Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Positivo Stilo One XC3550 - S14CT0X MB REV 2.0 - Não Liga Apos Troca de Bios

Avalie este tópico:


luiz10576

Posts em destaque

Bom dia Pessoal, peguei esse bendito note com senha na Bios, estava ligando normal, fui fazer a besteira de regravar com a Bios inclusive daqui do forum para esta placa, a apartir dai não liga mais, ao colocar o conector da bateria o Led do power fica piscando e não liga, se segurar o botão desliga, se segurar o botão ele apenas liga o botão piscando.

Será que poderiam me dar uma luz?

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não fez backup da bios original? Sempre é bom fazer. Vou upar a bios que tenho aqui, faz um teste com ela, lembrando que essa eeprom é 1.8v, conhecido comprou uma no mercadolivre gravada pra um positivo q464 mandaram uma de 3.3v que tbm não funcionou.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Alberto Klafke Filho Obrigado pela Resposta Carlos, Confesso que fiz a gravação sim, mas sem o adaptador 1.8v, e em seguida segui com o processo de apagar ler , checar e programar, mas deu erros no processo, ai ferrou, tentei direto na placa.

Como não sabia se o erro era de mau contato, resolvi dessoldar e deu erro do mesmo geito, so nesse momento me dei conta que se tratava de 1.8v e precisava do Adaptador, mas ai outra duvida surgiu, será que queimei o chip, ou até mesmo danifiquei a placa na primeira tentativa?, ai resolvi comprar outro chip e veio já gravado com o modelo certinho mas, ao conectar a pbateria o LED fica piscando Azul, to meio sem norte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei 2 bios no mercado livre e me mandaram MX25L6406E que e de 3,8v.
sendo que a que tenho no note é a MX25U6435F que é de 1,8v, esses caras querem me ferrar com isso!
e agora?
Confesso que devo ter estragado o CI pois tentei gravar sem o adaptador pois só percebi tarde de mais quando estava dando erro no processo.

Comprei outro chip e me mandam chip errado e ainda veio descrito no papel deles exatamente a descrição do note modelo tudo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, luiz10576 disse:

Vou ver se compro o chip novamente, mas o correto, pois o original ta dando erro na hora de gravar erro de (write operations timeout failed ch341a solucion), faz a leitura normal apaga normal, mas pra gravar da esse erro!

tentei em outras versões mas so reconhece na 1.29

Como te falei, é complicado comprar no mercadolivre.

 

Tu disse que esta conseguindo ler e apagar a eeprom, faz o teste, apaga ela e faz a leitura, se tiver zerada ok, se não provavelmente está danificada.

 

Tenta gravar também com outro software, tenho utilizado 3 versões diferentes para eeproms diversas, tenho muita dificuldade em gravar alguns modelos com determinadas versões de software.

 

Testa o neoprogrammer

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, luiz10576 disse:

@Rods258 Então, ao colocar o carregador ele para de piscar, só na bateria pisca, mas percebi outra coisa, removi a bios e liguei e o sintoma é o mesmo, fica piscando

É um defeito bem estranho. Geralmente quando fica sem bios a placa liga fisicamente, mas não inicia a sequência de start.

Se liga e desliga, pode ter algo errado com o circuito que chaveia da bateria ou até algo errado com a bateria em si.

Verifica se não tem algo adulterado na linha de comunicação entre o chip bios e o processador (uma fonte talvez?), já que provavelmente injetou mais tensão do que o circuito foi projetado pra receber.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Positivo Stilo One XC3550 - S14CT0X MB REV 2.0 - Não Liga Apos Troca de Bios
Em 23/04/2022 às 15:09, Carlos Alberto Klafke Filho disse:

Como te falei, é complicado comprar no mercadolivre.

 

Tu disse que esta conseguindo ler e apagar a eeprom, faz o teste, apaga ela e faz a leitura, se tiver zerada ok, se não provavelmente está danificada.

 

Tenta gravar também com outro software, tenho utilizado 3 versões diferentes para eeproms diversas, tenho muita dificuldade em gravar alguns modelos com determinadas versões de software.

 

Testa o neoprogrammer

 

 

Pois é, a original, que tava na placa ela apaga e ao fazer a leitura nostra ela zerada, ok, mas ao fazer a gravação mau começa e dar o erro de timout, já tentei todos os softwares possiveis, essa eprom só reconhece na 1.29 nas outras e até mesmo na Neoprogrammer não detecta.
Vou procurar um chip correto pra tentar ver se é isso, pois como não consigo gravar não dá pra ter certeza que há outros problemas, e é meio dificil, pois estava funcionando bem antes de apagar a bendita! Puts, mas agradeço o empenho de vcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods258 não ela não liga e desliga, ao plugar a bateria mesmo sem bios fica piscando intermitente sem parar o Led, mas se eu conecto o carregador ai o led para de piscar e fica apagado entendeu?

mas sem uma eprom não consigo fazer os testes, estou aguardando uma eprom com caracteristicas corretas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

encontrei essa no shopee, vou ver se dessa vez da certo: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei a Bios, gravou normal sem erros e em 1,8v, porém a placa continua ao conectar a Bateria pisca sem parar o botão Power, Se seguro o botão ele desliga, ai pressiono pra ligar ele liga mas piscando, não acho que seja mais a bios, será que devo fazer alguma aferição? alguem poderia me dar uma força nos testes?

