Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Placa fonte de impressora brother eco tank t420w

Avalie este tópico:


Márcio Zezão

Posts em destaque

  • Márcio Zezão alterou o título para Placa fonte de impressora brother eco tank t420w

Buenas,

 

em se tratando de fonte de Brother jato de tinta, é normal ela ficar com tensão menor quando em stand-by. Quando ela recebe o comando da placa lógica para ligar, a tensão sobe.

 

ps. @xandy_73: colocar marca, modelo e defeito no título não é necessário nessa área de identificação de componentes, só nas principais mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/04/2022 às 12:07, Márcio Zezão disse:

Sim mas no caso sem ligar nenhuma carga ela deveria sair 31volts na saída e está saindo apenas 10 volts 

Nem sempre.. alguns modelos se forem ligados fora da impressora ficam com a tensão menor, e só dão a tensão nominal se for feito um jumper no conector da saída.

 

Veja se no conector da saída tem algum tipo de identificação dos pinos, ou poste uma foto da placa na área onde ele fica. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Explicando de uma forma bem simplificada muitas fontes de alimentação precisam receber um sinal para que saiam do modo stand-by e passem a alimentar o equipamento com a tensão nominal. Sem esse comando a maioria das fontes não desliga totalmente pois é preciso manter parte dos circuitos alimentados. Provavelmente o pino PS é por onde a fonte recebe o sinal vindo da placa principal para "ligar" a impressora, sem esse sinal a fonte mantém uma tensão mínima para os circuitos essenciais da impressora.
A sugestão do colega @zazulak foi simular esse sinal ligando um resistor entre o terminal +31,5V (pino 3) e o terminal PS (pino 2), isso deve fazer a fonte liberar a tensão correta entre os pinos 3 e 1. O valor do resistor não é crítico, como ele disse, qualquer valor entre 4,7 k e 10 k deve funcionar.

image.png.78352a811b457856e116a2f56d5f9795.png 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para uma melhor compreensão o equipamento foi ligado em voltagem errada, porém o sistema de proteção dos fusíveis não funcionou, afetando apenas o capacitor eletrolítico, diodos e transistor tirado da placa para medição estão funcionando perfeitamente, acredito que seja aquele Ci regulador mas não consigo decifrar esse datasheet para colocar um equivalente no lugar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá@Márcio Zezão , desculpe a demora em responder. Como o teste não funcionou vamos partir em outra direção.

O teste feito no transistor chaveador pode não ser muito conclusivo, principalmente se for um mosfet. Já peguei casos em que o mosfet aparentava esta bom, mas a RDSOn era maior do que a especificada e por isso a fonte não operava corretamente. O melhor teste seria a substituição por um novo. Teste também o acoplador óptico pois um defeito nele também pode alterar a tensão de saída.

Sobre o CI o logo dele parece ser o da Microchip, mas no site deles não encontrei nada com a referência que está no corpo dele. Os controladores PWM que eles tem são todos de 14 ou 16 pinos.
Pelo que pude levantar nas fotos ele parece ser um controlador semelhante ao UC3842 mas não dá para seguir a ligação dos pinos. Sugiro que você dê uma olhada no datasheet do UC3842 e compare com a ligação do CI que está na placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...