Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Macbook a1278 820-2879-B Som de inicialização normal, mas sem vídeo e sem backlight

Avalie este tópico:


llmarcoll

Posts em destaque

Olá, estou quebrando a cuca com esse defeito.

Chegou aqui na oficina um notebook da Apple, sem bateria, um macbook modelo a1278 820-2879-B, reproduzindo som de inialização da Apple, porém sem vídeo na tela e sem iluminação de tela (backlight). Fiz algumas medidas: Não há tensão de 3,3V nos terminais 2 e 3 do LVDS, porque falta um sinal que habilita um regulador de tensão responsável por fornecer esta voltagem a tela de LCD. Como eu ainda não tenho o esquema elétrico, peguei de um vídeo no youtube, tentei em vão seguir o caminho das trilhas, parece que vai até um microprocessador BGA. Bem, alguém já se deparou com algo semelhante, alguma dica?  Grato.

Editado: por llmarcoll
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/04/2022 às 16:43, coelectron disse:

Hola!

medir a tensão nas linhas  PPBUS_S0_LCDBKLT , LCD_BKLT_EN,  BKL_PLT_RST_L y PPBUS_SW_LCDBKLT_PWR 

verifique fusibel F9800

 

 

imagen.thumb.png.ce8d7c34f3b1981777399d24248deaca.png

 

Obrigado por compartilhar esse esquema. Como disse, não há tensão alguma na saída do Q9806, pois falta também as tensão, LCD BKLT EN e BKLT PLT RST L, que fazem com que o transistor Q9807 conduza e habilite o Q9806. A questão é: não tem essas tensões porque esse aparelho chegou sem bateria e sem disco rígido, e por isso o sistema da Apple não libera a luz de fundo nem o sinal de vídeo? No teclado, eu já tentei apertar uma combinação de teclas para ver se resolve - sem solução. Amigo, eu ainda não consegui encontrar o arquivo board view desta placa, caso tenha, poderia me enviar, por gentileza? Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@llmarcoll segue

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, llmarcoll disse:

Obrigado por compartilhar esse esquema. Como disse, não há tensão alguma na saída do Q9806, pois falta também as tensão, LCD BKLT EN e BKLT PLT RST L, que fazem com que o transistor Q9807 conduza e habilite o Q9806. A questão é: não tem essas tensões porque esse aparelho chegou sem bateria e sem disco rígido, e por isso o sistema da Apple não libera a luz de fundo nem o sinal de vídeo? No teclado, eu já tentei apertar uma combinação de teclas para ver se resolve - sem solução. Amigo, eu ainda não consegui encontrar o arquivo board view desta placa, caso tenha, poderia me enviar, por gentileza? Grato.

Já fez o reset segurando as teclas option+command+r+p ?

 

7 horas atrás, llmarcoll disse:

Obrigado por compartilhar esse esquema. Como disse, não há tensão alguma na saída do Q9806, pois falta também as tensão, LCD BKLT EN e BKLT PLT RST L, que fazem com que o transistor Q9807 conduza e habilite o Q9806. A questão é: não tem essas tensões porque esse aparelho chegou sem bateria e sem disco rígido, e por isso o sistema da Apple não libera a luz de fundo nem o sinal de vídeo? No teclado, eu já tentei apertar uma combinação de teclas para ver se resolve - sem solução. Amigo, eu ainda não consegui encontrar o arquivo board view desta placa, caso tenha, poderia me enviar, por gentileza? Grato.

Há sinais de danos líquidos na área entre o conector lvds ou oxidações? Você recebe imagem na tela?

Editado: por FábioJSilva86
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/04/2022 às 14:32, llmarcoll disse:

Olá, estou quebrando a cuca com esse defeito.

