Jump to content

resolvido Amplificador com irs2092 dúvida mosfet saída

Rate this topic

ohm

Recommended Posts

Bom dia.

Enteguei o aparelho a mais de uma semana.     Com a alteração do tempo morto e ter colocado o mosfet irfb5620 que tem a capacitância de gate bem menor o equipamento parou de queimar os referidos  mosfet’s. O ir2092 passou a consumir aproximadamente 20mA.

Hoje tive um tempinho e tenho a resposta do porque o mosfet que suporta Vds 100v não ter queimado trabalhando com 107v. Minha fonte de corrente constante de 300uA (microAmperes) com tensão máxima de 80v não permitia o teste que necessitava.  Hoje alterei meu projeto e agora ela vai até 375v, dessa forma testei a tensão máxima suportada pelo mosfet e deu 115v para cada um. Eis a resposta, no datasheet informa 100v de vds mas na realidade ele suportou 15% a mais (115v), por isso não queimou @Jack O'Neo. Estávamos sem entende :(

Sobre o irfb4227, sinceramente não sei dizer se realmente é falso pois até então não tive a oportunidade de ter um original de algum aparelho para analisar.

Forte abraço a todos!

Edited by ohm

• 9 months later...
  • 3 months later...

Bom dia pessoal,vi aqui que o topico ja é antigo mas foi unico que encontrei no assunto sobre amplificador classe d com irs2092

Estou com 1 amplificador que chegou aqui muito fuçado e ta dando trabalho

o problema é que sem esquema ,sabendo que foi muito mexido e visivelmente foram feitas alterações estou pensando em refazer ele por completo com 1 esquema de confiança funcional 

ele usa uma fonte de simetrica nesses mesmos valores e gostaria de saber se colegas saberiam me informar se é possivel achar o esquema desse projeto que o colega teve sucesso

desde ja agradeço e peço desculpas se acharem que seria melhor tratar disso em outro tópico

Olá,

@samuelrios abra um tópico 

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.
 que auxílio você com a manutenção. Insira fotos em boa resolução e relate o defeito (peças queimadas) que foi localizado. Também a impedância das caixas acústicas.

O esquema não disponho, eu desenhei para manutenção, porém não encontrei. Mas temos outros amplificadores que podemos tomar como referência, é um projeto relativamente simples que segue basicamente o datasheet do irs2092.

Existem alguns pontos críticos nesse amplificador que citarei no novo tópico após análise do seu amplificador.

• 3 months later...
Em 13/06/2022 às 11:27, ohm disse:

Sobre o irfb4227, sinceramente não sei dizer se realmente é falso pois até então não tive a oportunidade de ter um original de algum aparelho para analisar.

Hoje tenho a resposta que os mosfets irfb4227 são originais pois chegou um aparelho nunca mexido com essas peças. Usem dados da mensagem #25 com parâmetro para identificação.

Obs- O amplificador esta rumo aos 2 anos sem apresentar falhas!

• 1 year later...
Em 21/11/2023 às 12:10, ohm disse:

Hoje tenho a resposta que os mosfets irfb4227 são originais pois chegou um aparelho nunca mexido com essas peças. Usem dados da mensagem #25 com parâmetro para identificação.

Obs- O amplificador esta rumo aos 2 anos sem apresentar falhas!

@ohm desculpe bancar coveiro ,mas juro que pesquisei bastante e não achei, aproveitei seus experimentos com 2092 saberia me dizer se tem alguma forma de testar saidas do 2092 sem ligar os mosfets,queria ver sinais PWM sem ocorrer risco queimar mosfets