Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Asus - k46cm - liga com tensão da bateria e desliga com tensão do carregador

Avalie este tópico:

fm

Posts em destaque

Prezados, gostaria de solicitar ajuda neste problema, estou com um notebook da Asus placa mãe k46cm, quando coloco na fonte assimétrica com a voltagem da bateria, 12v ele liga normal mas quando eu aumento para a tensão do carregador 19v ele desliga, não tenho ideia do que ocorre, alguma luz??

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fm

seu tópico foi movido para a área correta »

Como criar seu tópico na área correta?    

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Informa ai os testes que você ja fez na placa.

Link para o comentário

Injeta essa tensão onde? No dcjack (o pino do carregador normal) ou direto no conector onde vai a bateria?
Se foi no dcjack, verifica se esse modelo é alimentado com 12v ou 19v.

Se foi no conector da bateria, pode ter até queimado o circuito de carga. Nenhum notebook tem bateria de 19v. As baterias de 4 células tem 15.6v e as de 3 ou 6 células tem 11.1v. Tenha atenção a esse detalhe.

• Joinha 1
Link para o comentário

• FLAVIOTECH alterou o título para Asus - k46cm - liga com tensão da bateria e desliga com tensão do carregador

oi R@Rods258 , eu injeto a tensão no dc jack , o pino do carregador normal. segundo aqui na carcaça e no carregador ele é alimentado por 19v. não injetei tensão na bateria.

eu ponho a fonte assimétrica do dc jack com 12v ele liga normal. quando eu aumento essa tensão para 19v simulando a carga do carregador ele desliga e não liga mais.

Link para o comentário

20 horas atrás, fm disse:

oi R@Rods258 , eu injeto a tensão no dc jack , o pino do carregador normal. segundo aqui na carcaça e no carregador ele é alimentado por 19v. não injetei tensão na bateria.

eu ponho a fonte assimétrica do dc jack com 12v ele liga normal. quando eu aumento essa tensão para 19v simulando a carga do carregador ele desliga e não liga mais.

Tem certeza que a carcaça é desse modelo? Geralmente nesses modelos mais baratos a carcaça é padrão, e podem ter trocado por uma que pegava 19v.
Pega a especificação dessa placa ou do modelo do note exato (não achei) e verifica se realmente é 19v. Se ele funciona normal com 12v, pode ser que realmente esse modelo use uma fonte de 12v.

Vejo isso bastante na positivo, onde um modelo com a mesma carcaça pode ser 5v, 12v ou 19v.

Link para o comentário

19 horas atrás, fm disse:

@Rods258 Prezado , desculpa o atraso na resposta, pq trabalho tb externo. estou com essa suspeita, pois quando esta na tensão de 12v tudo funciona normal. mas quando injeto mas tensão, ele para no mosfet de entrada e não passa, pq não chega tensão no gate, como se a placa entrasse em proteção.

Isso só aumenta a suspeita que esse modelo seja de 12v.
Verifica se funciona tudo normal.

As vezes a fonte original queima e o usuário simplesmente coloca qualquer uma que encaixe, e diz que não funciona mais.

Link para o comentário

@Rods258 hoje fiz um teste diferentes. pluguei a bateria e liguei ele na fonte assimetrica a 14.5v ( essa voltagem que fica ligada) ao entrar no sistema, fica acusando que a bateria esta com carga baixa e precisa plugar o carregador..

depois tirei a bateria e liga normal com a voltagem 14,5, e funciona ok..

Será que pode ser o charge que esteja ruim? ele tem a função tb de selecionar a voltagem ou algo do tipo?

@Rods258, acabei de achar por dentro do note uma etiqueta Asus  k46CA / 19v 3,42A. então significa que muito provável o charge esteja ruim.

@Rods258, matei a charada: quando eu plugo a fonte assimetrica com 14,5 v e ele liga normal, a placa reconhece como se fosse a bateria, e quando eu plugo o carregador com 19v, a placa não reconhece o carregador plugado e por isso não liga.

Vc saberia me dizer quem faria esta função nessa placa? ela só reconhece a tensão da bateria

Editado: por fm
Link para o comentário

Em 06/04/2022 às 14:22, fm disse:

@Rods258 hoje fiz um teste diferentes. pluguei a bateria e liguei ele na fonte assimetrica a 14.5v ( essa voltagem que fica ligada) ao entrar no sistema, fica acusando que a bateria esta com carga baixa e precisa plugar o carregador..

depois tirei a bateria e liga normal com a voltagem 14,5, e funciona ok..

Será que pode ser o charge que esteja ruim? ele tem a função tb de selecionar a voltagem ou algo do tipo?

14.5v no dcjack?
A bateria estava carregada? Se acusou bateria fraca e resalmente estava, pode ser que simplesmente não tinha tensão suficiente pra alimentar o charger, já que foi projetado para trabalhar com 19v nessa placa. Já seria pelo menos um bom sinal...
Quando apareceu esse aviso de bateria fraca, a tensão cai?
Se o charger estiver ruim, ou não carrega a bateria, ou entra em curto. Se o note liga, não está em curto e deveria funcionar normalmente sem bateria (com a tensão do carregador).

@Rods258, acabei de achar por dentro do note uma etiqueta Asus  k46CA / 19v 3,42A. então significa que muito provável o charge esteja ruim.

O charger só carrega a bateria.
Todo notebook tem uma fonte internamente com duas entradas: dcjack (da fonte externa) e bateria. Essa fonte interna é ajustada para trabalhar com as duas tensões, dando prioridade pro dcjack se tiver energia.
Se ele aceita a tensão da bateria no dcjack, mas não a tensão da fonte, então essa fonte interna não está funcionando como devia. No diagrama do notebook é uma caixinha com as duas entradas. Esse tem que ser o seu ponto de análise até chegar no problema.

@Rods258, matei a charada: quando eu plugo a fonte assimetrica com 14,5 v e ele liga normal, a placa reconhece como se fosse a bateria, e quando eu plugo o carregador com 19v, a placa não reconhece o carregador plugado e por isso não liga.

Vc saberia me dizer quem faria esta função nessa placa? ela só reconhece a tensão da bateria

Aparece o símbolo da bateria?
Quando conecta o carregador, ele entra em curto ou o led continua aceso?
Quem faz esse chaveamento de entrada é o controlador de energia, que recebe do dcjack e da bateria. (Não é o controlador de carga da bateria, são duas coisas separadas).

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...