Chegou aqui na oficina um notebook da Apple, sem bateria, um macbook modelo a1278 820-2879-B, reproduzindo som de inialização da Apple, porém sem vídeo na tela e sem iluminação de tela (backlight). Fiz algumas medidas: Não há tensão de 3,3V nos terminais 2 e 3 do LVDS, porque falta um sinal que habilita um regulador de tensão responsável por fornecer esta voltagem a tela de LCD. Como eu ainda não tenho o esquema elétrico, peguei de um vídeo no youtube, tentei em vão seguir o caminho das trilhas, parece que vai até um microprocessador BGA. Bem, alguém já se deparou com algo semelhante, alguma dica?  Grato.

@llmarcoll
Ja testou com outro display né? pois se ele não tem retorno da tela ok ela nao acende

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/04/2022 às 10:04, Paulo Noce disse:

@llmarcoll segue

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

oi, a intenção de me ajudar, mas por eu ser novato não tenho permissão de baixar este arquivo, se poder enviar e for permitido enviar direto para o meu email, agradeço. Editado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/04/2022 às 18:56, FábioJSilva86 disse:

Tem tensão no BKL_PWM ?

Qual a resistência ao terra BKLT_PLT_RST_L e LCD_BKLT_EN?

Tensão no F9800 ?

olá colega, eu me baseie por um vídeo no youtube. Sinceramente, eu não tenho 100% de certeza os locais onde medi referem-se aos sinais mencionados, já que ainda me falta o arquivo 820-2879-b.brd (boardview desta placa). Existe por aqui, mas infelizmente não posso baixá-lo, talvez por que sou novo neste forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/04/2022 às 17:26, FábioJSilva86 disse:

Já fez o reset segurando as teclas option+command+r+p ?

 

Há sinais de danos líquidos na área entre o conector lvds ou oxidações? Você recebe imagem na tela?

O vídeo também não apareceu com essa combinação de teclas. Não há sinal de oxidação nos terminais LVDS, mesmo visto sob as lentes de um microscópio óptico. Grato pela sugestão.

1 minuto atrás, llmarcoll disse:

O vídeo também não apareceu com essa combinação de teclas. Não há sinal de oxidação nos terminais LVDS, mesmo visto sob as lentes de um microscópio óptico. Grato pela sugestão.

 

Editado: por llmarcoll
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/04/2022 às 19:15, Supporte disse:

@llmarcoll
Ja testou com outro display né? pois se ele não tem retorno da tela ok ela nao acende

Olá, agradeço a dica. Então, mas como não existe uma tensão de alimentação nos terminais LVDS que alimenta o LCD, suponho que o problema deve estar na placa principal ou no sistema, que por algum motivo não está liberando o sinal de vídeo.

Editado: por llmarcoll
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Paulo Noce disse:

@llmarcoll

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Estou lhe dando um j+ para que possa baixar o arquivo. Vá até a loja e compre o download 1

ok, obrigado. Depois de muita pesquisa no google, finalmente encontrei o arquivo 820-2879B.brd (bordview desta placa.) Agora vou poder analisá-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/04/2022 às 18:56, FábioJSilva86 disse:

Tem tensão no BKL_PWM ?

Qual a resistência ao terra BKLT_PLT_RST_L e LCD_BKLT_EN?

Tensão no F9800 ?

Oi colega, vou verificar e assim que puder eu te retorno. é que finalmente encontrei no google o tal arquivo 820-2378b.brd tão necessário para a análise eletrônica da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@FábioJSilva86 Poxa, colega. Segundo o esquema elétrico, cada um dos pinos, 6 e 7, está conectado a um resistor de 100k, e este conectado ao 3V3 (pull-up). Mas existe uma disparidade em relação as medidas efetuadas nesses pinos em relação ao terra:

pino 6 -> cerca de 100k ohms (mesmo invertendo os cabos do multímetro)

pino 7 -> 46 ohms (mesmo invertendo os cabos do multímetro)

Removi o resistor, mas continuou com a mesma resistência baixa, se comparado com aquela do pino 6. Não há sinal algum de oxidação neste região. A trilha elétrica do pino 7 segue direto para um circuito integrado BGA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...