais uma hora ele vai dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, vallenguard disse:

@jone melo  A credito que o terminal central dele pode estar mal soldado o "GND" que fica em baixo do componente, pois todas as juntas de solda dos 4 lados estão bem soldadas Vou ressoldar ele, se mesmo assim as tensões não nascerem eu acredito que ele possa estar danificado

 

Tem 03.38V no pino 13

 

Partindo para a ressolda, em breve volto !

99% ele vai está mau soldado, acredite. Veja vídeos no YouTube alguém soldando ele pra você ter uma noção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, jone melo disse:

Novamente, ainda está mal soldado ou está com defeito pois sabemos que antes ele gerava 8V e com esse novo você ja tem ACOK que era o problema anterior.

 

Mau soldado porquê a primeira não tinha agora tem mais ainda não é o padrão e isso acontece quando está mau soldado. Tenta soldar com bico de solda fina nos lados do u7100.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


 Tensões do U7100

1- 00.00
2-14.70
3-03.97
4-03.31
5-01.06
6-00.00
7-00.00

 

8-OSCILA ENTRE 01.05 E 00.78 A CADA 2 SEGUNDOS
9-00.00
10-03.41
11-03.41
12-03.41
13-03.36

14-03.36

 

15-00.00
16-04.04
17-04.09
18-04.09
19-05.08
20-05.07

21-00.03

 

22-00.00
23-04.09
24-04.10
25-08.21
26-14.46
27-14.68
28-14.68
29-GND

Editado: por vallenguard
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FábioJSilva86 @jone melo Obrigado por insistir na ideia de ressoldar o Ci 

AEEEEHOOOOOO Refiz todo o processo de solda novamente E pelo visto ainda não sou um soldador tão bom quanto acreditava ser...

Após toda limpeza de fluxo Liguei o magsafe na placa e Toda as tensões apareceram!!!!!

o processador já aquece então acredito que a placa tá dando start Vou montar o Mac Agora e ver se vai dar vídeo

Jone Valeu por se dar ao trabalho de comparar as tensões imagino que isso tenha te tomado um tempo então eu considero bastante.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/05/2022 às 22:17, vallenguard disse:


A luz do magsafe não acende!

 

PPDCIN_G3H tem uma tensão de 15.17V que a cada 3 segundos cai para algo entre 14.50V e imediatamente retorna a 15,17
tipo um sinal pulsando

 

sem sinal algum no pm_slp_s4 Vou fazer as medições que você me orientou a fazer caso não tivesse o sinal pm_slp_s4

 

A linha PPCHGR_DCIN_D_R Tá com 14.97V, no datasheet diz que ela deve ter 18.5V Como já sabemos

 

A Linha de ACIN (CHGR_ACIN) do U7100 esta em 00.00V

 

O pino 14 (SMC_BC_ACOK) do U7100 tá 00.00V zerado o @jone melo disse que sem esse sinal o SMC não libera o start da placa.

 

L7095 03.42V

 

L7130 Imediatamente após conectar o carregador surge uma tensão em cerca de 00.500mv e baixa ate o 00.00V

 

L7560 00.00

 

L7520 00.00V

 

L7701 00.00V

 

L7430 00.00

 

L7310 e L7320 00.00
 

O sinal pm_slp_s4 a gente analisa quando não temos curto no 5v pra iniciar e a placa não inicia os 5v mesmo tendo ppbus, também 3,42v e os 3,3v. Pra esse sinal surgir precisa ter todas essas tensões que falei e se tiver todas e o sinal pm_slp_s4 não surgir o problema vai ser a pch. Lembrando que isso é pra quando não tem pulso nos 5v, não tem nada nos 5v e não tem curto.

Editado: por FábioJSilva86
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FábioJSilva86 @jone melo Finalizei meu primeiro reparo de placa em um mac! E grande parte disso graças a vocês

Sou bastante grato pela ajuda.

Mas agora eu me vejo a outra questão não técnica mas sobre o negócio em si!

me digam o quanto vocês cobrariam por esse reparo ? 

Eu tô com essa duvida na cabeça me falaram que poderia cobrar aproximadamente 1.200

No caso foi um reparo de placa, troca do ci charger e um capacitor além da manutenção preventiva da maquina...

 

o equipamento é um macbook air A1466 de 2015 Com Core-i5.

Editado: por vallenguard
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vallenguard Amigo isso é muito pessoal, mais tenha sempre em mente que era possível a compra de uma placa dessas da China, na minha área de atuação e dependendo o defeito cobro de 50% a 100% do valor da placa no AliExpress.
 

Pra mim não adianta cobrar o valor de uma placa vendida no ML quando não se tratar da troca total pois o cliente pode questionar se na troca da placa toda ele não poderia recuperar uma grana vendendo a com defeito.

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vallenguard 3.6      Proibido Informar ou perguntar sobre  Valores  cobrados (R$)  sobre serviços nas postagens. Valores de  ferramentas e  equipamentos  ficam isentos  desta restrição. Peças poderão ser anunciadas no setor de classificados,  entretanto,  a negociação de valores deve ocorrer via MP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...