Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Compaq presario cq18 - c21_vc 1 - não liga com bateria

Avalie este tópico:


Marcelo Leal Lemos

Posts em destaque

  • FLAVIOTECH alterou o título para Compaq presario cq18 - c21_vc 1 - não liga com bateria
14 minutos atrás, vado disse:

tenta levantar esse ckt batendo as pinagens

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

amigo, o esquema deste setor esta nesta foto com a diferença de que o chip grandão de 16 pinos e o TL494

na sua foto com zoom da pra ver os componentes

PQ261 e PQ262 estão do outro lado da placa

Screenshot_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Extremamente anormal um tl494 numa placa de note, será que alguém substituiu um oz8602gn por um tl494 pelo invólucro ser parecido?


Estranho mesmo, pois o tl494 é um pwm com controle de corrente e tensão através de 2 amplificadores de erro, faz um tempo postei uma simulação aqui na comunidade que permite o entendimento do funcionamento dele.
Se o tl494 for realmente original da placa será a primeira vez que vejo um em uma placa de notebook, o carregamento da bateria provavelmente trabalhará de forma autônoma, ou ele deverá estar configurado para trabalhar como escravo e receberá clock de algum outro CI provavelmente o SIO para iniciar o trabalho de forma semiautônoma, neste caso ficaria a cargo do CI que faz o controle detectar quando acionar e desativar o tl494 enviando clock para ele, para carregar a bateria, portanto ficaria a cargo deste monitorar a corrente de carga e desativar o tl494 ao final da carga.
Ainda acho muito mais provável alguém ter substituído incorretamente nesta placa, mas tem louco pra tudo nesse mundo, vai saber... ;D

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Jack O'Neo disse:

Extremamente anormal um tl494 numa placa de note, será que alguém substituiu um oz8602gn por um tl494 pelo invólucro ser parecido?


Estranho mesmo, pois o tl494 é um pwm com controle de corrente e tensão através de 2 amplificadores de erro, faz um tempo postei uma simulação aqui na comunidade que permite o entendimento do funcionamento dele.
Se o tl494 for realmente original da placa será a primeira vez que vejo um em uma placa de notebook, o carregamento da bateria provavelmente trabalhará de forma autônoma, ou ele deverá estar configurado para trabalhar como escravo e receberá clock de algum outro CI provavelmente o SIO para iniciar o trabalho de forma semiautônoma, neste caso ficaria a cargo do CI que faz o controle detectar quando acionar e desativar o tl494 enviando clock para ele, para carregar a bateria, portanto ficaria a cargo deste monitorar a corrente de carga e desativar o tl494 ao final da carga.
Ainda acho muito mais provável alguém ter substituído incorretamente nesta placa, mas tem louco pra tudo nesse mundo, vai saber... ;D

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

bom dia, não foi trocado não, ele funciona normalmente e carrega a bateria sem problemas, a duvida minha naquele momento era qual outro chip faria esse controle por que sei que o TL494 não tem essa capacidade e o problema da placa poderia estar no chip que controla esse estagio, e os resistores sensores de corrente tanto da carga da bateria como o de consumo do aparelho estão ligados ao terra provando que o desenho da placa não e clássico,  acredito que este problema se repita em outras placas similares por que aqui eu tinha duas com o mesmo defeito, talvez seja um defeito padrão deste desenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo Leal Lemos , você disse que tem outra do mesmo e que entregou a placa do cliente, tem como continuar analise com essa outra já que você diz que o problema é a mesma. Agora fiquei curioso para entender como funciona esse circuito. ;DO'Neo já deu um boa esclarecida no assunto...

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LEONTEC disse:

@Marcelo Leal Lemos , você disse que tem outra do mesmo e que entregou a placa do cliente, tem como continuar analise com essa outra já que você diz que o problema é a mesma. Agora fiquei curioso para entender como funciona esse circuito. ;DO'Neo já deu um boa esclarecida no assunto...

podemos continuar com a outra sim, e de outro cliente que ficou aqui na oficina, só que não vou poder postar na mesma rapidez os resultados por que de momento não  há interesse comercial da oficina em consertar ela, eu também tenho que saber mais sobre o funcionamento desse estagio.

Editado: por Marcelo Leal Lemos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...