WhatsApp Image 2022-04-29 at 12.11.26.jpeg

WhatsApp Image 2022-04-29 at 12.11.27.jpeg

Editado: por luiz10576
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal por favor alguem não poderia ter a paciencia de me dar um auxilio, temos 1,8v no pino 8 do bios, e no pino 1, regravei a bios com os arquivos aqui do forum e foram mais que 1 vez.
não percebo aquecimento em nenhum lugar, mas power acende quando conecto a bateria e pisca sem parar, não sei se esse é o comportamento correto. Ao injetar os 5 volts, o led se apaga, o consumo fica em 440mA.

Será que alguem não poderia me dar uma direção de testes? Pfv, é Joinha garantido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá colega, não tenho experiência de reparo desse tipo de placa, mas sei que se a bateria não estiver conectada ele não funciona, será que não pode ser problema na bateria, ja testou com outra? Outra coisa, você tentou mais de um arquivo de bios? Não possui o backup da original né? O ultimo positivo que peguei aqui que tava com senha na bios tinha relação com o bitlocker do windows. Resolvi regravando a bios e reinstalando o sistema.

 

Gostaria de te ajudar, mas não estou encontrando nem o esquema eletrico dessa placa, se puder me ajudar a encontrar e postar aqui podemos tentar analisar juntos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não encontrei esquema também, e a bateria está boa, pois antes de mexer na bios estava ligande de boa era só a senha na bios o problema, a nao ser que eu tenha causado algum dano, mas duvido muito, e regravei com as bios fornecidas aqui e de outros lugares, e só pra constar sem o chip do bios o comportamento é o mesmo, por isso achei que fosse a bios com problema, mas troquei de chip já, e respondendo ao LEONTEC, o Chip AXP288C aquece coisa de 28graus não mais que isso, e as tensóes nas bibinas são zero, tenho 1,8v nos pinos 1 e 8 da bios, tem algum ponto fundamental que deveria aferir?

Editado: por luiz10576
esqueci de responder outra pergunta.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luiz10576 , o chip de BIOS você comprou outro do mesmo que estava na placa? 

Em 23/04/2022 às 13:47, luiz10576 disse:

Comprei 2 bios no mercado livre e me mandaram MX25L6406E que e de 3,8v.
sendo que a que tenho no note é a MX25U6435F que é de 1,8v, esses caras querem me ferrar com isso!

Se está colocando o chip diferente do modelo que estava antes (original) não vai da certo. Em alguns modelos de placas só aceita o modelo correto para o projeto. Procure um arquivo confiável e grave um chip de 1.8 que seja o mesmo modelo da original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse anteriormente, seria bom verificar com o UEFITool os modelos de eeprom compativeis com a bios que tu vai gravar. Peguei um positivo com senha que tinha aquela eeprom com um encapsulamento diferente das comuns SOP8, acho que é DFN alguma coisa. Usei o UEFITool e apontou compatibilidade com uma eeprom MXIC SOP8, gravei nela e foi de boa.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/05/2022 às 18:37, Carlos Alberto Klafke Filho disse:

Como disse anteriormente, seria bom verificar com o UEFITool os modelos de eeprom compativeis com a bios que tu vai gravar. Peguei um positivo com senha que tinha aquela eeprom com um encapsulamento diferente das comuns SOP8, acho que é DFN alguma coisa. Usei o UEFITool e apontou compatibilidade com uma eeprom MXIC SOP8, gravei nela e foi de boa.

UEFFiTool, não conhecia, vou ver sim, agradeço mais uma vez

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/04/2022 às 16:31, Carlos Alberto Klafke Filho disse:

Olá colega, não tenho experiência de reparo desse tipo de placa, mas sei que se a bateria não estiver conectada ele não funciona, será que não pode ser problema na bateria, ja testou com outra? Outra coisa, você tentou mais de um arquivo de bios? Não possui o backup da original né? O ultimo positivo que peguei aqui que tava com senha na bios tinha relação com o bitlocker do windows. Resolvi regravando a bios e reinstalando o sistema.

 

Gostaria de te ajudar, mas não estou encontrando nem o esquema eletrico dessa placa, se puder me ajudar a encontrar e postar aqui podemos tentar analisar juntos.

Consegui o Squematic mas não sei como envia-lo aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...